Conheça o sistema linfático e as funções de cada órgão

O sistema linfático, também conhecido como sistema linfático, é uma parte do corpo que desempenha um papel importante no sistema imunológico humano. No entanto, este sistema também é suscetível a interferências e doenças. Qual é o sistema linfático? Então, qual é a sua função para o corpo? Veja a explicação no seguinte artigo.

O que é o sistema linfático ou sistema linfático?

O sistema linfático, também conhecido como sistema linfático, é um conjunto de tecidos e órgãos que trabalham para drenar a linfa ou linfa do corpo. A linfa circula por todo o corpo de maneira semelhante ao funcionamento do sangue. Esse sistema é composto por vários órgãos que têm suas respectivas funções de suporte à imunidade do organismo contra doenças. O sistema linfático coleta fluidos, resíduos e outras coisas (como vírus, bactérias e fungos) nos tecidos do corpo, fora da corrente sanguínea. À medida que o fluido é drenado, os gânglios linfáticos filtram bactérias, vírus e outras substâncias estranhas. Em seguida, o fluido filtrado, o sal e a proteína são devolvidos à corrente sanguínea.

Qual é a função do sistema linfático?

Algumas das funções do sistema linfático para o corpo, incluindo:

1. Regular o equilíbrio dos fluidos corporais

Uma das funções do sistema linfático é ajudar a regular o equilíbrio de fluidos no corpo. Este sistema irá coletar fluido dos tecidos do corpo e, em seguida, devolver o excesso de fluido e proteína aos vasos sanguíneos. Há cerca de 90% do fluido plasmático que flui para os tecidos do corpo, e os 10% restantes são devolvidos pelo sistema linfático. Todos os dias, cerca de 2-3 litros de líquido retornam aos vasos sanguíneos. Este fluido inclui proteínas que são muito grandes para os vasos sanguíneos transportarem. Quando a função deste sistema não funciona corretamente, pode ser fatal. O motivo é que os tecidos do corpo podem inchar, o volume sanguíneo diminui e a pressão arterial pode aumentar.

2. Absorva parte da gordura da dieta nos intestinos

A próxima função dos vasos linfáticos é absorver parte da gordura e proteína da dieta dos intestinos para serem trazidas de volta para a corrente sanguínea.

3. Protege o corpo de substâncias estranhas que interferem com o sistema imunológico

A principal função do sistema linfático é proteger o corpo de substâncias estranhas que podem interferir no sistema imunológico. Esse sistema produz e libera linfócitos, que são glóbulos brancos especializados, para destruir substâncias estranhas, como bactérias, vírus, parasitas ou fungos, que entram no corpo.

Quais órgãos estão no sistema linfático?

Os órgãos do sistema linfático consistem em amígdalas, medula espinhal, baço, timo, nódulos linfáticos e vasos linfáticos. A seguir está uma explicação completa dos órgãos deste sistema.

1. Amígdalas ou amígdalas

As amígdalas, também conhecidas como amígdalas, são pequenos órgãos do sistema linfático localizados na parte posterior da garganta. A principal função das amígdalas é como uma das defesas do corpo no combate às infecções. As amígdalas produzem glóbulos brancos e anticorpos e são capazes de filtrar vírus e bactérias que entram no corpo. Este órgão também funciona para prevenir a entrada de objetos estranhos que podem ser inalados ou engolidos antes de entrarem nos pulmões.

2. Glândula timo

O timo é uma parte importante do sistema linfático do corpo. Uma das principais funções do timo para a saúde é produzir glóbulos brancos chamados linfócitos T ou células T, que atuam no combate às células causadoras de infecções. O timo está localizado no centro da cavidade torácica, atrás do esterno e entre os pulmões.

3. Limpa

O baço é o maior órgão do sistema linfático localizado no lado esquerdo inferior da caixa torácica e acima do abdome. O baço funciona filtrando e armazenando o sangue e produz glóbulos brancos para combater várias doenças infecciosas.

4. Linfonodos

Os gânglios linfáticos são pequenas estruturas de tecido que se parecem com feijões. Existem centenas de nódulos linfáticos no corpo humano. Os gânglios linfáticos podem ser encontrados sozinhos ou em grupos que são abundantes no pescoço, parte interna das coxas, axilas, ao redor dos intestinos e entre os pulmões. Essas glândulas possuem glóbulos brancos, que são células do sistema imunológico que podem ajudar o corpo a combater infecções.

5. Vasos linfáticos ou vasos linfáticos

Os vasos linfáticos são uma rede de micro-vasos localizados por todo o corpo. A função dos vasos linfáticos é transportar fluido linfático ou fluido linfático.

6. Medula óssea

A medula óssea também faz parte dos órgãos do sistema linfático que funcionam para produzir glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas. A medula espinhal está localizada nos ossos do quadril e esterno

Vários distúrbios do sistema linfático

Esse sistema não pode funcionar de maneira ideal se os gânglios linfáticos, vasos ou tecidos estiverem bloqueados, com infecção, inflamação ou câncer. A seguir estão vários distúrbios do sistema linfático que podem ocorrer:

1. Linfadenite

A linfadenite é a inflamação dos gânglios linfáticos do corpo. Como resultado, o pus aparece nos gânglios linfáticos, causando um abscesso. A pele na área do linfonodo inflamado geralmente fica vermelha ou com listras. Com base na localização, a linfadenite pode ser dividida em dois tipos, a saber:
  • Linfadenite local. Este é o tipo mais comum de linfadenite. A linfadenite localizada ocorre apenas em alguns linfonodos adjacentes, como amigdalite ou amigdalite.
  • Linfadenite generalizada. Essa condição ocorre quando muitos nódulos linfáticos ficam inflamados devido à propagação da infecção pela corrente sanguínea ou de outras doenças que se espalham pelo corpo. Por exemplo, infecções do trato respiratório superior e sepse.

2. Linfedema

O linfedema é uma condição em que a função do sistema linfático não pode funcionar adequadamente devido a um bloqueio. Eventualmente, o fluido se acumula, causando inchaço no braço ou na perna. Normalmente, o linfedema pode fazer com que a pele da área infectada fique tensa e rígida, assim como vários problemas de pele. Em alguns casos, o fluido pode vazar pela pele. O linfedema pode ocorrer como resultado de lesão, radioterapia, cirurgia, à condição médica conhecida como filariose linfática.

3. Linfoma

O linfoma é o câncer dos gânglios linfáticos que mudam, crescem e se espalham de forma descontrolada. A presença de células tumorais malignas pode bloquear os canais linfáticos para os gânglios linfáticos, interferindo assim com o fluxo do fluido linfático. Existem dois tipos de linfoma, nomeadamente linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin. [[artigos relacionados]] O sistema linfático ou sistema de nódulos linfáticos é muito importante para o sistema imunológico no combate a várias infecções e doenças. No entanto, se você tiver problemas de saúde que possam estar relacionados a este sistema, consulte imediatamente um médico para obter o tratamento correto.