Acontece que não é difícil, veja aqui como ler uma receita médica para o leigo

A escrita do médico no papel prescrito é idêntica à disposição das cartas que é difícil de ler e só pode ser lida por farmacêuticos ou outro pessoal médico. Na verdade, você pode realmente aprender a ler a receita de um médico. Como? Na receita, o médico costuma anotar o nome do medicamento que você deve levar para casa junto com a dosagem específica e como usá-lo. Além disso, o médico também anota o número de medicamentos prescritos. Mesmo às vezes, o medicamento pode ser resgatado se suas queixas ainda persistirem.

Como ler a receita de um médico

As receitas médicas incluem informações sobre as dosagens dos medicamentos. As pessoas comuns costumam se confundir não apenas por causa da escrita ilegível dos médicos, mas também pela existência de abreviaturas em latim. O uso do latim tem a intenção de tornar as informações da receita mais curtas, mais concisas e não modificadas arbitrariamente por pessoas irresponsáveis. Com base nas diretrizes da Agência de Supervisão de Alimentos e Medicamentos da Indonésia (BPOM), as prescrições de medicamentos devem conter informações sobre o paciente, o tratamento administrado e o nome do médico que prescreveu a receita. Normalmente, é possível ver informações sobre o nome do medicamento, a forma farmacêutica, como e como usá-lo, além da quantidade de unidades da receita do medicamento. Ao consultar uma receita médica, você também pode encontrar várias abreviaturas ou símbolos com significados diferentes. Aqui estão algumas abreviaturas nas receitas médicas, que são classificadas em várias categorias:

1. Frequência de uso de drogas

improvisado: ilimitado, conforme necessário

lances: 2 vezes ao dia

prn: só se necessário

q: todo

q3h: a cada 3 horas

q4h: a cada 4 horas

qd: todos os dias

qid: 4 vezes ao dia

tid: 3 vezes ao dia

2. Momento do uso de drogas

ar condicionado: antes de comer

hs: hora de dormir

int: entre as refeições

pc: depois de comer

3. Preparações ou formas de drogas

carimbo: cápsula

gtt: gotas

guias: tábua

4. Dosagem

i, ii, iii ou iiiiii: dosagem (1, 2, 3, 4)

mg: miligrama

mL: mililitro

ss: um e meio

colher de sopa: colher de sopa (15 mL)

colher de chá: colher de chá (5 mL)

5. Método ou local de uso de drogas

de Anúncios: orelha direita

al: orelha esquerda

c ou o: com

ods: olho direito

os: olho esquerdo

vocês: ambos os olhos

po: bebida

s ou: sem

SL: sublingual (colocado sob a língua)

principal: manchado Como ler uma receita não é tão fácil quanto parece. Além disso, existem muitos outros tipos de símbolos e abreviaturas usados ​​por médicos e farmacêuticos. No entanto, não se preocupe. Porque, como paciente, você tem o direito de perguntar ao seu médico ou farmacêutico os medicamentos que deve utilizar, tanto em termos de tipo, dosagem e efeitos colaterais. Você também pode pedir tipos alternativos de medicamento, se necessário. [[Artigo relacionado]]

Benefícios de saber ler uma receita médica

Saber ler uma receita médica é mais do que satisfazer a curiosidade. Além disso, essa capacidade também traz diversos benefícios aos pacientes, tais como:
  • Ajude a entender por que os médicos prescrevem certos medicamentos
  • Monitore o tratamento em curso
  • Obtenha mais informações sobre os medicamentos prescritos, para que você possa ter mais confiança sobre o tratamento que está tomando
  • Aumente a disciplina ao se submeter ao tratamento
  • Garantir a autenticidade dos medicamentos prescritos pelo médico (dupla verificação)
Saber ler uma receita médica também permite que você converse com seu médico ou farmacêutico sobre outros medicamentos que você também está tomando. Os efeitos adversos do consumo de medicamentos podem ocorrer se você tomar mais de 4 tipos de medicamentos ao mesmo tempo, especialmente sem o conhecimento do médico.

Dicas para tomar medicamentos controlados com segurança

Tome o medicamento de acordo com a dosagem recomendada pelo médico. Só saber ler a receita do médico não é suficiente para garantir sua recuperação. Portanto, certifique-se de compreender também os princípios do uso de drogas de médicos, como:
  • Use o medicamento de acordo com o conselho do médico. Se você for solicitado a tomar o medicamento 4 vezes ao dia 1 comprimido cada, não mude tomando 2 comprimidos 2 vezes ao dia.
  • Não tome o medicamento além da dose. Consumir em excesso não causa uma recuperação rápida; na verdade, pode levar a uma overdose e piorar sua condição.
  • Seguindo o conselho de um médico ou farmacêutico, principalmente sobre o uso de drogas antes ou depois de comer.
  • Não tomar medicamentos prescritos de outras pessoas mesmo com o mesmo diagnóstico.
  • Consulte um médico primeiro se você deseja combinar o medicamento do médico com outras drogas (incluindo ervas)
  • Tome antibióticos conforme as instruções médico ou farmacêutico, mesmo que se sinta melhor.

    Certifique-se também de que o medicamento que está a tomar não expirou.

Fale com o seu médico se estiver grávida, amamentando ou puder ficar grávida. Porque, alguns medicamentos podem causar efeitos adversos no feto ou no bebê.