Não há necessidade de remédio! Isso é como aliviar o muco na garganta

Você já teve problemas com muco na garganta? Se for assim, deve ser muito desconfortável e você terá que tirá-lo o tempo todo. Essa condição geralmente não é perigosa. No entanto, você ainda deve reconhecer a causa e como lidar com esse muco desagradável na garganta.

O que é muco na garganta?

O muco é um fluido produzido por várias membranas mucosas do corpo, incluindo a boca, a garganta e o nariz. Esse muco é geralmente transparente e escorregadio. O muco no corpo funciona como um protetor e mantém as áreas do corpo úmidas e contém anticorpos e enzimas que ajudam a combater infecções. Além disso, o muco também atua para prender a poeira, fumaça ou bactérias que entram no corpo. Por exemplo, o muco no interior do nariz que filtra o ar e a sujeira que entra com o ar, transforma-se em secreção nasal ou catarro. Devido a algumas condições, a produção de muco no nariz pode se tornar excessiva. Eventualmente, esse muco pode descer e se acumular na garganta. Esta condição é chamada gotejamento pós-nasal ou muco na garganta. Alguns sintomas gotejamento pós-nasal ou muco na garganta pode incluir:
  • Existe o desejo de expelir ou limpar o muco da garganta.
  • Dor de garganta.
  • Tosse ocasional.
  • Tossir constantemente.
  • Comichão na garganta.
  • A voz fica rouca, mesmo perdendo a voz.
  • Uma sensação de queimação na garganta.
  • Era como se algo estivesse preso em sua garganta.

Várias causas de muco na garganta

O corpo produz cerca de 1-1,5 litros de muco por dia. No entanto, o número aumentará se você tiver as seguintes condições médicas:
  • Tem resfriado.
  • Gripe.
  • Alergias, como alergia a poeira ou pólen.
  • Infecção sinusal ou sinusite.
  • Infecção do trato respiratório.
  • Presença de algo preso no nariz (geralmente ocorre em crianças).
  • Mudanças no clima, como clima frio ou ar seco.
  • Exposição a produtos contendo certos produtos químicos, como perfumes, produtos de limpeza, cigarros ou outros tipos de irritantes.
  • Consumo de alimentos muito picantes.
  • Tome certos medicamentos, como medicamentos para controle da pressão arterial.
  • Gravidez.
Em alguns casos, a garganta escorrendo não é causada por produção excessiva, mas a garganta não é capaz de limpar o catarro que causa o aparecimento de muco. Fleuma é um muco espesso que fica preso na parte de trás da garganta quando estamos doentes. Na verdade, esse muco é produzido pelos pulmões como uma forma de bloquear a entrada de vírus e bactérias. A atividade de engolir ou a doença do refluxo ácido (DRGE) também pode causar o acúmulo de fluido na garganta, que se parece com muco na garganta.

Veja como se livrar do muco na garganta em casa

A produção excessiva de muco certamente o incomoda, podendo até interferir no sistema respiratório. Não precisa se preocupar, existem várias maneiras de se livrar do muco na garganta. Alguns deles são:

1. Beba muita água

Uma forma de diluir o muco da garganta é beber muita água. Além de ser capaz de hidratar o corpo, acredita-se que esse método ajude a manter a garganta úmida para que você se sinta mais confortável. Você pode beber água morna ou outros tipos de bebidas e alimentos quentes para aliviar a produção excessiva de muco e aliviar a dor de garganta e a congestão nasal. Por exemplo, chá de gengibre e água.

2. Gargarejo com uma solução morna de água salgada

Fazer gargarejos com água morna misturada com sal pode ajudar a limpar o muco da garganta e reduzir a dor de garganta. como? Você simplesmente dissolve 1 colher de chá de sal em água morna e mexa até distribuir uniformemente. Em seguida, use essa mistura de água para gargarejar e descarte a água após o gargarejo.

3. Comer canja de galinha

Um que é conhecido por ser eficaz no tratamento do muco na garganta é consumir canja de galinha. Canja de galinha quente ou outros alimentos como uma sopa quente podem fazer sua garganta se sentir mais confortável. O motivo é que o vapor do líquido quente alivia a garganta e o nariz entupidos e solta o muco da garganta. A prevenção da desidratação também pode ser feita com o consumo da canja de galinha, que faz você se sentir melhor.

4. Tome um banho com água morna

Assim como acontece com alimentos e bebidas quentes, o banho com água morna também pode ajudar a proporcionar uma sensação de conforto. Essa bondade vem graças ao vapor da água quente que pode reduzir a congestão nasal e soltar o catarro.

5. Durma com a cabeça erguida

Se o acúmulo de muco na garganta piorar à noite, tente dormir com a cabeça mais alta do que o coração. Você pode adicionar um travesseiro extra sob sua cabeça. Isso pode impedir que o muco se acumule ou se acumule na parte de trás da garganta, interrompendo seu sono reparador com tosse.

6. Manter a limpeza do ambiente doméstico

Se você sentir rinorreia devido a alergias, mantenha sua casa limpa com cuidado. Você pode se livrar de bactérias, vírus, sujeira, poeira ou parasitas em seus móveis usando um aspirador de pó ou trocando lençóis e fronhas regularmente. Se o muco na garganta ainda estiver incomodando, apesar de todos esses remédios, você pode precisar da ajuda de alguns medicamentos. [[Artigo relacionado]]

Drogas que removem o muco da garganta

Se os remédios caseiros não conseguem aliviar ou eliminar o muco da garganta, existem vários tipos de remédios para a garganta que você pode usar:
  • Descongestionantes para aliviar a congestão nasal. Pseudoefedrina ou fenilefrina é um exemplo.
  • Guaifenesina que dilui o muco na garganta.
  • Anti-histamínicos, como difenidramina , Loratadina , fexofenadina , cetirizina , levocetirizina , e desloratadina
  • Spray nasal, por exemplo oximetazolina . Este medicamento ajuda a abrir o nariz para torná-lo mais confortável.
  • Spray nasal contendo solução salina estéril ( salina ). 
Você pode conseguir medicamentos de venda livre que eliminam o muco em farmácias, e alguns são prescritos. Certifique-se de ler e cumprir as instruções de uso listadas na embalagem. Se o muco da garganta não desaparecer ou se vier acompanhado de febre ou muco sanguinolento, deve-se consultar imediatamente um médico. O médico o ajudará no diagnóstico da causa do acúmulo de catarro e no tratamento adequado para sua condição.