8 benefícios das sardinhas, baixo teor de mercúrio e pequeninos saudáveis

As sardinhas recebem o nome do oceano na Sardenha, uma cidade na Itália que é "lar" de muitos cardumes de sardinhas. Esse peixinho acaba salvando muitos benefícios para nossa saúde. Além de delicioso, o sabor também é adequado para as línguas indonésias.

Sardinhas e sua miríade de benefícios para a saúde

As sardinhas só comem plâncton para sobreviver. É por isso que a sardinha não contém tanto mercúrio como o peixe em geral. O mercúrio é um elemento químico que pode envenenar o sistema digestivo, a pele, os olhos e os pulmões. Além de ter baixo teor de mercúrio, há muitos outros motivos para comer sardinhas, como alguns dos benefícios a seguir.

1. Previna doenças cardíacas

As sardinhas contêm alto teor de ácidos graxos ômega-3, muito úteis na prevenção de doenças cardíacas. Pesquisa conduzida na Universidade de Minnesota, Estados Unidos, prova que os ácidos graxos ômega-3 podem quebrar o colesterol ruim (LDL) e prevenir doenças cardíacas.

2. Reduz o risco de coágulos sanguíneos

Os ácidos graxos ômega-3 da sardinha podem reduzir os coágulos sanguíneos nas artérias. Tenha cuidado, os coágulos sanguíneos nas veias podem danificar o sistema cardiovascular. Aparentemente, consumir ácidos graxos ômega-3 contidos na maioria dos peixes pode prevenir a formação de coágulos sanguíneos nas artérias, protegendo assim o corpo de várias doenças, como acidente vascular cerebral ou aterosclerose (acúmulo de gordura e colesterol nas paredes das artérias).

3. Previne a degeneração macular

A degeneração macular é uma doença ocular crônica que pode levar à cegueira se não tratada. Um estudo conduzido pelo National Eye Institute e The European Journal of Clinical Nutrition afirmou que a sardinha pode prevenir a degeneração macular.

4. Previna o câncer

Um estudo divulgado no Journal of the National Cancer Institute prova que o cálcio e a vitamina D podem prevenir vários tipos de câncer, como o câncer de mama. As sardinhas contêm altos níveis de cálcio e vitamina D. É por isso que acredita-se que a sardinha previne o câncer. No entanto, mais pesquisas ainda são necessárias para comprovar isso.

5. Fortalece os ossos

O corpo precisa de cálcio para fortalecer os ossos. Portanto, a sardinha, que se acredita fortalecer os ossos por conter cálcio, pode ser uma opção em sua dieta. Além disso, o cálcio sozinho não é suficiente para fortalecer os ossos. Você também deve se exercitar regularmente para prevenir a degradação óssea e prevenir a osteoporose.

6. Sistema imunológico saudável

Os benefícios da sardinha também podem nutrir o sistema imunológico. Um estudo do Journal of Nutrition prova que o óleo de sardinha pode fortalecer o sistema imunológico, aumentando a produção de células imunológicas.

7. Cuidados com a pele

As sardinhas têm um papel importante no cuidado da pele. Em um livro médico intitulado "Para sempre jovem: a ciência da nutrigenômica para uma pele brilhante e sem rugas e uma saúde radiante em todas as idades"Escrito pelo Dr. Nicholas Perricone mencionou que peixes que vivem em águas frias, como a sardinha, podem deixar a pele mais radiante.

8. Contém antioxidantes

As sardinhas também contêm antioxidantes, nomeadamente selênio. Acredita-se que o conteúdo seja capaz de prevenir o aparecimento de danos dos radicais livres e manter os órgãos do corpo saudáveis.

Conteúdo nutricional das sardinhas

As sardinhas são fáceis de "criar" Entendendo os benefícios das sardinhas acima, será mais fácil se você souber o conteúdo nutricional das sardinhas. O seguinte é o conteúdo nutricional em 100 gramas de sardinha:
  • Água: 59,61 gramas
  • Proteína: 24,62 gramas
  • Gordura: 11,45 gramas
  • Cálcio: 382 miligramas
  • Ferro: 2,92 miligramas
  • Fósforo: 490 miligramas
  • Potássio: 397 miligramas
  • Sódio: 307 miligramas
  • Zinco: 1,31 miligramas
  • Manganês: 0,11 miligramas
  • Selênio: 52,7 microgramas
  • Vitamina B1: 0,08 miligramas
  • Vitamina B2: 0,23 miligramas
  • Vitamina B3: 5,25 miligramas
As sardinhas contêm uma variedade de minerais e vitaminas. Não é à toa que muitos especialistas dizem que a sardinha é muito benéfica para a saúde.

Como escolher sardinhas frescas

Além de ser vendida em lata, a sardinha fresca também pode ser encontrada no mercado. Alguns dos sinais abaixo indicam sardinhas frescas:
  • Não cheira mal
  • A pele dela ainda é clara
  • Os olhos dela são brilhantes
  • A textura é firme e não empapada
Se decidir comprar sardinhas em lata, é uma boa ideia escolher sardinhas "embrulhadas" em azeite. Esta é a melhor forma para quem pretende evitar as gorduras nocivas das sardinhas em lata. Porque normalmente tem sardinha em lata que só contém água.

Aviso antes de comer sardinhas

Sardinhas Pacientes com gota e pessoas com problemas renais devem evitar sardinhas. Porque existe um teor de sardinha que pode causar um aumento dos níveis de ácido úrico no organismo. Além disso, se você estiver fazendo dieta com sal, deve primeiro verificar o conteúdo nutricional listado na embalagem. Normalmente, sardinhas enlatadas são ricas em sal. O conteúdo calórico das sardinhas enlatadas também é algo a ter em atenção, especialmente se pretende reduzir a ingestão de calorias. [[artigos relacionados]] Principalmente mulheres grávidas. Embora a sardinha não contenha grandes quantidades de mercúrio, é aconselhável consultar o seu médico antes de consumi-la durante a gravidez.