O sabor do leite materno às vezes é um quebra-cabeça para os adultos. Isso se tornou até mesmo um assunto levantado em uma série de televisão. Assim como um dos episódios em série Amigos Quando Phoebe provou seu leite, é natural que se pergunte qual é o gosto desse leite. Na verdade, a maioria das mães que amamentam já “experimentou” o leite materno, ou seus parceiros acidentalmente - ou deliberadamente - descobriram o gosto desse leite. Tem gosto de leite, mas com uma consistência menos espessa. A descrição mais popular do sabor normal do leite materno é a do leite de amêndoa, que é adicionado adoçado. Sim, o leite materno tem gosto de água doce e doce. Além disso, muitos também mencionam o sabor do leite materno, como pepino, sorvete, mel, melão.
O sabor do leite materno pode ser semelhante ao de sabão por causa da enzima lipase. Se o sabor for semelhante aos itens mencionados acima, é diferente do cheiro. O cheiro do leite materno para cada mãe que amamenta pode ser diferente. Alguns cheiram a leite de vaca, outros cheiram a sabonete por causa do alto teor de lipase (uma enzima que ajuda a quebrar a gordura) nele. Na verdade, não existe uma descrição fixa que possa explicar o verdadeiro sabor. Quando as mães administram o programa de amamentação exclusiva, há água, gordura, proteínas e nutrientes de que os bebês realmente precisam. Além disso, o conteúdo de lactose no leite materno torna o sabor doce nele. [[artigo relacionado]] Para consistência, depende de quanta gordura há no leite materno. Quando o novo leite sai da mama, é primeiro leite que é mais fino e contém menos gordura. No entanto, após a remoção contínua do leite materno, ele lentamente se tornará mais espesso e de cor mais escura devido ao conteúdo de gordura nele. Este leite materno é chamado leite posterior. Boa primeiro leite nem leite posterior ambos precisavam de um bebê.
A gravidez é capaz de alterar os hormônios de modo que afete o sabor do leite materno. As alterações nos níveis hormonais no corpo de uma mãe que amamenta quando ela retorna à menstruação ou mesmo engravida podem afetar o sabor do leite materno. Contanto que não haja rejeição do bebê, a amamentação pode continuar, mesmo que a mãe tenha retornado ao ciclo menstrual. Mas para mães que amamentam e estão grávidas novamente, preste atenção se há uma reação na gravidez se você continuar a amamentar. Contanto que a gravidez não seja de alto risco, não há problema.
Os exercícios produzem ácido láctico, que afeta o sabor do leite materno. Na verdade, os exercícios regulares podem causar alterações no sabor do leite materno. Isso acontece porque há um acúmulo de ácido láctico no corpo se o exercício for feito com muita força. Para isso, escolha o máximo possível o tipo de exercício com intensidade leve ou moderada. Antes de amamentar, certifique-se de enxaguar ou limpar a mama para que não haja marcas de suor.
O metronidazol causa um gosto amargo no leite materno. As mães que amamentam que tomam o medicamento também têm o potencial de experimentar alterações no sabor do leite materno. Normalmente, os medicamentos que podem alterar o sabor para amargo são os antibióticos, como o metronidazol. Essa sensação incomoda o bebê. Na verdade, ele nem gosta do sabor, então bebês agitados não podem ser ajudados. Para isso, consulte um médico para encontrar alternativas.
O gosto do leite materno também pode mudar como resultado do fumo das mães que amamentam. Embora não seja absolutamente recomendado fumar durante a amamentação, isso também pode ter um impacto no sabor do leite materno. Se for necessário, aguarde pelo menos 2 horas para garantir que o aroma e o sabor não sejam afetados pelos cigarros.
O álcool também afeta o sabor do leite materno. O gosto do leite materno também muda se a mãe que amamenta consumir álcool. Para evitar alterações no paladar, as mães devem parar de consumir álcool durante a amamentação. Se for difícil evitar, pare de tomar 2 horas antes da amamentação para reduzir as alterações do paladar.
A mastite faz com que o leite materno contenha sódio, por isso tem um sabor salgado. A mastite é uma infecção mamária vivida por mães que amamentam e torna o sabor do leite materno mais saboroso e picante. Porque, com base em pesquisas publicadas na Breastfeeding Medicine, o conteúdo de monofosfato de sódio, glutamato e guanosina aumenta no leite de seios inflamados. Portanto, o sabor fica mais salgado e saboroso. Normalmente, o médico prescreve antibióticos para tratar a infecção da mastite. É seguro continuar a amamentar durante a medicação, você deve perguntar ao seu médico.
Congelar o leite materno bombeado faz com que o leite materno tenha gosto de ferro. Além disso, o leite materno recém-ordenhado também tem sabor e aroma diferentes em comparação ao que foi armazenado por muito tempo. refrigerador ou congelador. Há um cheiro e gosto de "ferro" quando o leite materno fica muito tempo guardado na geladeira. O que é claro, o cheiro e o sabor do leite materno normal não serão muito fortes. Quando há um gosto de leite materno com aroma pungente e desagradável, pode ser um sinal de que a qualidade do leite materno diminuiu, mesmo que tenha sido prejudicada. As causas também variam, desde erros na forma de armazenar o leite materno que não está bem embalado, misturado com outros ingredientes alimentares na geladeira, ou até o surgimento de características de leite materno estragado.
Cheiro e sabor do leite materno

Fatores que afetam o sabor do leite materno
Há muitas coisas que fazem o gosto mudar. Os bebês podem ou não notar. Algumas coisas que podem afetar o sabor do leite materno são:1. Hormônios

2. Esportes

3. Tome remédio

4. Fumar

5. Álcool

6. Mastite

7. Congelar leite materno
