Resíduos por formulário e maneiras inteligentes de gerenciá-los

Os resíduos com base na sua forma são divididos em três grupos, a saber, resíduos sólidos, resíduos de busca e resíduos de gás. Você não precisa imaginar resíduos de fábrica. A razão disso é que os ingredientes restantes que não são usados ​​durante o cozimento podem se tornar lixo doméstico. Muitas são as campanhas de gerenciamento de resíduos com base em sua forma, principalmente nos últimos anos. O motivo é que, se os resíduos não forem gerenciados de maneira adequada, terão um impacto negativo no meio ambiente e nas condições gerais de saúde humana.

Classificação dos resíduos com base na sua forma

Os dados mostram que, somente em 2015, o total de resíduos gerados na Indonésia atingiu 175.000 toneladas por dia ou 0,7 kg por pessoa. Ou seja, são cerca de 64 milhões de toneladas de resíduos por ano. Desse montante, quase a metade (44,5% para ser exato) é resíduo doméstico na forma de alimentos. Infelizmente, tanto os resíduos domésticos quanto os não domésticos não são gerenciados adequadamente, de modo que se acumulam no local de disposição final (TPA), o que acaba resultando em danos ambientais. Na verdade, alguns desses resíduos podem ser processados ​​de forma independente pela comunidade por meio do processo 3R oureduzir, reutilizar, reciclar. O desperdício de alimentos é um exemplo de lixo doméstico, que é basicamente o resíduo de uma atividade ou negócio que contém materiais perigosos ou tóxicos em termos de natureza, concentração e quantidade. Esses materiais perigosos e tóxicos podem afetar a saúde e o meio ambiente, bem como a sobrevivência de humanos e outros seres vivos, direta ou indiretamente. A seguir está uma classificação de resíduos com base em sua forma.

1. Resíduos sólidos

Este resíduo tem uma forma sólida que é seca e não pode ser movido, a menos que seja movido. Resíduos de alimentos, vegetais, aparas de madeira, resíduos industriais e outros são exemplos concretos de resíduos sólidos. Esses resíduos sólidos podem ser subdivididos em resíduos residenciais e resíduos industriais.
  • Resíduos residenciais:

    Resíduos de alimentos, papel, papelão, plástico, roupas, restos de jardinagem, vidro, ferro, eletrônicos que não são mais usados ​​e assim por diante.
  • Lixo industrial:

    Resíduos de alimentos, materiais de construção ou matérias-primas que não são mais usados, cinzas, produtos químicos perigosos e assim por diante.

2. Resíduos líquidos

Resíduos líquidos são os resíduos que têm a forma líquida, sempre se dissolvem em água e se movem (a menos que sejam colocados em um recipiente ou banheira). Exemplos de resíduos líquidos são água usada para lavar roupas e pratos, resíduos líquidos da indústria e outros. O resíduo líquido é então agrupado em 4 categorias, como segue.
  • Resíduos líquidos domésticos:

    Esses resíduos são resíduos líquidos de residências (residências), edifícios, comércio e escritórios, por exemplo, água com sabão, sabão em pó e água fecal.
  • Resíduos líquidos industriais:

    Esses resíduos são o resultado de resíduos industriais, como o restante do tingimento de tecidos da indústria têxtil, água da indústria de processamento de alimentos, o restante da lavagem de carnes, frutas ou vegetais, e assim por diante.
  • Infiltração e estouro (infiltração e influxo):

    Esses resíduos líquidos vêm de várias fontes que entram no canal de disposição de resíduos líquidos por meio de infiltração no solo ou transbordamento da superfície. Esse esgoto escoa para o esgoto por meio de um cano quebrado, danificado ou com vazamento.

    Enquanto isso, transbordamentos podem surgir de canais abertos ou conectados à superfície. Exemplos de infiltração e transbordamento são águas residuais de calhas de telhado, ar condicionado (AC), edifícios comerciais e industriais e agricultura ou plantações.

  • Rainwater (água da chuva):

    Esses resíduos líquidos vêm do fluxo da água da chuva sobre o solo, que transporta partículas de resíduos sólidos ou líquidos.

3. Gás residual

Resíduos de gás são resíduos na forma de gás, podem ser na forma de fumaça, e estão sempre em movimento para que sua distribuição seja ampla. Exemplos de resíduos de gás são gases de escape de veículos motorizados e gases de escape de produtos industriais. [[Artigo relacionado]]

Gerenciamento de resíduos por formulário

Reciclar para reduzir o desperdício A fim de manter o meio ambiente livre de desperdícios, especialmente aqueles que colocam em risco a saúde humana, é necessária uma gestão abrangente. Idealmente, a gestão de resíduos com base em sua forma é realizada nas seguintes etapas:

1. Reduzir

Esta etapa é realizada reduzindo o desperdício ou desperdício pelas empresas e famílias para que os resultados não sejam excessivos. O que você pode fazer é usar menos materiais na construção civil, evitar que o produto seja usado a longo prazo ou usar materiais não perigosos.

2. Reutilizar

Faça um esforço para reutilizar os itens continuamente, sempre verificando, limpando, consertando ou substituindo as peças danificadas.

3. Reciclar

Os resíduos são reprocessados ​​para que possam ser usados ​​para outros fins, por exemplo, restos de comida são transformados em composto ou o plástico é processado em artesanato.

4. Execute a recuperação

O que se entende por recuperação é produzir energia a partir de resíduos usando várias formas de tecnologia, como a incineração.

5. Descarte em aterro sanitário

Esta é a última opção na gestão de resíduos com base na sua forma, se de fato as quatro opções acima não forem mais possíveis.

Notas de SehatQ

Sem uma gestão adequada, os resíduos correm o risco de causar problemas de saúde. Para saber mais informações sobre o risco de doenças causadas por resíduos, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.