Funções dos reguladores de oxigênio e seu uso adequado

Para aqueles de vocês que estão fazendo terapia de oxigênio, os reguladores de oxigênio certamente não são um equipamento estranho. Junto com o tanque de oxigênio, o regulador garante um suprimento uniforme de oxigênio ao corpo, para que você possa continuar a realizar suas atividades de maneira relativamente normal. O uso de um regulador de oxigênio não requer energia elétrica, mas ainda requer manutenção para que seu funcionamento não seja perturbado. Este regulador consiste em um indicador de pressão no tubo, medidor de vazão, e às vezes) umidificador. Reguladores são diferentes de ventiladores. O ventilador requer assistência elétrica para funcionar, enquanto o regulador não. Os ventiladores também costumam ser encontrados apenas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), enquanto os reguladores acoplados a tanques portáteis podem ser usados ​​em qualquer lugar, inclusive em ambulâncias.

Função reguladora de oxigênio

Estruturalmente, o regulador de oxigênio funciona para regular a quantidade de oxigênio que sai do tanque de armazenamento de oxigênio comprimido para que seja seguro para inalação humana. No entanto, o regulador não é um regulador do fluxo de oxigênio, de modo que na prática esta ferramenta requer ferramentas complementares, como medidor de vazão. A maioria dos reguladores de oxigênio pode ser configurada para fornecer 0-25 litros de oxigênio por minuto. Normalmente, seu médico recomendará que você defina o regulador para 15 litros de oxigênio por minuto cada vez que fizer a oxigenoterapia. No entanto, também existe um regulador que pode ser ajustado para pressões acima de 25 litros por minuto ou o que é conhecido como oxigênio de alta pressão. No entanto, essa ferramenta está disponível apenas em hospitais, visto que seu uso só é permitido em pacientes com insuficiência respiratória aguda para estabilizar a respiração e controlar o teor de oxigênio no sangue.

Que condições exigem que você use um regulador de oxigênio?

Um regulador de oxigênio conectado a um tanque de armazenamento de oxigênio pode ser usado por qualquer pessoa que necessite de assistência respiratória. Esta ferramenta é muito útil quando você precisa obter suprimento de oxigênio em áreas remotas ou em unidades de saúde com condições de eletricidade ainda instáveis ​​ou mesmo inexistentes. Conforme mencionado anteriormente, o regulador de oxigênio usado no tanque de oxigênio também é normalmente usado para realizar a oxigenoterapia, tanto em casa quanto no hospital. A oxigenoterapia em si é realizada quando o corpo não consegue obter oxigênio suficiente pelas vias respiratórias. Essa condição geralmente é causada por problemas pulmonares, como:
  • Pneumonia
  • Asma
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
  • Displasia broncopulmonar, também conhecida como doenças pulmonares imaturas em recém-nascidos
  • Insuficiência cardíaca
  • fibrose cística
  • Apnéia do sono
  • Outras doenças pulmonares
  • Trauma no sistema respiratório.
No entanto, nem todos os pacientes com a doença acima precisam de oxigenoterapia. O médico irá primeiro realizar testes para confirmar o diagnóstico, como:
  • Teste de sangue

Amostras de sangue das artérias serão coletadas e verificadas quanto ao conteúdo de oxigênio. As pessoas que precisam de reguladores de oxigênio para a terapia são aquelas cujo conteúdo de oxigênio no sangue é inferior a 60 mmHg (normalmente 75-100 mmHg).
  • oxímetro

Usar esta ferramenta significa que você não precisa fazer um teste de sangue. Em vez disso, uma espécie de clipe será presa à ponta do dedo e, em seguida, o conteúdo de oxigênio no sangue será visto. A referência para uso de regulador de oxigênio para terapia também é a mesma, que é inferior a 60 mmHg. [[artigos relacionados]] Assim que o conteúdo de oxigênio no sangue for conhecido, o médico ensinará o uso adequado do regulador de acordo com sua condição e o equipamento a ser usado. Nunca defina o regulador de oxigênio acima do limite, porque muito oxigênio no sangue (mais de 110 mmHg) resultará em envenenamento por oxigênio. Algumas pessoas devem se submeter à oxigenoterapia ao longo da vida, mas algumas pessoas só precisam da ajuda de um regulador de oxigênio em certas situações. Há também uma terapia que só pode ser feita em um hospital, mas não raramente, você também recebe um aparelho de respiração para que possa continuar a terapia em casa.