EDTA dissódico para rosto em produtos cosméticos, é seguro?

O EDTA dissódico de cálcio é uma substância amplamente encontrada em alimentos, cosméticos e outros produtos industriais. A ingestão diária que pode ser aceita por humanos é de 2,5 miligramas por quilograma de peso corporal. Enquanto você estiver neste nível, é considerado seguro. O mesmo ocorre com o uso de EDTA dissódico para o rosto. Desde que não seja excessivo e ainda esteja abaixo da ingestão diária aceitável, não causará efeitos colaterais.

Conheça o EDTA dissódico de cálcio

O uso de EDTA dissódico de cálcio como composição de alimentos para cosméticos é comum. Sua função é manter o sabor, a cor e a textura. É um pó cristalino inodoro com um sabor levemente saboroso. Por isso, é amplamente utilizado como aditivo em alimentos, como conservante e intensificador de sabor. Funcionalmente, o EDTA dissódico de cálcio é como um adesivo ou agentes quelantes. Ou seja, ele pode se ligar ao metal e evitar que interfira nas reações químicas. Porque senão, talvez o sabor e a cor do alimento ou do produto cosmético mudem.

Benefícios do EDTA dissódico de cálcio

Mais especificamente, aqui estão alguns dos benefícios do EDTA dissódico de cálcio:

1. Produtos cosméticos

É bastante comum o uso de EDTA dissódico de cálcio para produtos cosméticos e de beleza. Pois, sua função pode tornar os cosméticos mais eficazes na limpeza e formação de espuma. Além disso, o EDTA dissódico para o rosto e a pele também pode ligar íons metálicos. Ou seja, evita o acúmulo de metal na pele, cabelo e couro cabeludo. Exemplos de produtos cosméticos que usam essa substância são sabonete, xampu, loções, e fluido para lentes de contato.

2. Alimentos

Em produtos alimentícios, a função do EDTA dissódico de cálcio é manter a textura, o sabor e a cor de antes. Além disso, os benefícios também podem fazer com que os alimentos durem mais. Alguns tipos de alimentos que geralmente contêm EDTA dissódico de cálcio incluem:
  • Curativo salada
  • Maionese
  • Legumes em Conserva
  • Refrigerantes
  • Caranguejo, camarão e vieiras em conserva
  • Leguminosas e ervilhas enlatadas

3. Produtos industriais

Enquanto isso, para produtos industriais, o EDTA dissódico de cálcio é normalmente usado no processo de fabricação de papel e têxteis. Pois, sua natureza pode prevenir a ocorrência de descoloração. Além disso, muitas indústrias também usam CaNa2EDTA em detergentes, desinfetantes e produtos de limpeza semelhantes.

4. Terapia de quelação

Na terapia de quelação, o EDTA dissódico de cálcio é usado para tratar envenenamento por metais, como chumbo e mercúrio. Esta substância pode ligar o excesso de carne no sangue. Então, ele será excretado pela urina. O FDA permite apenas o uso de EDTA dissódico de cálcio para tratar envenenamento por metais. No entanto, também existem alguns especialistas em saúde holísticos que sugerem a terapia de quelação como um tratamento alternativo para autismo, doenças cardíacas e Alzheimer. É seguro ser exposto ao EDTA dissódico? Para a maioria das pessoas, consumir alimentos ou usar produtos cosméticos que contenham EDTA dissódico de cálcio ainda é bastante seguro. A ingestão diária aceitável é de 2,5 miligramas por quilograma de peso corporal. Embora as estimativas, uma pessoa geralmente consome apenas 0,23 miligramas por quilograma de peso corporal por dia. Portanto, ainda está longe do limite de ingestão diária aceitável. Além disso, a absorção de CaNa2O EDTA oral é bastante baixo. O trato digestivo humano não absorve mais do que 5% de seu conteúdo. Isso significa que é menos provável que efeitos colaterais apareçam no corpo. Mas quando é demais, o que pode acontecer? O único impacto negativo potencial da superexposição ao EDTA dissódico de cálcio é que ele causa desconforto digestivo. Os exemplos mais comuns são diminuição do apetite e diarreia. Notas de SehatQ O uso de EDTA dissódico de cálcio para o rosto e também na alimentação ainda é bastante seguro. Porque, em média, uma pessoa só fica exposta ou consome muito menos do que o limite de ingestão diária aceitável. Contanto que esteja dentro de uma faixa segura, geralmente não haverá efeitos colaterais. O único efeito negativo que pode surgir da superexposição é a indigestão. Para uma discussão mais aprofundada sobre o uso de EDTA dissódico em produtos de beleza, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.