Você sabia que a vitamina A foi o primeiro tipo de vitamina a ser descoberto? Essa é a razão pela qual essa vitamina é nomeada com a primeira letra do sistema alfabético. Embora seja frequentemente mencionado, ainda existem algumas pessoas que não sabem o que é a vitamina A e os benefícios da vitamina A para a saúde. Por definição, a vitamina A é uma substância solúvel em gordura. Com base na sua forma, a vitamina A é dividida em duas, a saber:
pré-formado vitamina A (retinol) e pró-vitamina A (caroteno). O retinol é encontrado em produtos de origem animal, como carnes, aves, peixes e laticínios. Enquanto o caroteno está em vegetais, ou seja, vegetais e frutas. [[Artigo relacionado]]
Benefícios da vitamina A
Ao encontrar a ingestão de vitamina A, você pode sentir vários benefícios, incluindo:
1. Aumente a resistência
Se você fica doente com frequência, é um sinal de que seu sistema imunológico está enfraquecendo. Um sistema imunológico fraco faz com que os glóbulos brancos sejam incapazes de combater as infecções bacterianas. Uma das funções da vitamina A é aumentar a atividade dos glóbulos brancos, que são úteis para prevenir infecções bacterianas. Com a ingestão adequada de vitamina A, o organismo pode realizar uma dupla proteção no organismo, que não só combate infecções já ocorridas, mas também evita a entrada de bactérias no organismo.
2. Manter a saúde dos olhos
Desde a infância, talvez nossos pais frequentemente nos peçam que sejamos diligentes em comer cenouras que contenham muita vitamina A, para que nossos olhos permaneçam saudáveis. Na verdade, os benefícios da vitamina A na melhoria da saúde ocular foram comprovados cientificamente. Sem a ingestão adequada de vitamina A, podem aparecer distúrbios oculares, como cegueira noturna. A vitamina A é o principal componente do pigmento rodopsina da retina do olho, que é muito sensível à luz. Portanto, as pessoas com cegueira noturna terão muita dificuldade em enxergar à noite, embora consigam enxergar normalmente durante o dia. Se você tem 50 anos, sua visão geralmente enfraquece um pouco. De acordo com um estudo, os idosos que consomem regularmente níveis adequados de vitamina A, o risco de deficiência visual é reduzido em 25 por cento,
3. Reduz o risco de câncer
O câncer é uma das doenças mais graves. Em 2018, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que havia 9,6 por cento das mortes por câncer de 18,1 milhões de casos de câncer no mundo. Um dos benefícios da vitamina A é que ela desempenha um papel importante no crescimento e desenvolvimento das células do corpo, incluindo as células cancerosas. Seu efeito na prevenção do câncer é um recurso interessante para os cientistas pesquisarem. De acordo com os cientistas, consumir maiores quantidades de vitamina A na forma de beta-caroteno pode reduzir o risco de certos tipos de câncer, como câncer cervical, de pulmão e de bexiga, e é uma grande fonte de vitaminas para afastar os radicais livres.
4. Manter a saúde óssea
Muitas pessoas dizem que a vitamina D é a chave para ossos saudáveis. Na verdade, não apenas a vitamina D, a ingestão adequada de vitamina A tornará seus ossos muito mais fortes. Os alimentos que são fontes de vitamina A são realmente necessários aos ossos para um crescimento e desenvolvimento estáveis. De acordo com um estudo intitulado
O efeito da vitamina A no risco de fratura: uma meta-análise de estudos de coorte, pessoas que raramente consomem vitamina A correm mais risco de sofrer fragilidade óssea do que pessoas que a consomem com frequência.
5. Previne acne
A acne não aparece por desejo, mas uma delas é devido à falta de vitamina A. A acne em pessoas com falta de vitamina A geralmente aparece no rosto, nas costas ou na área do peito. Em um estudo, foi dito que a falta de vitamina A no corpo causa a produção excessiva da proteína queratina nos folículos capilares da pele. Isso aumenta o risco de desenvolver acne, pois pode obstruir os poros e inibir a regeneração das células mortas da pele.
Leia também: Retinóides são anti-rugas derivados de derivados da vitamina A6. Manter o sistema reprodutivo
A vitamina A serve para manter a saúde do sistema reprodutivo em homens e mulheres. Para os homens, a deficiência de vitamina A inibe o desenvolvimento dos espermatozoides, podendo levar à infertilidade. No caso das mulheres, a falta de vitamina A pode reduzir a qualidade do ovo.
7. Previna o sarampo
A vitamina A também tem a função de reduzir a gravidade do sarampo. Ao tomar altas doses de suplementos de vitamina A, os efeitos da febre e diarreia em crianças com sarampo serão reduzidos. A suplementação de vitamina A também tem um efeito na redução do risco de morte por sarampo em crianças em países em desenvolvimento, que geralmente são deficientes em vitamina A na ingestão de alimentos.
8. Ajuda a manter a gravidez
Em mulheres grávidas, a vitamina A está envolvida no crescimento e desenvolvimento de muitos órgãos e estruturas importantes do feto, incluindo o esqueleto, sistema nervoso, coração, rins, olhos, pulmões e pâncreas. No entanto, os benefícios da vitamina A em mulheres grávidas devem ser baseados na quantidade adequada de ingestão. O motivo é que consumir muita vitamina A pode ser perigoso para mulheres grávidas. Referindo-se à pesquisa intitulada
Vitamina A na gravidez: requisitos e limites de segurança, o consumo excessivo de vitamina A resultará em defeitos congênitos.
A necessidade diária recomendada de vitamina A
São tantos os benefícios da vitamina A que podem ser obtidos pelo corpo, certo? Contudo. observe que há um nível de necessidade que deve ser considerado ao consumir vitamina A. O nível de necessidade de consumo de vitamina A depende da idade e das atividades individuais. A necessidade diária de vitamina A para bebês e crianças menores de 14 anos não deve consumir mais de 700 microgramas (mcg) de vitamina A, adolescentes com mais de 14 anos de idade não devem exceder 700-900 microgramas e mulheres grávidas devem consumir 1.200 microgramas e não mais do que 1.300 microgramas. Certifique-se de ingerir vitamina A suficiente diariamente. A razão é que a falta de vitamina A pode causar vários problemas de saúde, como distúrbios oculares, distúrbios da pele, distúrbios do crescimento, infecções, feridas que são difíceis de curar e fáceis de adoecer.
Leia também: Conheça a hipervitaminose, doenças corporais que apresentam excesso de vitamina AComo atender às necessidades diárias de vitamina A
Seja sábio ao controlar a ingestão de alimentos, uma das quais é atender às necessidades de vitamina A dos alimentos. Os alimentos ricos em vitamina A que podem ser uma opção incluem cenoura, brócolis, salmão e fígado bovino. Além de comer alimentos saudáveis, você também pode equilibrar a necessidade de vitamina A por meio de suplementos ou multivitaminas. No entanto, certifique-se de consultar primeiro o seu médico. Além disso, também equilibra isso com uma vida saudável, sem fumar e também fazer exercícios. Se quiser consultar um médico diretamente sobre os benefícios e funções da vitamina A, você pode
chat médico no aplicativo de saúde da família SehatQ.Baixe o aplicativo agora no Google Play e na Apple Store.