Conheça o processo de transmissão da varicela e como evitá-la

Como se sabe, a varicela é uma infecção altamente contagiosa. Portanto, não é surpreendente que, se uma criança for infectada com varíola, outras crianças que freqüentemente interagem com ela corram o risco de contraí-la. Mas você já pensou: como é exatamente o processo de transmissão da varicela? Saber mais sobre o processo de transmissão desta doença pode ajudá-lo a ter mais cuidado contra ataques de vírus varicela zoster, o vírus que causa a varicela. Você pode seguir esta etapa como uma das várias maneiras de prevenir a transmissão da varicela.

Processo de transmissão da varicela

A varicela é uma infecção viral causada por um vírus varicela zoster. O vírus pode se espalhar facilmente de pessoas com varicela para outras pessoas que nunca tiveram a doença ou nunca receberam a vacina contra a varíola. Este vírus pode se espalhar de várias maneiras, incluindo:
  • Respingos de fluidos corporais, como saliva de uma pessoa com varíola
  • Contato direto com pessoas com catapora
  • Tocar objetos que foram usados ​​recentemente por pessoas com varicela
Se as pessoas que sofrem de varicela espirram ou tossem, a saliva que sai pode transmitir o vírus a outras pessoas que estejam próximas. Vírus varicela zoster também pode fazer com que uma pessoa sofra de herpes-zóster, ou comumente conhecido como herpes zoster. Pessoas com herpes zoster podem transmitir o vírus a indivíduos sem imunidade ao vírus da varicela zoster. Portanto, pode-se concluir que as pessoas que sofrem de herpes zoster também podem causar varicela em outras pessoas. A varicela está em sua fase mais contagiosa, um ou dois dias antes do aparecimento de caroços vermelhos na pele, até que estourem e sequem. Para as pessoas infectadas, a varicela geralmente aparece duas semanas após a exposição ao vírus. Para a maioria das pessoas, ter catapora uma vez pode fornecer imunidade vitalícia.

Como prevenir a transmissão da varicela

Se uma das pessoas com quem você tem contato frequente e com quem interage diretamente teve catapora, as etapas a seguir podem ajudar a reduzir o risco de transmissão.

1. Consulte um médico

Se você for acompanhar um membro da família ou parente com suspeita de ter catapora para consultar um médico, entre em contato com o médico primeiro. O médico pode dar instruções especiais, como esperar em uma sala diferente dos outros pacientes.

2. Limite a interação com os outros

Pessoas com varicela devem, tanto quanto possível, evitar o contato com outras pessoas que nunca tiveram esta doença. Evite ficar em um cômodo, pois a varicela também pode ser transmitida pelo ar.

3. Descanse em casa

As crianças com catapora devem descansar em casa e não frequentar a escola. As crianças também não são aconselhadas a brincar com outras crianças, até que a fase de transmissão tenha passado.

4. Evite arranhar a pele

Pessoas com varicela devem resistir à vontade de coçar os caroços na pele. Porque, o caroço pode estourar, e o fluido nele é muito contagioso.

5. Mantendo as unhas limpas

Pessoas com varicela também são aconselhadas a cortar as unhas ou usar luvas. Portanto, se você acidentalmente coçar a pele, a protuberância não se rompe. Além das etapas acima, a transmissão da varicela também pode ser prevenida por meio de vacinas. Na verdade, a vacinação ainda pode ser feita até cinco dias depois de você entrar em contato com alguém que está com varicela. Embora não previna completamente a varicela, dar a vacina pode diminuir o risco de desenvolver a doença. Depois de conhecer o processo de transmissão da varicela acima, espera-se que você tenha mais cuidado com essa infecção viral. Ligue para o seu médico imediatamente se sentir alguns sintomas, após entrar em contato com pessoas com varicela.