6 razões pelas quais o leite materno sai, mas não está grávida

Quem não fica surpreso ao descobrir que o leite está saindo, mas não está grávida? Até a liberação do leite materno também pode ocorrer em homens. Existem vários fatores que o desencadeiam. Mas se você não está grávida ou após a amamentação, deve fazer um exame para descobrir o que o desencadeia. A condição chamada galactorreia pode ocorrer em 20-25% das mulheres. Além dos fatores hormonais, pode haver outras condições médicas.

Sintomas de leite materno saindo, mas não grávida

Doença galactorreia Pode ocorrer em meninas, meninos e até mesmo em recém-nascidos. As mulheres que a apresentam podem até nunca ter estado grávidas e não estão atualmente em um programa de gravidez. As características desta condição são:
  • Um ou ambos os seios produzem leite
  • Aumento do tecido mamário
  • Ciclo menstrual irregular
  • Diminuição da excitação sexual ou nenhuma
  • Sentindo náuseas
  • Acne aparece
  • Crescimento anormal do cabelo
  • Dor de cabeça
  • Distúrbio visual
Todos podem ter condições diferentes. No entanto, se essa secreção de leite ocorrer quando você não estiver grávida ou após amamentar nos últimos 6 meses, é melhor consultar um médico. [[Artigo relacionado]]

Qual poderia ser o gatilho?

Existem muitos fatores que fazem com que uma pessoa experimente galactorreia. Em alguns casos, é bastante complicado encontrar a causa exata. Além disso, aqui estão algumas coisas que têm o potencial de causar a produção de leite, mesmo que você não esteja grávida:

1. Desequilíbrio hormonal

A causa mais comum de produção de leite materno, mesmo que você não esteja grávida, é um aumento do hormônio prolactina. O cérebro pode aumentar a produção de hormônios devido à influência de drogas, outras condições médicas, a presença de tumores, à estimulação excessiva dos mamilos.

2. Efeitos colaterais do uso de drogas

Existem vários tipos de medicamentos que podem causar efeitos colaterais galactorreia. Algumas dessas drogas são:
  • Drogas antipsicóticas
  • Drogas antidepressivas
  • Pílulas de planejamento familiar
  • Remédio para azia
  • Certos analgésicos
  • Medicamentos para controle de pressão arterial
  • Drogas contendo hormônios

3. Condições médicas

Existem também algumas condições médicas que fazem com que o leite materno saia, mas não engravide. Aqui está um exemplo:
  • Problemas da glândula tireóide
  • Doença hepática ou renal
  • Estresse crônico
  • Tumores ou doenças do hipotálamo
  • Trauma ou lesão no tecido mamário

4. Altos níveis de estrogênio

Em contraste com os desequilíbrios hormonais, os elevados níveis de estrogênio referidos neste caso são em recém-nascidos. Quando isso acontece, é possível que o bebê já tenha ordenhado o leite. O gatilho pode ser devido à exposição a produtos químicos ou hormônios durante a gravidez.

5. Consumo de substâncias psicoativas

O consumo de alta frequência de certos tipos de substâncias psicoativas, como maconha, cocaína e opiáceos, pode desencadear a lactação, mesmo sem gravidez. Portanto, se isso acontecer, você deve informar ao médico qual medicamento está tomando e com que frequência. Isso pode afetar o processo de diagnóstico.

6. Estimulação da mama

Em algumas pessoas, a estimulação da mama pode desencadear galactorreia. Por exemplo, estimular os seios durante a relação sexual, verificar os seios com muita frequência (fique atento) ou esfregar a roupa nos mamilos. Além disso, a extração do leite materno também pode aumentar o nível de prolactina no corpo e estimular as glândulas produtoras de leite ativas.

Como resolver isso?

Manipulação para galactorreia Claro que depende de qual é o gatilho. O médico irá perguntar sobre seu histórico médico e antecedentes familiares. Além disso, é claro também realizou um exame físico da mama. Se o leite ainda estiver fora, uma amostra será retirada para análise posterior no laboratório. Quando for confirmado qual é o gatilho, o médico irá sugerir o tratamento. Há coisas que você pode fazer sozinho, como usar roupas mais folgadas e reduzir a estimulação dos mamilos durante a atividade sexual. Além disso, existem outros tratamentos sob a supervisão de um médico, como a troca de medicamentos antidepressivos ou a ingestão de suplementos de controle hormonal. Deve-se lembrar também que a produção de leite ainda pode sair, mesmo após a mudança do tipo de medicamento. Normalmente, pode levar vários meses para que pare completamente. Se o gatilho for um tumor ou um problema com a glândula pituitária, a cirurgia pode ser a solução. No entanto, o médico fará mais exames antes de decidir. [[Artigo relacionado]] Notas de SehatQ Doença galactorreia Geralmente desaparece por conta própria ou após o tratamento do gatilho. No entanto, se o líquido que sai da mama for claro, amarelado ou com sangue, pode ser uma indicação de câncer de mama. Além disso, preste atenção às causas da saída do leite materno, mas não da gravidez, que também são preocupantes, como tumores na glândula pituitária, crescimento de tumor benigno e câncer de mama raro chamado Doença de Paget. Para discutir mais detalhadamente quando essa condição irá diminuir por conta própria ou precisar de tratamento o mais rápido possível, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.