Esta atividade não pode ser acompanhada por nenhuma tecnologia sofisticada, ou seja, ler contos de fadas infantis antes de dormir. Além de aumentar a proximidade entre pais e filhos, pesquisas mostram que há benefícios para o desenvolvimento do cérebro. Crianças que costumam ler contos de fadas terão mais vocabulário, suas habilidades lógicas se desenvolverão rapidamente e terão níveis mais baixos de estresse.
Contos de fadas infantis antes de dormir
Para os pais que procuram contos de fadas infantis antes de dormir, aqui SehatQ resume alguns deles:
1. O cervo-rato
Este conto de fadas fala sobre o cervo-rato que sempre consegue enganar animais selvagens e fazendeiros. Na história de Si Kancil e Crocodile, inicialmente este animal ágil queria atravessar o rio para chegar ao pepino do jardim. O rio estava cheio de crocodilos que queriam comê-lo. Em uma versão da história, Kancil pediu a todos os crocodilos que se alinhassem porque eles receberiam carne um por um. Na verdade, o truque de Si Kancil foi saltar por cima das costas do crocodilo e cruzar. Enquanto isso, em outra versão, Kancil mandou todos os crocodilos se alinharem, pois o rei da selva estava realizando um festival. Kancil recebeu uma mensagem para contar quantos crocodilos havia no rio.
2. Coelho e tartaruga
A tartaruga vence a lebre altiva. Esta história transmite a mensagem de que a arrogância é uma coisa má. Diz-se que o Coelho, que se sentia arrogante por poder correr rápido, desafiou a tartaruga para uma competição de corrida. O Coelho tinha certeza de que venceria a corrida porque seu oponente era a lenta tartaruga. O dia da competição chegou. A lebre imediatamente se afastou da tartaruga. A floresta inteira assistiu a essa corrida, porque anteriormente Coelho havia se mostrado que iria ganhar a corrida. Naquela época, a tartaruga continuou a caminhar calmamente. Quando estava perto da linha de chegada, Rabbit acreditou que as Tartarugas ainda estavam muito atrás. Portanto, o Coelho decidiu dormir debaixo de uma árvore. Aparentemente, o Coelho estava dormindo e a tartaruga o alcançou. No final, a tartaruga derrotou o Coelho excessivamente arrogante.
3. Leão e Rato
O rato devolve o favor ao leão Nesta história, o rato zomba do leão, acordando-o de um sono profundo. O leão ficou furioso e pegou o rato prestes a comê-lo. Porém, o rato se desculpou e o leão o soltou. Poucos dias depois, o leão foi pego em uma armadilha preparada pelos caçadores. Ela estava com tanto medo e chorou a noite toda. O rato ouviu seu grito e o salvou mordendo a rede para que o leão pudesse se libertar. A lição desse conto de fadas é não esquecer facilmente a bondade dos outros e sempre fazer o bem.
4. O pavão arrojado
Oscar é um pavão com uma cor de penas extraordinariamente bela, diferente de seus pares. No entanto, há um amigo chamado Ludi que não gosta de seu valor. Como resultado, Ludi sempre se recusa a ser amigo de Oscar. Um dia, Oscar ouviu um grito à distância. Chegando mais perto, aparentemente Ludi foi pego em uma armadilha e preso no mato. Oscar o salvou imediatamente, embora seu pelo tenha sido danificado por ter que quebrar a grama. A partir daí, Ludi percebeu que Oscar era um bom pavão. Eles são bons amigos e se protegem.
5. Malin Kundang
Esta lenda de West Sumatra conta a história de uma criança chamada Malin Kundang. Indo para o exterior, Malin conseguiu mudar seu destino para se tornar um rico comerciante. Mulheres nobres também conseguiram se casar com ele. Depois de anos vagando, Malin voltou para sua aldeia com muito dinheiro. Os aldeões o receberam com alegria. A mãe soube que seu filho havia voltado. Até agora, Malin nunca deu notícias. A mãe de Malin Kundang o encontrou no cais, vestindo roupas surradas. Malin Kundang tinha vergonha de admitir que era mãe e, em vez disso, chamou-o de mendigo. Ouvindo isso, a mãe amargurada o amaldiçoou até a morte. Até agora, na praia há uma estátua de pedra que lembra um homem prostrado. Este conto de fadas ensina a ser filial aos pais.
6. O orgulhoso guindaste
O guindaste orgulhoso Havia um guindaste tão orgulhoso que procurava comida no rio. Quando há peixes pequenos nadando, a cegonha fica orgulhosa e relutante em comê-los. Mesmo quando há um peixe maior, a cegonha reluta em se incomodar abrindo o bico grande demais. Até o meio-dia, finalmente a cegonha não tinha comido nada. Todos os peixes haviam se mudado para o meio mais fresco do rio. Como resultado, a Cegonha só pode comer pequenos caracóis nas margens do rio. Esse foi o resultado da arrogância da Cegonha.
7. Ovo de Ganso Dourado
Um fazendeiro trouxe para casa um ganso, que estava liberando ovos de ouro. Quando levado ao mercado, descobriu-se que o ovo contém ouro puro. Todos os dias, o ganso põe um ovo de ouro. No entanto, os agricultores não estão satisfeitos e querem obter mais. Então surgiu a ideia de matar um ganso para que todo o ouro pudesse ser recuperado rapidamente. Mas depois de ser abatido, o fazendeiro não ganha nada e só pode se arrepender de suas ações. Este conto de fadas ensina as crianças a não serem gananciosas e a amarem outros seres vivos. [[Artigo relacionado]]
Notas de SehatQ
Qualquer que seja o tipo de história para dormir que as crianças contam, certamente pode enriquecer seu vocabulário. Os contos de fadas também são um lugar para a imaginação do seu filho. Curioso para saber quais são os outros benefícios de contar histórias para crianças? Você pode
consulta direta com um médico no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em
App Store e Google Play.