9 testes de fertilidade para você considerar para uma gravidez bem-sucedida

Fazer um teste de fertilidade pode ser uma das principais prioridades a se considerar se você estiver planejando engravidar. Como verificar a fertilidade de fato não pode ser feito apenas nas unidades de saúde. Você pode verificar o período fértil de mulheres e homens ou usar um kit de teste de fertilidade em casa. Então, quais são os métodos de teste de fertilidade para homens e mulheres, e quando é o momento certo para fazê-lo? Aqui está a revisão completa.

O melhor momento para um teste de fertilidade

Todas as pessoas que têm sido sexualmente ativas regularmente sem contracepção devem considerar um teste de fertilidade para si mesmas e para sua parceira, se não estiver grávida no prazo de um ano após ter relações sexuais sem contracepção. Mesmo assim, há também muitos casais que só fazem esse teste quando estão casados ​​há muito tempo e ainda não foram abençoados com filhos. De acordo com a American Society for Reproductive Medicine, conforme citado em Fertility Women and Infants, a infertilidade pode afetar homens e mulheres igualmente. Portanto, ambos os parceiros precisam testar sua fertilidade. Os testes de fertilidade ajudarão a identificar a causa da infertilidade do seu parceiro para que a condição possa ser tratada adequadamente para ter filhos. Se uma mulher tem 35 anos ou mais, ela deve considerar um teste de fertilidade após seis meses de tentativa de engravidar. As condições para mulheres que são aconselhadas a fazer imediatamente um teste de fertilidade são as seguintes:
  • Ter um problema de sistema reprodutivo diagnosticado nas trompas de falópio, ovários ou útero
  • A menstruação é irregular, longa e intensa (mais de 35 dias) ou nenhuma menstruação durante esse período.
  • Aborto espontâneo repetido
  • História de doença inflamatória pélvica, dor pélvica ou endometriose
  • Ter relações sexuais com homens com infertilidade suspeita ou identificada
Se você tiver esses sintomas, deve consultar imediatamente um ginecologista e fazer um teste de fertilidade. [[Artigo relacionado]]

Teste de fertilidade para mulheres

A fertilidade da mulher depende da liberação de óvulos saudáveis ​​pelos ovários. O teste de fertilidade feminina é feito para descobrir se há algum problema no processo de encontro do espermatozóide com o óvulo na trompa de Falópio. Os testes de fertilidade para mulheres podem incluir um ou mais dos seguintes testes:

1. Teste de ovulação

Um teste de ovulação é um teste de sangue que mede os níveis hormonais para ver se a ovulação está indo bem. Os níveis de hormônio que você deseja ver são LH, FSH, hormônio da tireoide, hormônio androgênico, prolactina, estradiol (E2) e progesterona. Este teste de fertilidade deve ser feito em um dia específico do seu ciclo menstrual. Geralmente, os níveis de FSH são verificados no terceiro dia da menstruação e a progesterona é geralmente verificada nos dias 21-22 do ciclo menstrual.

2. Histerossalpingografia (HSG)

A histerossalpingografia é um teste para avaliar a condição do útero e das trompas de falópio e procurar bloqueios ou outros problemas que podem impedir a fertilização. Além disso, este teste também é feito para verificar se há fluido saindo das trompas de falópio.

3. Teste de ultrassom

Um teste de ultrassonografia pélvica (USG) é feito para procurar doenças do útero ou ovários, como o crescimento de miomas uterinos ou cistos ovarianos maiores. Este teste também pode confirmar se a ovulação é normal ou não (anovulação). O ultrassom pode contar os folículos antrais para prever o número de óvulos disponíveis nos ovários de uma mulher. Um teste de fertilidade com ultrassom pélvico também é feito para verificar o formato do útero e a espessura da parede uterina. Às vezes, um histerograma ou ultrassom com infusão de solução salina será feito se os detalhes do útero não forem lidos no exame de ultrassom.

4. Histeroscopia

Este método de verificar a fertilidade feminina é feito inserindo uma câmera semelhante a um telescópio através do colo do útero até o útero, para observar mais de perto o interior do útero. A histeroscopia é feita se o teste de HSG mostrar uma potencial anormalidade em seu útero. Enquanto realiza este teste, o médico também pode realizar uma biópsia endometrial para exames adicionais. [[Artigo relacionado]]

5. Sonohisterograma

Um sonohisterograma é um teste para avaliar a condição do útero e do revestimento uterino por meio de ultrassom, que coloca líquido estéril no útero. Um histerograma geralmente é programado quando você não está menstruada ou tem sangramento vaginal. Ambos podem afetar a forma como o médico vê o revestimento do útero.

6. Laparoscopia

Este teste só é feito se você apresentar sintomas de endometriose. O laparoscópio é uma forma de verificar a fertilidade feminina que também faz parte do tratamento cirúrgico para o bloqueio das trompas de falópio.

Teste de fertilidade para homens

Diz-se que os homens são férteis se os testículos produzirem espermatozoides saudáveis ​​em quantidade suficiente e o espermatozóide for efetivamente ejaculado na vagina para ser capaz de fertilizar um óvulo. Testes de fertilidade em homens são realizados para verificar se há obstáculos no processo de fertilização ou na produção de espermatozoides saudáveis. Os testes de fertilidade masculina podem incluir os seguintes testes:

1. Verificação de homens

O exame de sêmen é importante para verificar a fertilidade dos homens. Seu médico pode pedir uma pequena amostra de seu sêmen após a masturbação ou interrompendo a relação sexual e removendo seu sêmen em um recipiente limpo. As observações no laboratório irão então examinar a amostra de sêmen para ver se a qualidade do seu esperma é boa ou não.

2. Testes hormonais e genéticos

Você fará exames de sangue para determinar o nível de testosterona e outros hormônios masculinos, como FSH, LH, estradiol e prolactina. Enquanto o teste genético é feito para determinar se há um defeito genético que causa infertilidade nos homens.

3. Biópsia testicular

Em certos casos, uma biópsia testicular pode ser realizada para identificar anormalidades que estão contribuindo para a infertilidade. Além de uma biópsia, outros exames que podem ser feitos, como uma ressonância magnética do cérebro, ultrassom do escroto ou um teste de canal deferente (vasografia) também podem ser feitos. [[Artigo relacionado]]

Verifique a fertilidade do seu parceiro

Além de ser feito em cada indivíduo, verificações de fertilidade também podem ser feitas em casais, como testes de cariótipo genético e testes pós-coito (PCT). Se você tem abortos espontâneos frequentes, um teste de cariótipo genético pode ser feito para procurar doenças genéticas que podem causar esses abortos. Esse teste é feito por meio de um simples exame de sangue. Enquanto isso, o PCT é um teste que envolve a coleta de uma amostra do muco cervical de uma mulher por meio de um exame pélvico, algumas horas após o casal ter tido relações sexuais. Isso é feito para avaliar a interação do muco cervical da mulher com o esperma do homem.

Como verificar a fertilidade em casa

Algumas pessoas podem relutar em ir ao hospital para fazer testes de fertilidade e preferir que sejam examinados em casa. Como verificar a fertilidade pode ser feito em casa com um teste de FSH (hormônio estimulador do folículo) ou com um teste de LH (hormônio luteinizante) para verificar o período de ovulação de uma mulher. Como usar este kit de teste:
  • Coloque a urina em um recipiente limpo
  • Coloque o dispositivo na urina enquanto verifica a gravidez usando pacote de teste
  • Se for bem-sucedido, uma linha colorida aparecerá no dispositivo indicando a presença ou ausência de um aumento no hormônio LH
  • Os resultados deste teste serão visíveis após 10 minutos. Se o resultado for positivo, a cor contida no stick não se perderá. Se o resultado for negativo, a cor contida na ferramenta mudará
Este kit de teste de fertilidade também está disponível em versão digital. Se você entrar no período fértil, ele será marcado pelo aparecimento de um símbolo de sorriso. No entanto, os testes de autofertilidade, especialmente os testes caseiros de FSH, na verdade não são recomendados. Porque, o autoteste não pode avaliar sua fertilidade perfeitamente. Os testes de FSH realizados em casa também não podem dizer se há bloqueios nas trompas de falópio e outros problemas. Um teste de FSH doméstico detectará apenas níveis elevados de FSH. Isso pode indicar um baixo suprimento ovariano. No entanto, este teste não informa claramente a causa da doença e não leva em consideração vários outros fatores que podem influenciá-la. Além disso, a precisão dos resultados deste teste também não é garantida. A melhor coisa a fazer é visitar um médico para fazer um exame. Quanto mais cedo você procurar ajuda médica, melhores serão suas chances de engravidar rapidamente. [[Artigo relacionado]]

Você pode verificar a fertilidade usando BPJS?

Você pode usar o BPJS para verificar sua fertilidade por meio de uma unidade de saúde de primeiro nível registrada no seu BPJS. No entanto, os tipos de controle de fertilidade que podem ser cobertos pelo BPJS são bastante limitados. Alguns serviços, como consultas com médicos policiais, exames de sangue e testes simples de urina, podem usar BPJS. Enquanto isso, para testes de fertilidade mais detalhados, como ultra-som abdominal, ultra-som transvaginal, HSG, análise de esperma e exame de certos órgãos reprodutivos podem não ser realizados. cobrir inteiramente por BPJS. Então, você pode ter que cobrir o resto às suas próprias custas. Se você tiver mais perguntas antes de um teste de fertilidade no hospital, pode consultar diretamente com chat médico no aplicativo de saúde da família SehatQ.

Baixe o aplicativo agora no Google Play e na Apple Store.