Alimentos com baixo índice glicêmico adequados para diabéticos

Você já ouviu falar do termo índice glicêmico baixo? O baixo índice glicêmico é um número que indica a baixa velocidade dos elementos dos carboidratos nos alimentos para serem convertidos em glicose como energia. Comer alimentos com baixo índice glicêmico pode ajudar a controlar o açúcar no sangue. Porque esses alimentos são mais lentos para elevar o açúcar no sangue do que alimentos com alto índice glicêmico.

Alimentos com baixo índice glicêmico

Os alimentos só são avaliados no índice glicêmico se contiverem carboidratos. Quando você ingere qualquer tipo de carboidrato, o sistema digestivo o decompõe em açúcares simples que entram na corrente sanguínea. Mesmo assim, nem todos os carboidratos têm o mesmo efeito. Você deve escolher alimentos com índice glicêmico inferior a 55. Aqui estão alguns alimentos com baixo índice glicêmico que você pode consumir:
  • Pão: trigo, multigrãos, centeio
  • Frutas: maçã, morango, damasco, pêssego, ameixa, pêra, kiwi, tomate
  • Legumes: cenoura, brócolis, couve-flor, aipo, abobrinha
  • Vegetais com amido: batata doce, milho, inhame, abóbora, abóbora
  • Legumes: lentilhas, grão de bico, feijão, feijão torrado
  • Macarrão e macarrão: macarrão, macarrão de trigo sarraceno, macarrão de aletria, macarrão de arroz
  • Arroz: arroz integral, basmati, doongara
  • Grãos: Quinoa, cevada ou cevada, trigo sarraceno, cuscuz, semolina
  • Leite e laticínios: leite de vaca, queijo, iogurte, leite de coco, leite de soja, leite de amêndoa
Além disso, existem alguns alimentos que podem ser incluídos como parte de uma dieta de baixo IG porque contêm pouco ou nenhum carboidrato. Aqui estão os alimentos que você pode adicionar:
  • Peixes e frutos do mar: salmão, truta, atum, sardinha, camarão
  • Produtos de origem animal: carne, frango, cordeiro e ovos
  • Nozes: amêndoas, castanhas de caju, nozes, pistache e macadâmias
  • Gorduras e óleos: azeite, manteiga, abacate
  • Ervas e especiarias: alho, sal, pimenta, manjericão, erva-doce
Tente substituir os alimentos de alto índice glicêmico por outros de baixo, tanto quanto possível. Alimentos com alto índice glicêmico têm um valor de 70 ou mais, o que pode aumentar rapidamente o açúcar no sangue. Os alimentos que devem ser evitados em uma dieta de baixo IG são pão branco, bagels, pão turco, purê de batata instantâneo, pasta de milho, macarrão instantâneo, leite de arroz, leite de aveia, melancia, arroz jasmim, arroz arbóreo, bolos de arroz, salgadinhos de milho, biscoitos, arroz, donuts, waffles, bolos e muito mais. [[Artigo relacionado]]

Dieta com baixo índice glicêmico

Comer alimentos com baixo índice glicêmico é obrigatório para diabéticos. No entanto, essa dieta também pode ser aplicada por qualquer pessoa. Estudos mostram que uma dieta de baixo índice glicêmico pode levar à perda de peso, reduzir os níveis de açúcar no sangue e diminuir o risco de doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Quanto à dieta de baixo índice glicêmico que você pode seguir, a saber:

1. Coma grandes pedaços

Comer grandes refeições leva mais tempo para o corpo digerir e absorver. A comida se moverá lentamente para a digestão. Quanto mais completo for o alimento, menor será o índice glicêmico. Portanto, escolha alimentos integrais, como carboidratos complexos e fibras, em vez de alimentos instantâneos.

2. Escolha gorduras saudáveis

Gorduras saudáveis, como óleo vegetal ou nozes, podem retardar o processo digestivo, de forma que o açúcar no sangue não aumenta repentinamente. Além disso, o teor de gordura saudável também pode reduzir o nível glicêmico dos alimentos e torná-lo saciado mais rápido.

3. Coma alimentos ricos em fibras

Alimentos ricos em fibras, como nozes, frutas secas, pães e massas têm baixo índice glicêmico, portanto, você deve adicionar esses tipos de alimentos à sua dieta diária.

4. Equilibre com proteína

Alimentos ricos em proteínas podem retardar o esvaziamento do estômago. Portanto, certifique-se de adicionar proteína às suas principais refeições e lanches para não comer demais mais tarde. Para obter mais informações sobre uma dieta de baixo IG, especialmente para diabéticos, você pode consultar um médico ou nutricionista. Seu médico recomendará uma lista de alimentos que você deve comer junto com seus valores de índice glicêmico.