Um substituto de arroz saudável para mulheres grávidas

Existem substitutos mais saudáveis ​​para o arroz para mulheres grávidas. Durante a gravidez, os carboidratos são uma importante fonte de energia necessária para a mãe e o feto. Uma fonte de carboidratos que geralmente consumimos é o arroz. O arroz é uma fonte de carboidratos com alto índice glicêmico. Nesse tipo de alimento, os carboidratos simples (açúcares) são decompostos rapidamente. Isso faz com que os níveis de açúcar no sangue e de insulina no corpo aumentem mais rapidamente. Se a mãe tem tendência ao diabetes gestacional, ela precisa de um substituto para o arroz para engravidar. Além disso, os substitutos do arroz para mulheres grávidas são úteis para manter o peso corporal ideal. Se o peso não corresponder ao índice de massa corporal ideal, haverá vários riscos de complicações na gravidez. Alguns desses tipos de carboidratos também podem ser combinados para que você não se canse de comê-los.

Tipos de carboidratos substitutos do arroz para mulheres grávidas

Existem três tipos de carboidratos: amido, açúcar e fibra alimentar. Amidos e açúcares são mais fáceis de digerir e podem atravessar a placenta facilmente para sustentar o bebê em crescimento. Por outro lado, a fibra é um carboidrato benéfico para a saúde digestiva. Todos os tipos de carboidratos têm benefícios. No entanto, mulheres grávidas com condições especiais, como diabetes ou pré-diabetes, precisam de carboidratos com baixo índice glicêmico. Você também pode querer uma fonte de carboidratos diferente do arroz como uma variedade de alimentos. A seguir estão várias fontes de substitutos do arroz para mulheres grávidas que podem ser experimentadas.

1. Carboidratos com baixo índice glicêmico

Bananas têm baixo índice glicêmico O substituto alimentar do arroz para mulheres grávidas com baixo índice glicêmico é útil para manter os níveis de açúcar no sangue mais estáveis. O índice glicêmico é um sistema de pontuação que mostra como o consumo de fast food afeta os níveis de açúcar no sangue. Em fontes de carboidratos com baixo índice glicêmico, as substâncias alimentares com carboidratos complexos serão decompostas lentamente para que o aumento dos níveis de açúcar no sangue e de insulina possam ser controlados. Alimentos com baixo índice glicêmico são mais recomendados como alimentos saudáveis ​​para mulheres grávidas do que alimentos com alto índice glicêmico. [[artigos relacionados]] Alguns exemplos de fontes de carboidratos como substitutos do arroz para mulheres grávidas com baixo índice glicêmico são:
  • Banana
  • Batata doce
  • Mingau de grãos inteiros (trigo, arroz integral, aveia, etc.)
  • Ervilhas e outras leguminosas
  • Pães, cereais e massas feitas de grãos inteiros.
Os substitutos do arroz para mulheres grávidas feitos de grãos inteiros, como macarrão, têm um conteúdo calórico de 139 a 353 kcal em uma porção de 100 gramas. Uma dieta saudável que envolva alimentos com baixo índice glicêmico é útil para manter a saúde das mulheres grávidas, de forma que seus níveis de açúcar no sangue permaneçam estáveis. Portanto, em vez de arroz branco, o tipo de alimento acima pode ser um substituto mais saudável. Além disso, o risco de diabetes gestacional e outras complicações na gravidez que podem prejudicar a mãe e o feto também diminuirá.

2. Carboidratos com alto índice glicêmico

Batatas incluem alimentos com alto índice glicêmico. Os substitutos do arroz para mulheres grávidas com alto índice glicêmico incluem:
  • Pão branco (feito de farinha branca, não como pão de trigo integral)
  • Batata
  • Salgadinhos doces, como bolos e biscoitos
O tipo de substituto do arroz durante a gravidez acima pode ser escolhido se você estiver entediada com o arroz e não estiver entre as pessoas com tendência ao diabetes gestacional. Nem todos os alimentos com baixo índice glicêmico são mais saudáveis ​​do que alimentos com alto índice glicêmico. Por exemplo, melancia com alto índice glicêmico é mais saudável do que bolo de chocolate com baixo índice glicêmico. Alimentos com alto índice glicêmico, cozidos com gordura e proteína, podem retardar sua absorção, de modo que o valor do índice glicêmico pode ser reduzido.

3. Fibra de carboidratos

Os vegetais de folhas verdes, como o espinafre, são ricos em fibras. A indigestão é um dos problemas que costumam ocorrer em mulheres grávidas. Adicionar uma fonte de fibra como substituto do arroz para mulheres grávidas pode beneficiar a função digestiva. A ingestão adequada de fibra alimentar pode manter a digestão saudável e regular. A seguir estão as fontes de fibras para mulheres grávidas que são seguras para consumo:
  • Sucedâneos de frutas para o arroz, como bananas, laranjas, maçãs, mangas, morangos, framboesas
  • Vegetais com folhas verdes escuras
  • Pães integrais, cereais e massas
  • Batatas, principalmente quando comidas com a pele. As batatas são conhecidas por conter vitamina C. De acordo com uma pesquisa publicada pela JAMA Network Open, a vitamina C pode ajudar a absorver o ferro. Mais tarde, a anemia em mulheres grávidas por deficiência de ferro pode ser evitada.
  • Legumes, como ervilhas, lentilhas e grão de bico.

Dicas de consumo de carboidratos para gestantes

As mulheres grávidas devem consumir carboidratos tanto quanto 9-11 porções por dia. Metade de sua ingestão de carboidratos deve vir de grãos inteiros. Você pode comer várias fontes de carboidratos com baixo índice glicêmico e ricos em fibras. Além disso, você também pode equilibrá-lo com alguns alimentos com índice glicêmico mais alto. Alimentos com alto índice glicêmico são benéficos por fornecer um aumento de energia para a mãe e o bebê. Os carboidratos complexos e grãos inteiros com frutas frescas são a melhor combinação para mulheres grávidas. [[artigos relacionados]] Quando se trata de armazenamento, o arroz ou grãos que foram cozidos e deixados em temperatura ambiente por muito tempo têm o potencial de se tornar um terreno fértil para bactérias. Você deve cozinhar arroz ou outros substitutos do arroz para mulheres grávidas pouco antes do consumo. Armazene a fonte de carboidratos em um recipiente bem fechado, de preferência hermeticamente fechado. Se quiser consumir mais tarde, é melhor colocar arroz ou grãos cozidos na geladeira 1 hora após o cozimento e consumidos em 24 horas. Nunca aqueça um substituto do arroz para mulheres grávidas mais de uma vez.

Notas de SehatQ

Se você tem diabetes ou outras condições que exigem que você limite a ingestão de arroz e carboidratos, converse com seu médico e nutricionista sobre o assunto. Peça recomendações sobre o tipo certo de substituto do arroz para mulheres grávidas. Além disso, também pode consultar sobre uma dieta alimentar equilibrada e saudável para a gravidez, de acordo com o seu estado atual. Se você tiver outras perguntas sobre nutrição para mulheres grávidas, pergunte ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play. [[Artigo relacionado]]