Conheça a diferença entre um dentista pediatra e um dentista

Você pode verificar a saúde bucal do seu filho em qualquer dentista. Mas se o seu filho é uma criança agitada quando vai ao médico, é uma boa ideia tentar levá-lo a um odontopediatra. O que é isso o inferno Qual é a diferença entre um dentista regular e um dentista pediatra? Por que as crianças devem ser levadas ao dentista pediátrico em vez de ao dentista geral? [[Artigo relacionado]]

A diferença entre um dentista pediatra e um dentista general

Os dentistas pediátricos também são conhecidos como pedodontistas ou dentistas odontopediatra. Tanto os odontopediatras quanto os generalistas lidam com a saúde bucal e todos os seus problemas, mas os odontopediatras só aceitam pacientes crianças ou adolescentes. No entanto, os dois têm diferenças fundamentais, a saber:

1. Tempo de escolaridade

Os dentistas generalistas e odontopediatras devem estudar por 8 semestres, depois continuar com o trabalho prático (residência) no Hospital Odontológico e Oral por aproximadamente 2 anos. A diferença é que o odontopediatra deve continuar seus estudos com formação especializada. O ensino especializado em odontologia infantil é realizado durante 5 semestres. Lá, o dentista que fez esse especialista recebeu conhecimentos aprofundados sobre a saúde bucal infantil, desde o crescimento e desenvolvimento dos dentes infantis, problemas que muitas vezes atingem os dentes das crianças, até as abordagens psicológicas que podem ser feitas pelas crianças para que elas sejam. não traumatizado para ir ao dentista.

2. Grau

À vista de todos, os dentistas generalistas têm o título 'drg' em nome de seu consultório. Enquanto isso, o nome do consultório em um odontopediatra tem o título adicional 'Sp. KGA 'por trás disso, o que indica que ele contratou um especialista em odontopediatria (KGA).

3. Pacientes tratados

Os dentistas generalistas podem lidar com as queixas de pacientes em todas as faixas etárias. Enquanto isso, os odontopediatras só aceitam pacientes que ainda sejam crianças ou adolescentes, inclusive crianças com necessidades especiais.

4. Competência

Não é nenhum segredo que as crianças podem se assustar ao entrar no consultório do dentista. No entanto, o espaço de trabalho de uma clínica pediátrica ou dentista geralmente é tornado o mais atraente possível para criar conforto para a criança. Além disso, os odontopediatras também foram ensinados sobre o manejo do comportamento infantil, para que possam ser mais pacientes ao lidar com diferentes comportamentos infantis. Portanto, é altamente recomendável levar as crianças ao odontopediatra, principalmente para crianças com necessidades especiais, como transtornos do espectro do autismo e síndrome de Down.

Quais tratamentos odontológicos podem ser feitos em um odontopediatra?

Citado de Crianças SaudáveisTodas as coisas relacionadas à saúde bucal e dental das crianças podem ser verificadas em um odontopediatra, por exemplo:
  • Exame da boca da criança para detectar cáries ou cáries que podem não ser visíveis a olho nu.
  • Tomar medidas para prevenir a cárie dentária, como limpeza do tártaro, tratamento com flúor, além de recomendações nutricionais para que as crianças mantenham a boca e os dentes saudáveis.
  • Consulte os hábitos da criança que podem prejudicar os dentes, como o uso de chupeta ou o hábito de apertar o polegar.
  • Tratar a dor de dente de uma criança e outras cáries, como dentes quebrados ou faltando.
  • Diagnosticar doenças dentárias relacionadas a outros problemas de saúde, como diabetes, defeitos cardíacos congênitos, asma e outros problemas de saúde transtorno de déficit de atenção / hiperatividade (TDAH).
  • Realizar atendimento odontológico, como instalação de aparelho ortodôntico.
Se seu filho está com dor de dente, mas não há odontopediatra perto de onde você mora, você pode prestar os primeiros socorros. Você pode pedir a ele para gargarejar com sal dissolvido em água morna e aplicar uma compressa fria na área inchada da bochecha (se houver). Você também pode dar paracetamol para aliviar a dor de dente antes de ir ao pediatra. Se a dor de dente do seu filho está causando muita dor, você pode levá-lo ao dentista o mais rápido possível.

Quando uma criança deve ir ao dentista?

Não precisa esperar que seu filho tenha dor de dente para levá-lo ao odontopediatra. Como pai, você já pode levar seu filho ao dentista depois que os primeiros dentes crescem ou quando os dentes da criança ainda não cresceram quando ele tem um ano de idade. Depois disso, você pode fazer exames regulares a cada 6 meses para evitar cáries ou dor nos dentes do seu filho. No entanto, o dentista do seu filho pode recomendar check-ups mais regulares se você encontrar uma condição dentária que requeira cuidados extras. Se você quiser consultar um dentista diretamente, você podechat médico no aplicativo de saúde da família SehatQ.

Baixe o aplicativo agora no Google Play e na Apple Store.