Conhecendo a moderna biotecnologia e suas aplicações em diversos campos

Biotecnologia é a aplicação da ciência e da engenharia no uso direto ou indireto de organismos vivos, incluindo partes ou produtos de organismos vivos, em suas formas naturais ou modificadas. Atualmente, o termo biotecnologia está mais associado à biotecnologia moderna

Compreendendo a biotecnologia moderna

A biotecnologia moderna é um termo usado para distinguir as aplicações mais recentes da biotecnologia em comparação com os métodos mais convencionais. A descoberta de que os genes são feitos de DNA e podem ser isolados, copiados e manipulados trouxe a biotecnologia para uma nova era da biotecnologia moderna. Um exemplo de biotecnologia moderna poderia ser a fabricação de produtos úteis de organismos inteiros ou partes de organismos, como moléculas, células, tecidos e órgãos. As principais técnicas utilizadas na produção de produtos modernos de biotecnologia são:
  • Manipulação genética: Esta técnica envolve a mudança da natureza do material genético de um organismo vivo e sua introdução no organismo hospedeiro para mudar a natureza do organismo hospedeiro.
  • Engenharia bioquímica: Esta técnica envolve a manutenção de condições estéreis do microrganismo desejado em um processo biotecnológico. Essa técnica é usada para obter certos produtos, como enzimas, hormônios, antibióticos, vacinas e medicamentos.
Hoje, a biotecnologia moderna geralmente se concentra em:
  • Cultura de tecidos / células
  • Enzimas e tecnologia de fermentação
  • Tecnologia de DNA recombinante (por exemplo, engenharia genética).

Diferença entre a biotecnologia moderna e a biotecnologia convencional

Em geral, a biotecnologia é dividida em biotecnologia convencional (tradicional) e biotecnologia moderna. A diferença entre a biotecnologia convencional e a moderna está na diferença no uso de técnicas de utilização de organismos. A biotecnologia convencional apenas usa e explora as capacidades naturais de microrganismos e células, por exemplo, cultura ou fermentação. Por exemplo, a fabricação tradicional de fita ou vinho, bem como o cruzamento de animais domesticados. Enquanto isso, a biotecnologia moderna envolve a aplicação de biotecnologia mais recente e se refere à modificação e manipulação intencionais de organismos vivos e matéria orgânica. Exemplos de biotecnologia moderna são FIV ou clonagem. [[Artigo relacionado]]

Aplicação de biotecnologia moderna

As principais aplicações em biotecnologia moderna incluem:
  • Perfil de DNA
  • Clonagem de DNA
  • Análise de genoma
  • Transgenesis
  • Xenotransplante
  • Células-tronco e engenharia de tecidos
Usando essas técnicas, vários exemplos de produtos de biotecnologia modernos podem ser produzidos e utilizados para as necessidades humanas. Além disso, aqui estão alguns exemplos da biotecnologia moderna em vários campos.

1. Campo médico

Uma das aplicações da biotecnologia moderna na área médica é a produção de medicamentos. A biotecnologia moderna pode manipular vacinas para torná-las mais eficazes ou ser administradas por diferentes métodos. Outro exemplo de biotecnologia moderna no mundo médico é a tecnologia de terapia genética desenvolvida para tratar várias doenças graves, como câncer, mal de Parkinson ou AIDS fibrose cística. Além disso, existe também o xenotransplante, nomeadamente o transplante de células, tecidos ou órgãos de uma espécie para outra.

2. Campo forense

Os perfis de DNA podem ser usados ​​em análises forenses para identificar amostras de DNA na cena do crime (TKP) para determinar a origem da vítima ou do perpetrador.

3. Agricultura e pecuária

Na agricultura, a aplicação da biotecnologia moderna na forma de modificação genética na forma de reprodução seletiva pode ser usada para obter certas características de plantas ou animais. Um exemplo de biotecnologia moderna na agricultura é a engenharia genética, que permite que as frutas cresçam com um sabor mais doce.

4. Biorremediação

Biorremediação é o uso de biotecnologia moderna que utiliza organismos ou suas partes para limpar a poluição encontrada no solo, água ou ar.

5. Biocontrole e biossegurança

Biocontrole é um esforço para controlar o número de organismos utilizando outros organismos, por exemplo, controlando plantas invasoras e insetos (pragas). Atualmente, os últimos desenvolvimentos em biotecnologia incluem plantas e animais geneticamente modificados, terapia celular e nanotecnologia. Talvez agora esse produto da biotecnologia moderna não possa ser usado em massa, mas tem potencial para trazer benefícios no futuro. Apesar dos benefícios, a biotecnologia moderna usa organismos ou partes de organismos para fazer produtos que atendem a certas necessidades humanas, mas também traz consigo questões sociais e éticas. Alguns exemplos de biotecnologia moderna que ainda geram controvérsia e debate entre o público incluem a fertilização in vitro, a clonagem de animais ou o transplante de células animais em humanos. Se você tiver dúvidas sobre problemas de saúde, pergunte ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play.