Até agora, o assunto de órgãos íntimos, como a vagina, ainda pode ser um tabu para falar. Alguém já se perguntou se a forma, o tamanho e a cor de sua vagina são normais? Geralmente, os lábios do lado de fora da vagina são mais escuros do que a pele ao redor. Além disso, a cor da vagina ou da parte externa chamada vulva também pode ficar mais escura quando alguém está excitado. Isso acontece porque o fluxo sanguíneo para essa área aumenta. [[Artigo relacionado]]
Cor vaginal
Quando se trata de vaginas, também conhecido como
senhorita V, o que se quer dizer é a vulva, que é a parte externa da vagina que pode ser vista facilmente. Já a vagina é o canal interno onde o copo menstrual é colocado ou o canal de parto do bebê durante o parto. A cor da vagina de uma pessoa pode variar de rosa a marrom-avermelhado. Na verdade, a cor da vagina de uma pessoa pode mudar de tempos em tempos. Alguns tipos de coloração vaginal incluem:
Para mulheres com pele clara, a cor da vagina pode ser rosa pastel, acompanhando a pele ao redor
Quando excitada, a cor da vagina pode mudar para um tom avermelhado mais escuro porque o fluxo sanguíneo para a área feminina torna-se mais rápido
Em mulheres com tons de pele mais escuros, a cor vaginal às vezes é marrom-avermelhada, mas mais pálida. Além disso, a depilação dos pelos púbicos não altera a cor vaginal de forma significativa. Claro que a área dos grandes lábios parece mais clara, mas isso é porque não está mais escondida atrás dos pelos púbicos.
O que é uma cor vaginal saudável?
Qualquer que seja a cor da vagina, o importante é que funcione normalmente. Quando a cor da vagina muda, não precisa ser uma fonte de preocupação, a menos que outros sintomas sejam sentidos. Alguns dos sintomas a serem observados se aparecerem junto com a descoloração vaginal, como:
- A mudança de cor é permanente
- Os lábios estão coçando e inchados
- Descarga verde ou amarela
- Odor vaginal não é bom
- Os lábios são avermelhados como se estivessem inflamados e doloridos
Alguns dos sintomas acima podem significar irritação ou infecção por fungos na vagina. Consulte imediatamente um médico para saber como lidar com isso.
A vagina de cada pessoa é diferente também
Além da cor, o formato da vagina também é uma das coisas que as pessoas costumam perguntar. Basicamente, cada pessoa tem uma forma vaginal diferente. Algumas mulheres podem ter lábios vaginais ou lábios muito finos (pequenos lábios fechados). Algumas outras mulheres podem ter uma abertura vaginal mais larga na parte superior e semelhante a uma ferradura. Formas vaginais que variam são normais. Pelo menos, existem mais de cinco tipos de erro normal V. Vários são os fatores que influenciam nisso, como alterações hormonais, sexo, gravidez, pós-parto, até a idade. Você não precisa se preocupar muito com isso, desde que funcione bem sem quaisquer reclamações.
Manter a saúde vaginal

Em vez de se preocupar muito com a cor ou a forma do miss V normal, há outras coisas que são mais importantes para prestar atenção. Manter a saúde vaginal é o mais importante. Para evitar problemas com a vagina, algumas dessas coisas são importantes:
Certifique-se de sempre usar proteção durante as relações sexuais, especialmente se mudar de parceiro. Além disso, certifique-se de que seu parceiro não esteja infectado com uma doença sexualmente transmissível. Quando alguem usa
brinquedos sexuais, limpe após cada uso.
Vacinas e exames periódicos
Para quem já tem atividade sexual ativa, faça periodicamente o exame de Papanicolaou. Além disso, faça uma vacina que pode proteger contra o vírus HPV.
Faça exercícios de Kegel para ajudar a construir os músculos do assoalho pélvico. Especialmente para pessoas que tiveram parto vaginal ou incontinência urinária (dificuldade para segurar a micção).
Viva um estilo de vida saudável, limitando o consumo de álcool e evitando fumar. A exposição à nicotina pode inibir a atividade sexual e o consumo excessivo de álcool também afeta as condições físicas e mentais. Indiretamente, isso certamente afeta a função sexual. [[Artigo relacionado]]
Notas de SehatQ
Não há necessidade de se sentir envergonhado ao detectar algo diferente na condição vaginal. Pergunte imediatamente a um especialista sobre as reclamações, por mais simples que sejam. Quanto mais cedo você detectar um problema vaginal, mais fácil será tratá-lo.