Clareamento corporal e seus efeitos colaterais a serem observados

Ter a pele branca é muitas vezes considerado um dos requisitos para uma mulher ser considerada bonita, embora a maioria dos indonésios tenha a pele bronzeada. Não é à toa que muitas pessoas tentam de todas as maneiras clarear a pele, inclusive clarear o corpo. O clareamento corporal é o uso de certos produtos para clarear a pele. Os produtos utilizados para o clareamento são geralmente cremes, sabonetes, loções clareadoras, para ... descamação químico. No mundo médico, o clareamento corporal não traz absolutamente nenhum benefício à saúde. Esse método é feito puramente por razões estéticas, como equilibrar o tom da pele, remover cicatrizes ou danos à pele causados ​​por exposição excessiva ao sol. Muitos produtos de branqueamento corporal são vendidos livremente. No entanto, você deve consultar o seu médico primeiro para obter um produto seguro, bem como para saber os efeitos negativos que você pode sentir ao clarear a pele.

Como usar a lixívia corporal certa

A forma mais segura de clarear a pele é consultar um dermatologista, obter um clareador de acordo com sua condição e seguir as instruções de uso recomendadas pelo médico. No entanto, se você quiser experimentar produtos clareadores que são comercializados livremente em farmácias, veja como usar o clareador corporal certo e seguro:
  • Use uma quantidade adequada de creme ou loção com as mãos limpas ou algodão
  • Certifique-se de lavar as mãos após usar produtos clareadores corporais
  • Evite usar ao redor dos olhos, nariz e boca
  • Evite colar a pele que está sendo tratada na pele de outras pessoas, pelo menos por algumas horas após o uso de produtos de clareamento corporal
  • Use protetor solar para minimizar o impacto dos raios ultravioleta.
Você pode usar alvejante corporal 1-2 vezes ao dia ou conforme indicado pelo seu médico. A maioria desses cremes clareadores só deve ser usada por 3-4 meses, enquanto o uso fora desse período só é permitido sob a supervisão de um médico. No mercado, existem vários comprimidos que afirmam ajudar a clarear a pele e devem ser tomados uma vez ao dia. No entanto, você deve evitar esses produtos porque não há evidências científicas sobre a eficácia dessas pílulas. [[Artigo relacionado]]

O conteúdo dos produtos de clareamento corporal e seus perigos

Cremes, sabonetes, loções, para soluções descamação que são usados ​​para o clareamento corporal contêm certos ingredientes ativos. Geralmente atuam reduzindo a produção de melanina na pele, o pigmento que dá a cor à pele. O princípio ativo comumente utilizado é a hidroquinona (hidroquinona), mas seu conteúdo deve estar de acordo com a regulamentação. A Food and Drug Supervisory Agency (BPOM) afirma que os cosméticos seguros contêm apenas 2 por cento de hidroquinona e não mais que 4 por cento e, mesmo assim, devem ter uma receita médica. Se você estiver determinado a usar produtos que contenham hidroquinona acima de 4%, o risco de irritação da pele será muito grande. Sem falar que você também pode sentir a pele ficando vermelha (eritema) e uma sensação de queimação. Enquanto isso, o creme de hidroquinona a 2% não deve ser usado por muito tempo. Caso contrário, você corre o risco de desenvolver leucoderma (vitiligo), que é a perda de pigmento da pele devido à disfunção ou morte de melanócitos. Outros ingredientes que podem estar contidos nos produtos de clareamento corporal são os esteróides e o ácido retinóico (ingredientes ativos derivados da vitamina A). Existem também cosméticos clareadores que contêm ingredientes naturais, como o ácido kójico (de cogumelos) e a arbutina (de vários tipos de plantas). É muito importante saber os ingredientes contidos nos produtos clareadores do corpo. Recomenda-se evitar produtos que contenham mercúrio, pois ele foi proibido pelo BPOM e tem efeitos colaterais perigosos, como:
  • Causa danos aos nervos caracterizados por dormência, tremores e perda de consciência
  • Pressão alta
  • Sensibilidade à luz
  • Falência renal
  • Sentindo-se sempre cansado.
Outro risco do uso de alvejantes corporais que contenham hidroquinona, corticosteroides ou mercúrio é o afinamento da pele, a cor da pele torna-se muito branca ou até escura e listrada. Mulheres grávidas são fortemente desencorajadas a usar qualquer produto de clareamento corporal para evitar que bebês nasçam com defeitos de nascença.

Opções de clareamento natural da pele

Existem muitos clareadores de pele ou clareadores de pele disponíveis no mercado. Mas você deve mudar para ingredientes naturais que tenham menos efeitos colaterais do que produtos químicos. Aqui estão algumas opções de clareamento natural da pele que você pode usar:

1. Banho de leite

O modo de clarear a pele das mãos com um banho de leite é conhecido há muito tempo, mesmo considerado um dos luxuosos métodos de tratamento para clarear a pele. Infelizmente, este método é menos prático porque requer que você mergulhe em uma mistura de água morna com leitegordura total em cerca de uma hora.

2. Mamão

O mamão contém a enzima papaína, que pode iluminar o tom da pele, pois é um esfoliante. O mamão também é eficaz na erradicação de bactérias causadoras de acne. Você pode usar um sabonete que contém mamão ou fazer seu próprio esfoliante de mamão, esmagando primeiro a polpa, depois aplicando na pele das mãos e deixando descansar por 20 minutos, depois enxágue com água limpa.

3. Aloe vera

Relatório da página do NCBI, o aloe vera é rico em vitaminas A, C e E, que podem esfoliar a pele e eliminar os radicais livres que aderem à pele. Além de aplicar o gel de aloe vera diretamente na pele, você também pode misturá-lo com suco de limão e deixá-lo descansar por 30 minutos antes de enxaguar.

4. Iogurte

Este método de clareamento da pele das mãos com iogurte é semelhante ao leite. O iogurte depende do conteúdo de ácido lático para dar a impressão de uma pele mais brilhante e radiante. O iogurte é adequado para uso em vários tipos de pele e acredita-se que seja capaz de fornecer umidade. Não houve um único estudo em grande escala capaz de provar que os ingredientes naturais acima são eficazes para o clareamento da pele das mãos. A evidência disponível ainda é limitada por natureza e requer mais pesquisas.