Mulheres grávidas podem comer lula, mas precisam prestar atenção a isso

Mulheres grávidas podem comer lulas? Talvez essa pergunta muitas vezes passe pela cabeça de futuras mães que também são fãs frutos do mar. Porque, por trás de seu sabor delicioso, a lula é considerada um dos alimentos ricos em colesterol e corre o risco de causar alergia. Lulas e outros frutos do mar também são freqüentemente evitados por mulheres grávidas, porque elas estão preocupadas com as bactérias que podem estar contidas neles. Então, as mulheres grávidas realmente precisam evitar as lulas? [[Artigo relacionado]]

Mulheres grávidas podem comer lulas?

de acordo com editor médico de healthyQ, dr. Anandika Pawitri, mulheres grávidas podem comer lulas, peixes, ou é seguro comer outros frutos do mar, desde que a comida seja preparada com perfeição. Por outro lado, mulheres grávidas não são aconselhadas a comer frutos do mar meio cozido. Além disso, também não é aconselhável comer lulas em excesso. A razão é que, ao comer frutos do mar, há sempre o risco de exposição ao mercúrio, que é prejudicial à saúde da mãe e do feto. Certifique-se também de lavar bem as lulas antes de processá-las, para remover qualquer contaminação bacteriana. Portanto, desde que bem administrado, as mulheres grávidas podem comer lulas. Isso ocorre porque esses frutos do mar também são ricos em nutrientes, como proteínas, minerais, gordura e vitamina B12, o que é bom para a mãe e o feto. Leia também: Estes são uma variedade de alimentos saudáveis ​​para mulheres grávidas que são bons para o feto

O risco de mulheres grávidas comerem lulas em excesso

Além das lulas, as mulheres grávidas são aconselhadas a não comer frutos do mar em excesso. A razão é que alguns desses frutos do mar podem ser expostos a produtos químicos prejudiciais à mãe e ao feto. Uma série de riscos que podem surgir se você comer lula em excesso durante a gravidez são:

1. Vulnerável a alergias

Na verdade, o potencial para alergias devido ao consumo de lulas não aparece apenas em mulheres grávidas. Mesmo as pessoas que não estão grávidas podem ter alergias após comer lulas. Dr. Anandika disse que existe potencial para alergias devido à ingestão de lulas. "No entanto, se antes da gravidez você não tinha alergia a lula, então, durante a gravidez, provavelmente você não é alérgico a lula", disse ele. No entanto, as mulheres grávidas ainda devem prestar atenção aos sintomas de alergia devido à lula. Por exemplo, coceira, vermelhidão da pele, lábios inchados e falta de ar.

2. Pode aumentar os níveis de colesterol durante a gravidez

Basicamente, a própria lula é uma fonte de alimento saudável. Isso ocorre porque o conteúdo de gordura saturada neste animal marinho é bastante baixo. A gordura saturada é um componente intimamente relacionado ao aumento dos níveis de colesterol. Se a lula for processada por fritura com farinha, isso aumentará drasticamente o teor de gordura saturada. Isso é o que pode fazer com que os níveis de colesterol em mulheres grávidas aumentem. Se antes da gravidez você já tinha histórico de colesterol alto, o médico irá sugerir que você evite alguns alimentos, incluindo lulas fritas. Além disso, outras sugestões, como aumentar a atividade física e aumentar o consumo de fibras, também precisam ser seguidas. Na verdade, em cerca de 85 gramas de lula crua, o conteúdo de colesterol nela contido é de apenas 198 mg. Enquanto isso, a lula contém cerca de 13,2 gramas de proteína, seguidos por 0,3 gramas de gordura saturada. Por isso, quando quiser comer lulas processadas, as grávidas devem escolher as saudáveis. A lula cozida ou grelhada é considerada mais saudável, pois não requer muito óleo que contenha gordura saturada no processamento.

3. Intoxicação alimentar

Mulheres grávidas podem comer lulas, desde que sejam processadas até que estejam perfeitamente cozidas. A razão é que, se consumidos crus ou mal cozidos, os frutos do mar podem causar infecções por tênias, que podem causar distúrbios digestivos e inibir a absorção de nutrientes. Consumindo frutos do mar As matérias-primas, incluindo as lulas, também podem causar intoxicação alimentar, o que pode fazer com que as mulheres grávidas se sintam mal e perca o apetite. Isso ocorre porque esses alimentos são suscetíveis à exposição a produtos químicos, como os que contêm mercúrio.

Como comer frutos do mar com segurança para mulheres grávidas

Dilansi, do Baby Center, mulheres grávidas não estão totalmente proibidas de comer frutos do mar, mas você deve garantir o seguinte para a saúde da mãe e do bebê que está carregando:
  • Certifique-se de que todos os animais que você compra não estão descoloridos e inodoros.
  • Ao retirar o peixe do forno ou da frigideira, deixe-o descansar por alguns minutos para obter o cozimento máximo.
  • Para vieiras e ostras, certifique-se de que as cascas estejam abertas para indicar que as vieiras estão cozidas. Jogue fora tudo o que permanece coberto após o cozimento.
  • Ao cozinhar frutos do mar no microondas, verifique cada lado da preparação para se certificar de que estão bem cozidos.
  • Você pode usar um termômetro de alimentos para se certificar de que seus frutos do mar atingiram uma temperatura mínima de 63 graus Celsius.
Além disso, como a lula é um marisco com níveis elevados de colesterol, aqueles de vocês que têm histórico de colesterol devem fazer verificações regulares do colesterol no corpo. Leia também: Alimentos que são proibidos durante a gravidez, completos com mitos e fatos por trás deles

Notas de SehatQ

Mulheres grávidas podem consumir lulas desde que o processamento seja feito de forma limpa e saudável e o consumo não seja excessivo. A lula também contém colesterol, mas os níveis não são muito altos, portanto não há necessidade de se preocupar muito, desde que o método de processamento não seja feito com fritura ou outros métodos não saudáveis. Certifique-se também de que a lula processada ainda está fresca. No entanto, há uma coisa a que as mulheres grávidas devem prestar atenção ao comer alimentos do mar, incluindo lulas, nomeadamente os níveis de mercúrio. Porque, esses componentes podem prejudicar a mãe e o feto. Durante a gravidez, certifique-se de atender a todas as necessidades de nutrientes e valores nutricionais essenciais, como ácido fólico, vitamina A, vitamina C, ferro e ômega 3. Esses componentes desempenham um papel importante na formação de glóbulos vermelhos, sistema nervoso e imunidade fetal. Se você quiser consultar diretamente com um médico sobre se mulheres grávidas podem comer lula ou não, você podechat médico no aplicativo de saúde da família SehatQ.

Baixe o aplicativo agora no Google Play e na Apple Store.