Mentalidade de vítima ou
brincando de vítima é uma condição em que alguém joga o mal que fez para outra pessoa para assumir a responsabilidade. Não parou por aí, os perpetradores até se posicionaram como vítimas porque sentiram que não receberam justiça. Então, quais são os fatores que o desencadeiam?
Porque as pessoas fazem brincando de vítima
Existem vários fatores que levam alguém a fazer algo intencionalmente
brincando de vítima . Essa ação pode ser realizada para atingir certos objetivos que aparecem como resultado de um trauma no passado. Uma série de fatores que causam vítimas de brincadeira são os seguintes:
1. Trauma no passado
Eventos passados que deixam traumas podem levar a comportamentos
brincando de vítima . No entanto, nem todas as pessoas que sofreram traumas desenvolverão esse comportamento. A dor emocional pode fazer com que as pessoas se sintam desamparadas e optem por desistir da situação.
2. Foi vítima de traição
Mentalidade de vítima pode aparecer quando você se torna vítima de uma traição, especialmente se isso for feito repetidamente. Essa condição pode fazer você se sentir uma vítima e perder a confiança nos outros.
3. Vício
Comportamento
brincando de vítima pode se desenvolver quando você experimenta dependência em um relacionamento. Pessoas dependentes geralmente estão dispostas a sacrificar seus objetivos pelo parceiro. Essa condição pode desencadear sentimentos de irritação e frustração porque você sente que nunca consegue o que precisa, sem reconhecer que tem um papel na situação.
4. Manipulação de forma
Algumas pessoas fazem isso de propósito
brincando de vítima para manipular os outros. Os objetivos em si variam, como fazer a outra pessoa se sentir culpada, atrair simpatia ou outras coisas desejadas.
5. Buscar lucro sendo uma vítima
Mentalidade de vítima pode surgir quando você se sente confortável com os benefícios de ser uma vítima. Alguns dos benefícios que podem ser obtidos ao se posicionar como vítima incluem:
- Pode representar drama
- Pode evitar a raiva
- Outros se sentem compelidos a dar uma mãozinha
- Não há necessidade de se responsabilizar por erros cometidos
Sinais de pessoas que fazem brincando de vítima
Pessoas que gostam de fazer
brincando de vítima geralmente têm o mesmo padrão de comportamento. A essência da ação realizada é posicionar-se como vítima para atingir determinado objetivo. Aqui estão algumas ações que podem ser um sinal de que alguém
mentalidade de vítima :
- Concentre-se mais nos problemas do que nas soluções
- Seja pessimista na resolução de problemas
- Seja argumentativo para lutar contra o sentimento de frustração
- Aceitar críticas positivas como uma forma de intimidação ou assédio
- Culpar os outros quando as coisas não vão bem
- Supondo que seja mais fácil para outras pessoas alcançarem o sucesso do que ele
- Acreditar-se ser o alvo da culpa quando coisas ruins acontecem, quando na realidade não são
Como lidar com pessoas que brincando de vítima
Lidar com pessoas que estão fazendo
brincando de vítima pode ser um desafio em si. Embora os abusadores gostem de culpar os outros por seus próprios erros, alguns deles podem fazê-lo porque estão enfrentando um acontecimento difícil ou doloroso na vida. Uma série de dicas que você pode aplicar para lidar com pessoas com
mentalidade de vítima , Incluindo:
Ao enfrentar o perpetrador
brincando de vítima , Evite fazer
etiqueta dizendo que agem como vítimas. Em vez disso, indique as ações tomadas pelo autor do crime, como reclamar, transferir a culpa e não cumprir as suas funções de acordo com as instruções, para que saiba a causa e possa encontrar uma solução.
Se você não quer ser uma vítima
brincando de vítima , impor limites com os perpetradores. No entanto, você não precisa interromper a comunicação com ele. Vocês ainda podem se comunicar, mas apenas em momentos importantes.
Descubra por que eles fizeram isso
Em alguns casos,
mentalidade de vítima pode aparecer quando uma pessoa experimenta condições como desesperança, falta de autoconfiança, baixa autoestima, luta contra a depressão. Depois de saber o motivo, você pode oferecer suporte ou assistência ao perpetrador para eliminar o mau comportamento. [[Artigo relacionado]]
Notas de SehatQ
brincando de vítima é o ato de jogar a responsabilidade pelos próprios erros sobre outra pessoa com um propósito específico, como evitar a raiva ou conseguir o que deseja. Quando você enfrenta as pessoas com
mentalidade de vítima , evite rotular, aplique limites e descubra por que eles fazem isso. Para discutir mais sobre
brincando de vítima e como responder a pessoas com esse comportamento, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde SehatQ. Baixe agora na App Store e Google Play.