O significado da negação, autodefesa em face de fatos inesperados

Negação é uma condição em que alguém ignora os fatos que estão acontecendo diante de seus olhos, especialmente quando a situação não é a esperada. Mas não apenas como forma de autodefesa, ou seja, negação também significa alguém que reluta em admitir que está enfrentando coisas ruins. Algumas causas comuns são sofrer de uma doença, obesidade ou ter um relacionamento pouco saudável. Uma pessoa pode negar qualquer coisa, desde fatos, responsabilidades, o impacto de suas ações, até mesmo a situação atual, escondendo seus sentimentos. É uma forma de se proteger, enfrentando a realidade negando seus efeitos.

Negação, ajudar ou enfraquecer?

Geralmente, negação dirigido a uma pessoa que não reconhece as consequências de um determinado comportamento. A negação é uma forma de mecanismo de autodefesa ou mecanismos de defesa. A atitude de rejeitar as coisas que acontecem nesta vida pode significar coisas boas e coisas ruins. Algumas das razões que fazem negação ser lucrativo é:
  • Fase de adaptação

Se a realidade é tão chocante, essa fase de negação lhe dará tempo para entender o que está acontecendo. Além disso, também é possível mapear quais desafios surgirão no futuro. Isso significa, negação pode ser um período temporário para digerir a informação de forma que ela não afete a condição psicológica.
  • Resposta a condições estressantes

Notícias surpreendentes, como as relacionadas a problemas de saúde, podem desencadear sentimentos de estresse. Por exemplo, quando um caroço é encontrado no corpo e é suspeito como sintoma de câncer. Naturalmente, o corpo sentirá medo e a produção de adrenalina aumenta. Momento negação, A pessoa tentará esquecer o caroço na esperança de que desapareça por conta própria. Só depois de perceber que o caroço ainda estava lá uma semana depois, a situação se acalmou e foi possível consultar um médico. Os problemas podem ser tratados de forma mais racional. Por outro lado, a negação também pode ser prejudicial à saúde e até perigosa. Especialmente se a informação refutada for uma situação crítica e deve ser tratada imediatamente. Isso significa, negação pode ter impactos negativos, como:
  • Prejudicar a si mesmo e aos outros

A negação de uma situação urgente, como uma condição médica ou aconselhamento para problemas mentais, faz com que a pessoa tenda a atrasar a consulta ao médico. Como resultado, as condições médicas existentes podem realmente piorar porque o tratamento não é administrado o mais rápido possível. Isso se aplica a você e aos outros. Por exemplo, quando uma pessoa sente aperto no peito e a respiração está perturbada, mas acredita que isso não é uma indicação de um ataque cardíaco. Na verdade, o tratamento deve ser administrado o mais rápido possível.
  • Situação financeira afetada

Além da saúde, negar que as condições financeiras estão em dificuldades também pode agravar o problema. Por exemplo, quando alguém nega que a fatura do cartão de crédito excedeu o limite e ainda assim a usa para extravagâncias. Com isso, o número de faturas e os juros serão ainda maiores e afetarão a situação financeira. [[Artigo relacionado]]

Como superar a negação

Isenção de responsabilidade ou negação é algo que não deve se tornar um hábito. É normal sentir que você não consegue pensar em seus próximos passos quando ouve uma notícia chocante. É um mecanismo natural para processar o que está acontecendo. No entanto, é igualmente importante garantir que essa negação seja apenas temporária. Outra coisa a ter em mente sobre negação é:

1. Não vai mudar a situação

Não importa o quão grande seja a negação, ela não mudará a situação em questão. Pode fazer com que a mente não se encha de pensamentos sobre algo, mas ainda assim a realidade deve ser abordada de verdade. Portanto, antes de negar, tente considerar quais são as consequências negativas que podem surgir ao adiar uma ação. Falar com uma pessoa de confiança pode ser uma opção para obter outro ponto de vista.

2. Validação de emoções

Não negar não significa jogar fora as emoções que estão sendo sentidas. É normal sentir medo, ansiedade e outras emoções negativas ao enfrentar situações que fogem do controle. Absorva e valide o que você está sentindo para que possa pensar racionalmente sobre a próxima etapa.

3. Journalize

Quando a situação parecer opressora, tente escrever em um diário o que aconteceu. Isso ajudará a mapear a situação atual. Quem sabe ao escrever um diário, novas ideias surgirão a respeito de possíveis soluções. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Isso se aplica se a negação é feita por você mesmo ou vê a pessoa mais próxima rejeitando continuamente a realidade que está acontecendo. Se você vir um parente ou amigo em negação, dê-lhes tempo para processar o que está acontecendo. Não se envolva imediatamente, especialmente se eles precisarem de um tempo a sós. Mas se continuar acontecendo, peça para falar sobre como você se sente. Pode parecer desconfortável no início, mas esta iniciativa pode garantir que alguém está lá para ouvi-los. Se você se sentir preso em uma situação negação Mesmo se você tentar se libertar, não hesite em pedir ajuda. Para discutir a fase confusa da negação, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.