9 causas de unhas danificadas que você deve observar

As causas de unhas danificadas podem variar, variando de fatores de idade, lesões ou condições médicas que devem ser verificadas por um médico. Então, que tipo de dano nas unhas é normal e o que não é? As unhas saudáveis ​​terão uma superfície lisa e uma cor consistente e brilhante. Por outro lado, as unhas danificadas podem ter a forma de superfícies de unhas esburacadas e rachadas, manchas causadas por certos ferimentos ou outras condições que indicam doenças no corpo. A maioria das causas de unhas danificadas são inofensivas e podem ser facilmente tratadas com mudanças no estilo de vida. Outros requerem tratamento médico de um médico.

Causas de unhas quebradas

Koilonychia é uma das causas de unhas danificadas Conforme você envelhece, a condição das unhas será mais suscetível a danos, como ressecamento e fácil de quebrar. No entanto, essa condição é normal. Por outro lado, existem outras causas de unhas danificadas que não estão relacionadas com a idade, tais como:

1. Lesão

Lesões na unha podem fazer com que o sangue se acumule sob a unha, se rache ou se divida em dois, causando dor e sangramento. Lesões podem ocorrer devido a unhas comprimidas, esmagadas por objetos pesados ​​ou cortadas por objetos pontiagudos.

2. Infecção

As unhas também podem ser danificadas devido à infecção, especialmente por fungos nas unhas que geralmente atacam o dedão do pé. As unhas infectadas com fungos ficarão amareladas, espessas, levantadas, algumas se quebram facilmente. As unhas também ficam doloridas e até inchadas.

3. Unhas encravadas (encravadas)

Unhas encravadas ou mais comumente referidas como unhas encravadas é uma condição caracterizada pelo crescimento da ponta da unha para dentro, perfurando a pele por baixo, causando dor e inchaço. Essa condição pode ocorrer se você cortar as unhas do jeito errado, usar sapatos muito estreitos, não manter as unhas limpas regularmente e se houver distúrbios genéticos.

4. Linha Beau

Esta linha transversal parece dividir o prego em 2 partes, a saber, a parte superior e a inferior. Isso pode acontecer porque há um momento em que o crescimento das unhas diminui ou até pára por muito tempo. Quando a unha crescer novamente, você verá um limite ou linha que divide a unha em duas partes. Esta linha é conhecida como linha Beau. As linhas de Beau provavelmente indicam deficiências nutricionais ou estresse, mas unhas danificadas também podem indicar sarampo, caxumba, pneumonia e diabetes não controlada.

5. Síndrome das unhas amarelas

Essa síndrome amarelará as unhas, terá uma cobertura muito espessa, não crescerá tão rápido quanto as unhas normais e, às vezes, não terá cutícula. As causas de unhas danificadas podem incluir linfedema (inchaço das mãos), derrame pleural (acúmulo de líquido entre os pulmões e a cavidade torácica) e doenças respiratórias (bronquite crônica ou sinusite).

6. Unhas curvas

As unhas que engrossam e depois enrolam nas pontas podem indicar falta de oxigênio no sangue. Outras coisas que podem causar isso são distúrbios do coração, fígado, pulmões e infecção pelo vírus HIV / AIDS.

7. Colher unhas (coiloníquia)

Como o nome sugere, essa condição deixará as unhas com formato de colher, pois o centro é côncavo e as bordas são levantadas, a ponto de formar uma poça de água ali. As causas de unhas danificadas como essa incluem anemia por deficiência de ferro, doenças cardíacas, lúpus, hipotireoidismo e doença de Raynaud.

8. Pitting

Esta condição é caracterizada pelo aparecimento de pequenas reentrâncias nas unhas, de forma que as unhas parecem onduladas. Pitting é uma doença das unhas comumente experimentada por pessoas com psoríase, que é uma condição da pele muito seca, vermelha e irritada.

9. Batendo o dedo

Na doença das unhas batendo os dedos,A unha continua a crescer curvada para baixo, fazendo com que as pontas dos dedos das mãos ou dos pés se alargem e se aglomeram até amolecerem quando pressionadas. Essa condição é um sinal de bronquiectasia, doença de Crohn, cirrose e hipertireoidismo.

Condições de unhas danificadas que devem ser tratadas por um médico

Consulte um médico se aparecerem linhas brancas nas unhas Você pode consultar um médico sobre as unhas a qualquer momento quando se sentir desconfortável com as unhas. No entanto, se você tiver sinais de doença das unhas conforme abaixo, você não deve atrasar a ida ao médico:
  • A forma da unha muda, tanto curvada para fora quanto para dentro
  • Há descoloração, por exemplo, uma linha branca ou preta aparece ao longo da unha ou a unha muda de cor
  • Unhas espessadas ou afinadas
  • Unhas rachadas
  • Há vermelhidão ao redor da unha e às vezes é acompanhada de dor
  • Unhas ensanguentadas
  • As unhas saem da pele
  • Existem sintomas de distúrbios respiratórios e cardíacos, como falta de ar

Como tratar unhas danificadas?

O tratamento de unhas danificadas dependerá da própria causa da unha danificada. Por exemplo:
  • Se as suas unhas estiverem infectadas com fungos, você pode usar uma pomada antifúngica de venda livre. No entanto, pode demorar até 12 meses para a infecção melhorar.
  • Se sua unha estiver sangrando e quase descolando da pele, você pode limpá-la com água limpa, secar, aplicar uma pomada antibiótica, cobrir com um curativo e depois consultar um médico o máximo possível.
  • Na doença das unhas desencadeada pela psoríase, a aplicação de um creme de corticosteroide pode ser a solução
  • Tratamento de doenças que causam distúrbios nas unhas. Por exemplo, se o esmalte for causado por anemia de ferro, o tratamento é tomar suplementos de ferro ou outros tratamentos para anemia.
[[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

A causa de unhas danificadas nem sempre é um problema de saúde sério, mas uma coisa comum. Para ter certeza, você deve consultar um dermatologista. Para a causa de unhas danificadas na forma de certas doenças, o tratamento depende da própria doença.

Para saber mais sobre as causas das unhas quebradas, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.