Várias causas de formigamento nas pontas dos dedos, perigoso ou não?

A dormência das pontas dos dedos é uma coisa natural de acontecer. No entanto, se essa condição persistir ou persistir por muito tempo, pode ser um sintoma de uma doença ou outro distúrbio de saúde. O formigamento na ponta do dedo pode ocorrer devido à obstrução do fluxo sanguíneo ou causado por danos aos nervos que irrigam a área. Essa condição geralmente indica irritação, infecção, inflamação, trauma ou pressão nos nervos ao redor da área do dedo.

Causas de formigamento nas pontas dos dedos

Existem vários problemas de saúde que causam formigamento nas pontas dos dedos. Essa condição geralmente ocorre na área das mãos ou do pulso. Essas condições também podem ocorrer devido a distúrbios nos braços e no pescoço.

1. Síndrome do túnel carpal (CTS) ou síndrome do túnel do carpo

CTS também causa dor no punho Síndrome do túnel carpal (CTS) é um distúrbio de saúde que ocorre com freqüência, especialmente em mulheres com idade entre 55-60 anos e trabalhadores de escritório. Esta condição se refere a uma variedade de sintomas que ocorrem devido à pressão sobre os nervos localizados no túnel do carpo (túnel do carpo). túnel do carpo ele está localizado no pulso. Quando ela reaparece, a síndrome do túnel do carpo geralmente causa uma sensação de formigamento no polegar, indicador e dedo médio. Principalmente depois de usar aqueles dedos. A CTS pode piorar com o tempo e pode piorar à noite. CTS nos estágios leves geralmente desaparece por conta própria, sem tratamento especial. No entanto, se essa condição for muito incômoda, a CTS pode ser tratada com injeções de esteróides no pulso para cirurgia.

2. Nervos do pescoço comprimidos

Um nervo do pescoço comprimido ou radiculopatia cervical é causado por um distúrbio do nervo na área do pescoço que está comprimida ou inflamada. Essa condição pode causar dormência em algumas partes da mão, incluindo formigamento nas pontas dos dedos. O tratamento de um nervo do pescoço pinçado depende da gravidade da doença. Você pode precisar de fisioterapia ou cirurgia.

3. Reumatismo

O reumatismo pode atacar as palmas das mãos e dos dedos. O reumatismo ou artrite reumatóide é uma doença auto-imune que interfere na condição das articulações, ossos e músculos. Além da inflamação e das mudanças na forma das mãos e dos dedos, o reumatismo também pode causar formigamento nas pontas dos dedos. Existem várias maneiras de tratar o reumatismo, incluindo:
  • Tratamento com medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, medicamentos corticosteroides e medicamentos antirreumáticos modificadores da doença
  • Terapia para manter a flexibilidade das articulações
  • Operação.
[[Artigo relacionado]]

4. Diabetes

O diabetes não causa diretamente o formigamento nas pontas dos dedos. No entanto, essa doença pode causar neuropatia diabética, que é uma condição de distúrbios nervosos causados ​​por complicações do diabetes. A neuropatia diabética pode causar formigamento nas pontas dos dedos. Esse formigamento é mais comum nos dedos dos pés do que nos dedos. A neuropatia diabética é uma condição difícil de tratar. Para minimizar os danos aos nervos, você deve controlar seus níveis de açúcar e pressão arterial. Além disso, evite maus hábitos, como fumar.

5. Síndrome de Raynaud

A síndrome de Raynaud também causa descoloração dos dedos. A síndrome de Raynaud é uma condição que ocorre quando os minúsculos vasos sanguíneos dos dedos se contraem e se contraem, geralmente com o frio. Essa condição pode causar formigamento e dormência nas pontas dos dedos. A síndrome de Raynaud pode ser tratada mantendo as mãos aquecidas. A administração de medicamentos antagonistas do cálcio também pode ajudar a aliviar esse problema.

6. compressão do nervo ulnar (compressão do nervo ulnar)

A compressão do nervo ulnar frequentemente ocorre no cotovelo (síndrome do túnel cubital) ou no pulso (síndrome do túnel ulnar) A pressão no nervo ulnar pode afetar a condição dos nervos na borda da mão. Essa condição pode causar uma sensação de formigamento na ponta do dedo mínimo e no dedo anular. Se você for diagnosticado com uma condição de compressão do nervo ulnar, existem vários tratamentos que seu médico irá recomendar, como:
  • Usando tala de cotovelo
  • Descanso
  • Administração de antiinflamatórios não esteroidais
  • Cirurgia (para casos graves).

7. Outras condições

O acidente vascular cerebral também pode causar formigamento nas pontas dos dedos. Existem muitas outras condições que podem causar formigamento nas pontas dos dedos. A seguir estão as condições:
  • Doença arterial periférica (DAP)
  • Espondilose cervical
  • Hérnia de disco
  • Lesão nas mãos ou pescoço
  • Alcoolismo
  • Envenenamento por metal pesado
  • Hipotireoidismo
  • Esclerose múltipla
  • Neuroma de dedo
  • Lesão da medula espinhal ou tumor
  • acidente vascular encefálico
  • Lúpus
  • Mielite transversa
  • Deficiência de vitamina B12
  • E assim por diante.
Se o formigamento na ponta dos dedos persistir por muito tempo ou se repetir com freqüência suficiente para interferir nas atividades diárias, você deve entrar em contato com o seu médico imediatamente. O médico fará os exames necessários e fornecerá o tratamento adequado para sua condição. Visite o pronto-socorro imediatamente, se o formigamento na ponta dos dedos for seguido por sintomas a serem observados, a saber, confusão ou perda de consciência, falta de ar, tontura, dor de cabeça súbita e intensa, dificuldade para andar, alterações na visão, paralisia, indistinção e fraqueza . Esteja ciente também se ocorrer formigamento nos dedos após uma lesão na cabeça, pescoço ou costas. Se você tiver mais perguntas sobre formigamento nas pontas dos dedos ou outros problemas de saúde, pergunte ao seu médico no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play.