As toupeiras podem aparecer desde a infância até a idade adulta. As toupeiras que apareceram podem permanecer por toda a vida ou mudar e depois desaparecer. Algumas mudanças nas manchas são normais. Mas também há mudanças que podem sinalizar câncer de pele. Portanto, você deve aprender a reconhecer as toupeiras perigosas e normais para ficar mais alerta.
Tipos de toupeiras e seus riscos como toupeiras perigosas
Moles são formados a partir do crescimento de melanócitos (células que produzem a cor da pele) que se acumulam em uma pequena área da pele. Existem vários tipos de toupeiras que podem formar:1. toupeiras congênitas
Também conhecidas como marcas de nascença, as manchas congênitas podem variar em tamanho, forma e cor. Mas, em geral, essas pintas são pequenas, de formato redondo, podem ser rente à pele ou ligeiramente salientes, e podem ser pretas, castanhas claras e escuras e vermelhas. Se o tamanho da toupeira for grande, o risco de ela se transformar em uma toupeira perigosa na idade adulta é maior. Portanto, as alterações de tamanho, forma e cor em grandes marcas de nascença devem ser verificadas por um médico.2. Moles comuns
Uma pessoa com pele clara pode ter até 40 pintas comuns por todo o corpo. Este tipo de toupeira aparece após o nascimento até que a pessoa esteja na casa dos 20 anos. As características dessas toupeiras geralmente incluem:- De formato redondo ou oval.
- Plano ou ligeiramente levantado da superfície da pele.
- A superfície da toupeira pode ser lisa ou áspera e, às vezes, fios de cabelo podem crescer nela.
- Tamanho pequeno e não muda.
- Consiste em apenas uma cor. Pode ser preto, marrom, vermelho, rosa ou azul
3. Molas atípicas
Um tipo atípico de toupeira é uma toupeira cuja aparência é considerada feia. Em contraste com as toupeiras comuns, esta toupeira tem as seguintes características:- Forma irregular.
- A superfície é áspera.
- O tamanho é grande, geralmente mais de 6 milímetros.
- A cor é mista, geralmente marrom e vermelha.
Aplicar os princípios ABCDE para identificar toupeiras perigosas
Para distinguir as toupeiras normais das perigosas, você pode se lembrar do princípio ABCDE. O que exatamente é esse princípio ABCDE?- Assimetria : As toupeiras perigosas terão uma forma assimétrica. Pode ser que metade da forma seja diferente da outra metade.
- Fronteira : As manchas perigosas têm bordas indistintas e irregulares na pele.
- Cor : As toupeiras perigosas não são apenas de uma cor. A cor pode ser misturada entre marrom, preto, vermelho e até branco.
- Diâmetro : O tamanho de uma toupeira perigosa é geralmente maior do que 0,5 cm.
- Evolução : Moles mudam de forma, tamanho e cor.