Veja como distinguir entre tipos perigosos e normais de toupeiras!

As toupeiras podem aparecer desde a infância até a idade adulta. As toupeiras que apareceram podem permanecer por toda a vida ou mudar e depois desaparecer. Algumas mudanças nas manchas são normais. Mas também há mudanças que podem sinalizar câncer de pele. Portanto, você deve aprender a reconhecer as toupeiras perigosas e normais para ficar mais alerta.

Tipos de toupeiras e seus riscos como toupeiras perigosas

Moles são formados a partir do crescimento de melanócitos (células que produzem a cor da pele) que se acumulam em uma pequena área da pele. Existem vários tipos de toupeiras que podem formar:

1. toupeiras congênitas

Também conhecidas como marcas de nascença, as manchas congênitas podem variar em tamanho, forma e cor. Mas, em geral, essas pintas são pequenas, de formato redondo, podem ser rente à pele ou ligeiramente salientes, e podem ser pretas, castanhas claras e escuras e vermelhas. Se o tamanho da toupeira for grande, o risco de ela se transformar em uma toupeira perigosa na idade adulta é maior. Portanto, as alterações de tamanho, forma e cor em grandes marcas de nascença devem ser verificadas por um médico.

2. Moles comuns

Uma pessoa com pele clara pode ter até 40 pintas comuns por todo o corpo. Este tipo de toupeira aparece após o nascimento até que a pessoa esteja na casa dos 20 anos. As características dessas toupeiras geralmente incluem:
  • De formato redondo ou oval.
  • Plano ou ligeiramente levantado da superfície da pele.
  • A superfície da toupeira pode ser lisa ou áspera e, às vezes, fios de cabelo podem crescer nela.
  • Tamanho pequeno e não muda.
  • Consiste em apenas uma cor. Pode ser preto, marrom, vermelho, rosa ou azul
Aqueles que têm mais de 50 manchas normais correm um risco maior de desenvolver câncer de pele.

3. Molas atípicas

Um tipo atípico de toupeira é uma toupeira cuja aparência é considerada feia. Em contraste com as toupeiras comuns, esta toupeira tem as seguintes características:
  • Forma irregular.
  • A superfície é áspera.
  • O tamanho é grande, geralmente mais de 6 milímetros.
  • A cor é mista, geralmente marrom e vermelha.
Embora as manchas atípicas sejam muito raras na face, esse tipo tem maior risco de se tornar uma mancha perigosa. Essas manchas podem aumentar os fatores de risco para câncer de pele melanoma, especialmente se você tiver mais de quatro manchas atípicas e houver um histórico familiar de câncer de pele. Existem vários fatores que podem aumentar o potencial para o aparecimento de uma toupeira atípica. A partir do processo de envelhecimento, pele clara, história familiar de manchas atípicas, exposição solar frequente, mutações genéticas e reações ao uso de determinados medicamentos. [[artigo relacionado]] Toupeiras que acabaram de aparecer na idade adulta (especialmente depois de 25 anos) têm maior probabilidade de se transformar em toupeiras perigosas. Estudos médicos descobriram que 70% dos casos de câncer de pele com melanoma começam com o aparecimento de uma nova verruga na idade adulta. Além do fator idade, manchas com uma aparência diferente de outras manchas em seu corpo também têm o potencial de se transformar em câncer. Verifique e observe o aparecimento de manchas nas áreas da pele que costumam ser expostas à luz solar. Por exemplo, rosto, pescoço, orelhas, mãos e pés.

Aplicar os princípios ABCDE para identificar toupeiras perigosas

Para distinguir as toupeiras normais das perigosas, você pode se lembrar do princípio ABCDE. O que exatamente é esse princípio ABCDE?
  • Assimetria : As toupeiras perigosas terão uma forma assimétrica. Pode ser que metade da forma seja diferente da outra metade.
  • Fronteira : As manchas perigosas têm bordas indistintas e irregulares na pele.
  • Cor : As toupeiras perigosas não são apenas de uma cor. A cor pode ser misturada entre marrom, preto, vermelho e até branco.
  • Diâmetro : O tamanho de uma toupeira perigosa é geralmente maior do que 0,5 cm.
  • Evolução : Moles mudam de forma, tamanho e cor.
Consulte imediatamente um médico se ocorrerem sintomas de ABCDE em sua pinta. O médico vai tirar uma amostra de tecido (biópsia) da toupeira para determinar se esta toupeira é realmente perigosa. Se detectado rapidamente, a ação realizada é remover a verruga e um pouco de pele ao redor para evitar que se transforme em câncer. No entanto, as toupeiras perigosas podem voltar a crescer na mesma pele ou em outras áreas. Para isso, você deve permanecer vigilante.