Não apenas no rosto, as espinhas também podem aparecer nas mãos. As bolhas nas mãos podem ser causadas por uma variedade de coisas, desde alergias a infecções de pele. Se não for tratado, esse problema de pele pode causar desconforto para o paciente. No entanto, não há necessidade de se preocupar, pois há várias coisas que você pode fazer para superá-lo.
Causas e como lidar com espinhas nas mãos
Aqui estão várias causas de espinhas nas mãos, bem como maneiras de superá-las que você pode fazer.
1. Alergias ou irritação da pele
Podem ocorrer alergias ou irritações na pele devido ao contato com temperaturas frias, ar seco, certos materiais de vestuário, látex, certos detergentes ou sabões. Quando as mãos são expostas diretamente a alérgenos, podem ocorrer erupções cutâneas, erupções cutâneas vermelhas, coceira, pele seca e crostas. Não só isso, também podem ocorrer inchaço, sensação de queimação e dor. Para corrigir isso, você pode colocar uma compressa fria na mão por 15-30 minutos para acalmar a pele. Depois disso, você também pode aplicar uma loção de calamina, que pode ajudar a aliviar a coceira. Certifique-se também de evitar alérgenos e irritações na pele.
2. Picadas de insetos
Alguns tipos de picadas de insetos podem causar bolhas na pele das mãos. Essa condição também pode causar erupção na pele e coceira. Os sintomas acima podem se desenvolver dentro de 24 horas após a ocorrência da picada e podem durar aproximadamente 7 dias. Para tratar picadas de insetos, você pode colocar uma compressa fria na área da ferida, aplicar creme de hidrocortisona a 1%, tomar um anti-histamínico ou um analgésico. Se uma infecção se desenvolver no local da picada, você pode precisar de antibióticos para tratá-la.
3. Pêlos encravados
Algumas pessoas gostam de fazer a barba ou puxar o cabelo das mãos. Isso pode causar pêlos encravados. Essa condição pode desencadear a formação de espinhas, vermelhidão e inchaço na área da pele. As infecções podem até desenvolver-se em folículos pilosos encravados. Os pêlos encravados geralmente não requerem cuidados especiais. No entanto, remédios caseiros, como aplicar uma compressa quente ou esfoliar a pele ao redor do folículo, podem ajudar a aliviá-lo.
4. Dermatite atópica
A dermatite atópica pode causar descamação das mãos A dermatite atópica é o tipo mais comum de eczema. Esta condição pode causar bolhas, vermelhidão, coceira e descamação da pele das mãos. A coceira intensa pode até interromper o sono. No entanto, não o risque, pois isso só aumentará o risco de infecção. Para tratar isso, uma combinação de tratamento médico e remédios caseiros pode ser necessária. Você pode usar hidratante para a pele e
umidificador para lutar contra o ar seco. Além disso, você também pode tratá-lo com medicamentos, como cremes corticosteroides, anti-histamínicos orais ou fototerapia. [[Artigo relacionado]]
5. Calor espinhoso
O calor espinhoso ou miliária ocorre quando os poros ficam entupidos e retém o suor sob a pele. Essa condição pode causar bolhas que coçam muito. Não apenas em bebês, o calor espinhoso também pode atacar os adultos, especialmente quando o tempo está quente e úmido. Essa condição geralmente desaparece por conta própria. No entanto, você pode aliviá-lo evitando a transpiração, aplicando uma compressa fria ou uma loção de calamina para resfriar a pele. Em casos graves, o calor espinhoso requer tratamento médico.
6. Sarna
A sarna é um problema de pele causado por ácaros que se escondem sob as camadas da pele. Isso pode causar inchaços vermelhos, coceira e a formação de linhas acinzentadas na pele. A sarna pode ser transmitida através do contato pele a pele com uma pessoa infectada ou objetos compartilhados com uma pessoa infectada. Você pode tratá-la mergulhando a pele em água fria, aplicando uma loção de calamina ou tomando um anti-histamínico. Se esses tratamentos caseiros não funcionarem, o médico prescreverá um medicamento tópico ou oral para matar os ácaros.
7. Tinea manuum
Tinea manuum é um tipo de infecção fúngica das mãos. Essa condição pode causar erupções cutâneas que se alargam, coceira e até descoloração das unhas. Você pode pegar tinea manuum de pessoas, animais ou solo exposto ao fungo que causa a infecção. Para corrigir isso, você pode aplicar um medicamento antifúngico tópico, como uma pomada contra pulgas d'água. Em condições graves, o médico também pode recomendar medicamentos orais que você deve tomar para se recuperar rapidamente. Certifique-se de manter uma boa higiene das mãos para que a condição possa se recuperar rapidamente. Evite apertar ou estourar as manchas, pois isso pode levar à infecção. Se as espinhas nas mãos não desaparecerem ou piorarem, você deve consultar um dermatologista imediatamente. Para mais discussão sobre espinhas nas mãos,
pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em
App Store e Google Play .