O que é transgênero? Conheça a diferença com o transexual

Tópicos relacionados ao grupo LGBT, incluindo transgêneros nele, nunca acabam para ser discutidos pelo público e internautas. Existem algumas pessoas que aceitam, mas não poucas que rejeitam o grupo. Saiba o que é transgênero.

O que é transgênero?

Em um sentido básico, transgêneros são indivíduos que sentem que sua identidade de gênero é diferente ou incompatível com seu sexo biológico desde que nasceram. A própria identidade de gênero se refere à concepção ou senso seu próprio gênero. Senso é nossa identificação como homem, mulher ou nenhum dos dois. Quando acabamos de nascer, os médicos podem determinar claramente se somos uma menina ou um menino. Essa decisão é tomada com base nos componentes biológicos que carregamos, como sexo, cromossomos e hormônios. À medida que crescemos, muitas pessoas podem desenvolver uma identidade de gênero de que são homens porque têm um pênis, ou uma mulher porque têm uma vagina. Esse grupo de pessoas é denominado cisgênero, mas algumas pessoas sentem que sua identidade é diferente de seu gênero. Essas pessoas são chamadas de pessoas trans.

Termos relacionados a transgênero

Continuando a definição de transgênero acima, existem vários outros termos relacionados a este grupo. Esses termos, por exemplo:

1. Mulher trans

Mulheres trans ou mulheres trans são pessoas trans que são inicialmente identificadas como homens. Então, ele se sente mulher (homem se torna mulher).

2. Homem trans / homem trans

Em contraste com as mulheres trans, os homens trans são transgêneros de mulheres que se identificam como homens.

3. Não binário ou genderqueer

Não binário refere-se a pessoas cuja identidade de gênero não se enquadra na categoria de masculino ou feminino. Algumas pessoas não binárias também acham que é uma combinação de masculino e feminino.

Qual é a diferença entre transgênero e transexual?

Pessoas trans são pessoas que sentem que sua identidade de gênero é diferente do gênero com o qual nasceram. Enquanto isso, transexual geralmente se refere a pessoas trans que fazem esforços para mudar de sexo, como cirurgias ou terapia hormonal. Algumas pessoas trans não se importam de serem chamadas de transexuais. No entanto, outros preferem ser chamados de transgêneros. O termo “transgênero” é mais universal e dependerá das preferências de seu parceiro que é transgênero.

Outros fatos relacionados ao transgênero

Depois de entender a definição de transgênero acima e seus termos derivados, há também alguns outros fatos que você pode entender sobre transgênero.

1. Ser transgênero não é um transtorno mental

Transgênero não será mais incluído como um transtorno psiquiátrico. Essa decisão é efetivamente aplicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a partir de 2022. Os especialistas concordam que o transgenerismo não é um transtorno mental. No entanto, as pessoas trans são propensas a ter problemas psicológicos ao aceitar as diferenças em sua identidade de gênero. Eles podem se sentir socialmente isolados, temer a rejeição por parte das pessoas mais próximas e sentir que ninguém consegue entender suas guerras internas.

2. Ser transgênero pode variar para cada indivíduo

Cada transgênero tem uma experiência diferente e pessoal. Alguns indivíduos transgêneros podem mudar seu estilo de vestir, solicitar uma mudança de nome e mudar sua aparência física, como cabelo. Também existem pessoas trans que pedem para mudar o apelido, por exemplo de “Mas” para “Mbak”.

Além disso, alguns indivíduos transexuais fazem esforços médicos para se tornarem completamente o gênero e o sexo que desejam, por exemplo, fazendo uma cirurgia de redesignação de sexo e terapia hormonal.

3. Transgênero pode ser homossexual, heterossexual ou outra orientação sexual

O transgenerismo é diferente da orientação sexual. Transgênero está relacionado à identidade de gênero. Enquanto isso, a orientação sexual é a atração sexual que temos. Por exemplo, não podemos presumir que ser transgênero significa que ele também é homossexual.

Dicas para respeitar os indivíduos transgêneros

Os especialistas concordam que o transgenerismo não é um transtorno mental. Portanto, seria muito sábio se você não discriminasse e intimidasse seus colegas que se manifestam ousaindo como transgênero. Algumas dicas que podem ser aplicadas para respeitar as pessoas trans, a saber:
  • Não ofende e assume sua orientação sexual.
  • Não pergunte o nome 'real'. Se ele se apresentar pelo 'novo' nome, você deve definitivamente chamá-lo pelo nome atual.
  • Você pode perguntar a ele qual apelido ele prefere.
  • Respeite se ele quiser manter isso em segredo dos outros, porque isso significa que você é uma pessoa de confiança para ele.
  • Aja normalmente e não dê elogios que possam sair pela culatra, como dizer: "Você é linda como uma mulher de verdade".
  • Se seu parceiro se sentir pressionado por ter uma identidade de gênero diferente, você é aconselhado a levá-lo a um psicólogo ou psiquiatra. Certifique-se de que o psiquiatra esteja aberto às questões de gênero.
[[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Esses são alguns conhecimentos básicos relacionados a transgêneros que devemos entender. Afinal, transgênero não é um transtorno mental. Aconselhamos você a sempre respeitar suas escolhas e não se envolver em ações de intimidação que derrubem o estado psicológico deste grupo.