Funções das paredes celulares vegetais e suas partes

A parede celular é uma parte das organelas celulares que só são encontradas em plantas, fungos, bactérias e algas. Animais e humanos não têm esta estrutura celular. A parede celular é a parte mais externa da célula e consiste em várias partes, cada uma com suas próprias características. Embora pareça simples, a função da parede celular para a vida das plantas é muito importante.

Funções das paredes das células vegetais

Embora seja a menor parte dos seres vivos, as células também possuem órgãos internos que as ajudam a trabalhar. Esses órgãos internos são conhecidos como organelas celulares. Se comparadas ao corpo humano, as organelas celulares são partes que têm a mesma função que os rins, coração, fígado, cérebro e outros órgãos internos. Organelas celulares em plantas, animais e humanos em geral são semelhantes. Mas nas plantas, existe um tipo distinto de organela, a saber, a parede celular. A principal função da parede celular é proteger o interior da célula. Mas, além disso, existem várias outras funções que essa camada também executa. Aqui está uma explicação mais completa.

1. Protege outras partes da célula

Como a parede celular está localizada na parte mais externa da célula, sua função principal é a de protetora. Essa parte protegerá a célula do estresse mecânico, além de se adaptar às condições químicas ao seu redor.

2. Facilitar a circulação e distribuição de células

As paredes celulares não são sólidas. Em sua camada, esta organela possui orifícios chamados plasmodos. Esse orifício pode ser um caminho pelo qual as células precisam de água, minerais e outros nutrientes. Assim, o processo de distribuição e circulação na célula pode ser tranquilo.

3. Seja uma célula de apoio

Ao mesmo tempo, a estrutura rígida das paredes torna as células mais estáveis. Isso é útil para apoiar outras partes da planta, como folhas e caules, para que possam permanecer no lugar.

4. Como local de armazenamento

A última função da parede celular é armazenar moléculas que desempenham um papel na detecção de micróbios causadores de doenças. Esta seção também ajudará na formação de novos tecidos nas plantas.

5. Previna danos à colheita

Há ocasiões em que a planta recebe muita água, como quando é regada com muita frequência ou durante a estação das chuvas. Nessa condição, se a água não for retirada ou perdida, ela acabará sendo danificada, ou o que em termos biológicos é chamado de superexpansão. Com a parede celular, o excesso de água nas células pode ser removido, para que as plantas possam continuar a crescer adequadamente. A parede celular é a camada mais externa que protege outras organelas celulares

Partes da parede celular

A parede celular consiste em três camadas, ou seja, a parede celular primária, lamelas médias e parede celular secundária.

1. Lamela média

A lamela do meio é a parte mais externa da parede celular. Esta seção funciona como uma ligação celular ou adesivo entre uma célula e outra. É por isso que essa camada é chamada de lamela do meio, porque fica entre as duas células, embora na parede celular essa parte fique do lado de fora. As lamelas do meio podem colar as células porque contêm pectina. Durante a formação da célula, a lamela do meio é a primeira camada a se formar.

2. Parede celular primária

A nova parede celular primária é formada quando a célula começa a crescer. Assim, a estrutura tende a ser mais fina e flexível. A parede celular primária está localizada entre a lamela média e a membrana plasmática. Esta seção contém microfibrilas de celulose, bem como hemicelulose e pectina.

3. Parede celular secundária

A parede celular secundária é a parte mais rígida e resistente. Esta camada suporta a função da parede celular como suporte para outras partes da planta. Esta camada secundária está localizada entre a parede celular primária e a membrana plasmática. Não raro, a camada primária também ajuda na formação da camada secundária quando as células vegetais terminam de crescer. A parede celular secundária contém celulose, hemicelulose e lignina. A lignina é um tipo de polímero que pode fornecer suporte adicional para estruturas de plantas. A lignina também ajuda a proteger as células de bactérias, insetos e outras causas de danos. O processo de transferência de água entre as células também é facilitado pela lignina. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

A função da parede celular é muito importante para o crescimento e a vida das plantas. Além de ser uma camada protetora, essa camada também facilita a circulação e distribuição de substâncias importantes para sustentar as estruturas das plantas. A função da parede celular pode funcionar bem porque é sustentada por três camadas, a saber, a lamela do meio, a parede celular primária e a parede celular secundária. Todos os três têm um papel importante na sobrevivência das plantas.

Uso de protetor facial