Esta é a importância do papel e da função do endométrio para mulheres

Muitos não sabem, o endométrio é uma das partes mais importantes do sistema reprodutivo da mulher. A função do endométrio no corpo feminino está relacionada ao processo reprodutivo. Esta parte tem um papel importante no ciclo menstrual e também durante a gravidez. O endométrio consiste em tecidos dispostos em camadas da parede uterina, da camada mais externa à camada mais interna. As anormalidades que ocorrem no endométrio podem evoluir para doenças graves, como endometriose, hiperplasia e câncer.

Função endometrial para o corpo 

O endométrio é o tecido onde ocorre a implantação. A implantação é um processo que ocorre quando o ovo fertilizado se fixa à parede uterina. Esse processo é um marcador precoce da gravidez. Durante a gravidez, as glândulas e vasos sanguíneos encontrados no endométrio continuam a fornecer nutrientes e outras substâncias que são úteis para o desenvolvimento fetal. Além disso, o endométrio, junto com a camada externa do embrião, se fundirá e formará a placenta.

Mudanças no revestimento do endométrio

A cada mês, como parte do ciclo menstrual, o revestimento do endométrio muda. Isso é feito pelo corpo na preparação para a gravidez, se o óvulo liberado a cada mês for fertilizado com sucesso. Essas alterações tornam a camada endometrial mais espessa e enriquecida com sangue, deixando-a pronta para implantação. Além disso, essa condição é capaz de sustentar a placenta, que fornecerá oxigênio, sangue e nutrientes para o bebê no útero. Se descobrir que a fertilização não ocorre, os vasos sanguíneos e os tecidos que causam o espessamento do revestimento endometrial se desprenderão. O resultado desse derramamento é chamado de menstruação. Vendo esses papéis e funções, não é surpreendente que o endométrio seja considerado uma das partes mais importantes do sistema reprodutor feminino. Portanto, as anormalidades que ocorrem nesta seção podem causar sérios problemas de saúde.

Anormalidades que podem surgir no endométrio

A função endometrial não funciona corretamente se houver algum distúrbio ou anormalidade. Portanto, essa condição é frequentemente caracterizada pelo surgimento de problemas com a menstruação. A seguir estão as anormalidades que podem surgir no endométrio, das quais você precisa estar ciente.

1. Endometriose

A endometriose é uma condição que ocorre quando o tecido endometrial que supostamente cresce no útero, na verdade cresce fora do útero. Essa condição pode causar dores intensas, especialmente durante a menstruação. A endometriose geralmente envolve os ovários, as trompas de Falópio e os tecidos pélvicos. A endometriose também pode causar problemas de fertilidade nas mulheres. Felizmente, o tratamento para essa condição pode ser feito a partir de medicamentos, terapia hormonal e cirurgia.

2. Hiperplasia endometrial

A hiperplasia endometrial ocorre devido ao espessamento excessivo do revestimento endometrial. Acredita-se que esse distúrbio ocorra devido a um desequilíbrio hormonal no corpo, na forma de produção excessiva do hormônio estrogênio. O excesso de estrogênio pode desencadear o espessamento do revestimento endometrial. Além disso, as condições de desequilíbrio hormonal também são marcadas pela falta de produção do hormônio progesterona, que interrompe o processo de fertilização do óvulo. Em mulheres com hiperplasia do endométrio, o revestimento endometrial não se desprende, embora a fertilização não ocorra. Isso faz com que as células contidas nele se multipliquem continuamente.

3. Câncer endometrial

O câncer endometrial é freqüentemente referido como câncer uterino. Portanto, o câncer no útero geralmente aparece com mais frequência no revestimento da parede uterina (endométrio). Em alguns casos, o câncer de útero também pode começar a partir de anormalidades nos músculos da parede uterina. Este tipo de câncer uterino é conhecido como sarcoma uterino. Assim como a maioria dos outros distúrbios endometriais, o câncer endometrial também pode surgir devido a desequilíbrios hormonais no corpo, que se caracterizam por níveis excessivos do hormônio estrogênio. Outras condições, como obesidade, também podem aumentar o risco dessa doença. [[artigos relacionados]] Conhecer a função do endométrio nos órgãos reprodutivos femininos pode ajudá-lo a entender melhor como funciona o sistema reprodutor feminino. Não se esqueça de sempre levar um estilo de vida saudável, comendo alimentos nutritivos e fazendo exercícios regularmente, para evitar vários distúrbios endometriais.