Fratura de Colles, quando o pulso parece torto e dolorido devido à fratura

Quando você tem uma fratura de Colles, seu pulso se curva de maneira anormal. Essa condição é certamente muito dolorosa, mesmo que você não seja capaz de segurar ou agarrar algo. Esse tipo de lesão é mais comum em pessoas idosas com ossos quebradiços e crianças cujos ossos tendem a ser moles. As fraturas de Colles são tão comuns que é importante saber mais sobre elas.

O que é uma fratura de Colles?

Uma fratura de Colles é uma fratura do osso distal do rádio localizado no antebraço. Essa condição também é conhecida como fratura do rádio distal ou fratura do punho transverso. O osso rádio tem um tamanho grande e corre paralelo ao polegar. A extremidade do rádio, chamada distal, fica perto do pulso. Quando o rádio distal é fraturado ou quebrado, o punho é deformado, fazendo com que pareça dobrado e pareça um garfo visto de lado. Você também sentirá dor, especialmente ao esticar o punho, inchaço e hematomas. Existem quatro tipos de fraturas de Colles que podem ocorrer, a saber:
  • Fratura exposta: se o osso se projetar ou penetrar na pele
  • Fratura cominutiva: se o osso for esmagado em mais de duas partes
  • Fratura intra-articular: se o osso for quebrado para afetar a articulação do punho
  • Fratura extra-articular: se o osso quebrar, mas não afetar a articulação do punho
Em casos graves, os ligamentos podem ser rompidos ou pedaços de osso podem causar lesões nos vasos sanguíneos ou nervos. Portanto, é necessário tratamento imediato por parte do médico para que não piore.

Causas da fratura de Colles

Apoiar as mãos ao cair é a causa mais comum de fratura de Colles. No entanto, as seguintes condições também colocam você em maior risco de fratura do rádio distal:
  • Sofrendo de osteoporose, que enfraquece os ossos devido à idade avançada
  • Tem baixa massa muscular, pouca força muscular ou falta de equilíbrio que aumenta a probabilidade de você cair
  • Caminhe ou faça outras atividades no gelo ou neve
  • Motoristas
  • Baixa ingestão de cálcio ou vitamina D
É difícil prevenir uma fratura de Colles porque geralmente ocorre durante uma queda acidental. No entanto, você pode usar protetores de pulso durante atividades ou esportes arriscados. Se você tiver esses fatores de risco, consulte seu médico e sempre mantenha seus ossos saudáveis. [[Artigo relacionado]]

Tratamento de fraturas de Colles

Antes de receber tratamento médico, existem vários tratamentos caseiros que você pode fazer. Tente apoiar os pulsos e mantê-los acima do coração para evitar mais inchaço. Você também pode colocar uma bolsa de gelo na área para reduzir o inchaço. Além disso, tomar medicamentos, como paracetamol ou ibuprofeno, pode ajudar a aliviar a dor. Não tente endireitar o pulso e evite movê-lo. Chame imediatamente um médico ou vá a um hospital para tratamento médico adequado. O tratamento de uma fratura de Colles que pode ser feito por um médico, a saber:
  • Tratamento não cirúrgico

Se for apenas uma pequena fratura, o médico colocará um gesso em seu pulso e permitirá que cicatrize. Anteriormente, o osso pode precisar ser endireitado se a fratura causar deslocamento. Na maioria dos casos, o gesso é removido após algumas semanas.
  • Operação

Se a fratura for grave, seu médico recomendará uma cirurgia para repará-la. O osso será endireitado e mantido unido por meio de pinos de metal ou pela implantação de placas no osso. Em seguida, as partes superior e inferior são travadas com parafusos para manter os ossos no lugar. Após a cirurgia, sua mão será engessada para reduzir a dor e acelerar a recuperação.
  • Terapia

Dependendo da gravidade da lesão, você pode precisar de fisioterapia ou terapia ocupacional. A realização desses exercícios pode ajudar a reconstruir a força do punho e restaurar a amplitude normal de movimento. O tempo de recuperação irá variar dependendo da gravidade da condição, idade, causa e atividade. No entanto, seu médico continuará a monitorar o progresso de sua fratura de Colles por meio de radiografias regulares.