8 causas de dor nos mamilos, nem todas são perigosas

Os mamilos doloridos podem ser causados ​​por fatores inofensivos, como atrito entre o sutiã e os mamilos, alterações hormonais durante a menstruação ou gravidez e amamentação. Enquanto isso, as doenças que podem desencadear dores nos mamilos incluem infecções fúngicas, alergias, doença de Paget e câncer de mama. Como as causas variam, o tratamento também precisa ser ajustado de acordo com a causa. Se não for causado por algo perigoso, você só precisa seguir alguns passos simples, como mudar o tipo de sutiã. Se a dor nos mamilos for provocada por uma doença, o médico tratará de acordo com a condição.

Por que meus mamilos doem?

Sempre que seus mamilos doem, você pode pensar mal: "Isso pode ser um sinal de câncer de mama?" Mas, na verdade, essa condição nem sempre é causada por coisas perigosas. As seguintes são causas comuns de mamilos doloridos:

1. Atrito com sutiãs ou roupas

Os mamilos podem ficar doloridos ao esfregar contra roupas ou sutiãs. Geralmente isso acontece quando você usa um sutiã de tamanho errado, usa roupas com materiais que não absorvem o suor ou quando está fazendo atividades extenuantes, como esportes. A fricção no mamilo causa uma dor aguda. A pele dos mamilos também pode ficar seca e rachada. Se a fricção ocorrer continuamente, o mamilo pode ficar dolorido e sangrar. Para evitar esse risco, use sutiã e top confortável. Se você tem pele sensível, aplique um gesso cirúrgico no mamilo para evitar atrito.

2. Menstruação

Mudanças nos hormônios femininos todos os meses durante a menstruação às vezes também causam dor nos mamilos. Esses sintomas aparecem alguns dias antes do início da menstruação, quando os níveis de estrogênio e progesterona atraem mais líquido para os seios, fazendo-os ficarem inchados. Normalmente, a dor nos mamilos desaparece quando a menstruação começa ou algum tempo depois. No entanto, se a dor persistir e for incômoda, você deve consultar um médico.

3. Alergias e dermatite atópica

Mamilos doloridos acompanhados por outros sintomas, como pele escamosa, com crostas ou bolhas, podem ser um sinal de uma reação alérgica ou eczema (dermatite atópica). Além disso, outros sintomas de alergia são vermelhidão dos mamilos e aréolas e coceira persistente. Existem muitas coisas que desencadeiam alergias de modo que a área do mamilo fica irritada, a saber:
  • Detergente usado para lavar roupas
  • Amaciante
  • loção corporal
  • Sabão de banho
  • Perfume
  • material de roupa
O tratamento do eczema reduzirá a dor que aparece nos mamilos. Os médicos geralmente prescrevem cremes para aliviar os sintomas. No entanto, se a condição não melhorar, você deve consultar um médico.

4. Infecção

Os mamilos doloridos devido à fricção, alergias ou pele rachada apresentam maior risco de infecção. Você pode pegar uma infecção de fermento nos mamilos causada por: Candida albicans. Uma infecção por fungos ou aftas no mamilo causa uma dor ardente e aguda. O mamilo ficará rosa e a aréola ficará escamosa. A causa de uma infecção por fungos no mamilo é dano ao tecido da pele ao redor do mamilo e aréola, uso inadequado de antibióticos, área úmida da mama ou história de infecção prévia por fungos.

5. Grávida e amamentando

Certifique-se de que a técnica de fixação seja correta para evitar dores nos mamilos. Mamilos doloridos também são comuns durante a gravidez ou a amamentação. Seus seios ficarão dilatados e doloridos. O mamilo e a aréola também apresentam uma mudança de cor mais escura. Usar o sutiã de gravidez certo reduzirá a chance de fricção do mamilo e minimizará a dor. Você também pode comprimir a região da mama com gelo para reduzir a inflamação e a dor. Já para mães que amamentam, a técnica de fixação do bebê e o tipo de bomba tira leite podem ser a causa de mamilos doloridos. Quando o bebê começa a dentição, pode ocorrer o risco de dor no mamilo. Outro problema em mães que amamentam é a mastite ou infecção dos dutos de leite. A mastite ocorre quando as bactérias crescem dentro de um duto bloqueado. Além de causar dor nos mamilos, a mastite também é acompanhada de sintomas como febre, seios avermelhados, sensação de queimação nas mamas, até inchaço.

6. Atividade sexual

Assim como usar sutiã e amamentar, a atividade sexual também pode causar atrito na região do mamilo, causando dor. É claro que isso é inofensivo e desaparecerá por conta própria em alguns dias. Para acelerar o processo de cicatrização, você pode aplicar hidratante regularmente na área do mamilo para reduzir a irritação.

7. Câncer de mama

A dor que surge na mama faz com que muitas mulheres se preocupem com o fato de estarem com câncer. Embora os mamilos doloridos possam ser um sinal, não é o principal sintoma do câncer de mama. É mais provável que você encontre um caroço indolor na mama. Além de caroços e dor nos mamilos, outros sintomas do câncer de mama são:
  • Mamilos que vão para dentro
  • A pele da mama está vermelha ou parece escamosa
  • Secreção do mamilo, mas não do leite materno
  • Gânglios linfáticos inchados sob a axila
Chame seu médico imediatamente se você encontrar os sinais acima ocorrendo em seus seios.

8. Doença de Paget dos mamilos

Se você sentir dor no mamilo, as chances de ser um sintoma da doença de Paget do mamilo são muito baixas. A doença de Paget do mamilo é um câncer raro que afeta apenas cerca de 1 a 4% dos sobreviventes do câncer de mama. A doença de Paget geralmente ocorre apenas em uma das mamas. Os sintomas são quase semelhantes aos da dermatite, ou seja, pele vermelha e escamosa e coceira intensa na área dos mamilos. Além disso, a doença de Paget do mamilo também apresenta sintomas como:
  • Mamilos planos ou invertidos
  • Corrimento amarelo dos mamilos, mesmo com sangue
  • Um caroço aparece na mama
  • Pele engrossada na parte superior do peito
Se você sentir os sinais acima, entre em contato com seu médico imediatamente para fazer um exame completo e descobrir a causa exata.

Como lidar com mamilos doloridos?

Superar a dor nos mamilos, é claro, varia, dependendo da causa. Se a dor for devido ao atrito, tente usar um sutiã confortável e um top que se ajuste bem. Se você tiver problemas de pele, como dermatite, o médico prescreverá uma loção para reduzir a inflamação. Se a dor que ocorre é devido a alergias, descubra o gatilho e evite-a para que a alergia não apareça novamente. Enquanto isso, os mamilos doloridos experimentados por mães que amamentam devido à fixação inadequada podem ser superados com a consulta de um conselheiro de lactação ou médico. O conselheiro ou médico lhe dirá como aplicar a técnica de fixação correta para que seu mamilo não fique mais dolorido. O câncer de mama é tratado com cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Enquanto isso, em casos raros de doença de Paget, o tratamento é feito com a remoção cirúrgica do mamilo, radioterapia ou remoção de todo o tecido mamário. [[Artigo relacionado]]

Previna mamilos doloridos

Meça seus seios corretamente e escolha o sutiã certo. Medir seu peito e escolher um sutiã que se ajusta ao seu tamanho pode ajudar a prevenir dores nos mamilos. Sempre que comprar um sutiã, experimente primeiro para se certificar de que é confortável. O tamanho dos seios pode mudar de tempos em tempos, portanto, você precisa verificá-los regularmente. Se seus mamilos doem antes da menstruação, você pode evitar:
  • Evite cafeína, pois ela contribui para o crescimento de nódulos ou cistos mamários
  • Limite o consumo de sal durante a menstruação. O sal faz com que o corpo retenha mais líquidos.
  • Exercite-se regularmente para ajudar o corpo a remover o excesso de fluidos
Se o mamilo dói toda vez que você amamenta, a prevenção que você pode fazer é:
  • Amamente seu bebê regularmente ou extraia o leite materno para evitar que os seios inchem devido ao leite não digerido
  • Certifique-se de que a técnica de fixação do bebê está correta
  • Mude a posição de alimentação do bebê regularmente
Se você seguiu as dicas acima, mas a dor ainda está incomodando, consulte um médico. Para uma discussão mais aprofundada sobre a dor nos mamilos, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play .