É verdade que remover os piolhos com óleo de eucalipto é eficaz?

Existem muitas maneiras de se livrar dos piolhos do couro cabeludo, desde o uso de medicamentos químicos até métodos tradicionais, um dos quais é o óleo de eucalipto. No entanto, esse método de remoção de piolhos com óleo de eucalipto é realmente eficaz? Todo aquele que já foi amaldiçoado entende que este pequenino atrapalha muito o conforto das atividades, principalmente porque provoca uma coceira insuportável. Se a coceira for arranhada, o couro cabeludo pode ficar vermelho ou até mesmo infectar-se com bactérias devido a unhas sujas ou couro cabeludo úmido. Sem mencionar que os piolhos podem botar ovos, tornando-os mais difíceis de se livrar porque grudam no cabelo. Então, como se livrar desses piolhos e lêndeas? O óleo de eucalipto é a resposta?

Como se livrar dos piolhos com óleo de eucalipto do ponto de vista médico

Como se livrar dos piolhos com óleo de eucalipto foi estudado na Austrália em 2017. Como resultado, foi comprovado que o óleo de eucalipto mata 100% dos piolhos, então esse óleo feito de folhas de eucalipto pode ser usado como um tratamento alternativo para erradicar esses minúsculos parasitas. A mesma pesquisa também diz que o óleo de eucalipto como remédio para piolhos é seguro para uso por adultos e crianças. Como se livrar dos piolhos com óleo de eucalipto também não deixa coceira, ardor ou ardor, até irritação no couro cabeludo. Os resultados de outro estudo publicado no site do American College of Healthcare Sciences também concordam que o óleo de eucalipto pode ser usado como um tratamento alternativo para piolhos. Na verdade, os óleos que contêm naturalmente ingredientes anti-inseticidas podem ser mais eficazes do que os medicamentos químicos para piolhos que podem ser comprados sem receita médica, como a fenotrina e o piretro. No entanto, este método de remoção de piolhos com óleo de eucalipto não deve ser aplicado no couro cabeludo de crianças menores de 6 anos de idade. O motivo é que o óleo de eucalipto contém uma substância chamada 1.8 cineol, que tem um teor elevado, podendo ser neurotóxico ou tóxico para os nervos.

Outra maneira de se livrar dos piolhos sem produtos químicos

Para aqueles de vocês que não querem tentar se livrar dos piolhos com óleo de eucalipto, há outra maneira de se livrar dos incômodos no couro cabeludo. Um dos produtos não químicos, seguros e livres de efeitos colaterais é o pente contra pulgas. De acordo com o British Medical Journal, esse método pode varrer os piolhos e os ovos do cabelo. Para obter o máximo de resultados, é recomendável molhar o cabelo primeiro e pentear o cabelo aos poucos. Comparado a como remover os piolhos com óleo de eucalipto, usar um pente para piolhos leva mais tempo e requer paciência. No entanto, esse método é muito eficaz para remover piolhos, especialmente nos cabelos das crianças. [[Artigo relacionado]]

repelente de pulgas

Nas farmácias, também existem muitos medicamentos anti-piolhos de venda livre e que podem ser comprados sem receita médica. Esses medicamentos, entre outros:

1. Piretrinas (combinadas com butóxido de piperonila)

Esta droga só mata piolhos, mas não com lêndeas. Portanto, é recomendável que você reutilize as piretrinas cerca de 9 a 10 dias após o primeiro uso para matar as pulgas recém-eclodidas para que não tenham tempo de colocar seus ovos novamente. As piretrinas são seguras e eficazes de usar, inclusive em crianças com mais de 2 anos, se você seguir as instruções de uso. No entanto, o uso repetido desse medicamento pode reduzir sua eficácia.

2. Loção de permetrina 1 por cento

A permetrina é um produto sintético das piretrinas, por isso tem a mesma função e uso. Se você ainda vir ou sentir piolhos no couro cabeludo após usar este medicamento, verifique com seu médico. O médico lhe dará um medicamento contra pulgas mais potente. No entanto, é necessário seguir as orientações do médico, tanto a dosagem quanto a forma de uso deste medicamento. Os medicamentos em questão são:
  • Loção de álcool benzílico 5 por cento
  • Loção para Evermectina 0,5 por cento
  • 0,5 por cento de loção de malatião
  • Suspensão tópica de Spinosad 0,9 por cento
Se a medicação prescrita não resolver o problema, ligue novamente para o seu médico ou pergunte segunda opinião para outro médico. Os carrapatos são irritantes, mas isso não significa que não possam ser removidos.