Diferença entre paracetamol e ibuprofeno e como escolhê-lo

Os analgésicos estão entre os tipos de medicamentos mais comprados sem a necessidade de receita médica. Dos dois tipos mais populares, a diferença entre o paracetamol e o ibuprofeno é que eles são metabolizados em diferentes órgãos do corpo. Esses dois tipos de drogas vêm de classes diferentes, mas sua função é a mesma. Geralmente, as pessoas o tomam para tratar dores de cabeça, dores nas costas, dores menstruais ou para reduzir a febre.

Diferença entre paracetamol e ibuprofeno

Como funcionam as drogas Paracetamol e ibuprofeno são quase iguais. Ambos bloqueiam a produção de prostaglandinas e enzimas COX no corpo. São compostos que causam dor, febre e inflamação. No entanto, as diferenças entre os dois são:
  • Processo metabólico

O ibuprofeno é processado ou metabolizado nos rins. Enquanto o paracetamol é processado no fígado. Após o processamento, quase nenhum ibuprofeno pode ser encontrado na urina. Enquanto isso, quando o fígado processa o paracetamol, a maior parte de seu conteúdo é decomposta em uma forma solúvel em água que pode ser excretada pela urina ou bile. Este processo também é conhecido como via de sulfatação.
  • Classificação de classe

O ibuprofeno é um antiinflamatório não esteroidal (AINE). Ou seja, o objetivo é superar a inflamação no corpo. Por outro lado, o paracetamol não está incluído nos AINEs. Esta classificação de classe é o principal diferenciador entre os dois.
  • Efeitos colaterais

Tomar ibuprofeno pode causar desconforto no estômago. Portanto, este medicamento não deve ser tomado com o estômago vazio, pois pode causar irritação na parede do estômago. Existe até o risco de sangramento e ferimentos. Além disso, o ibuprofeno também é mais eficaz quando tomado com ou após as refeições. Enquanto o paracetamol corre menos risco de causar desconforto na digestão.
  • Função

Se você estiver procurando por um medicamento que possa aliviar a artrite, o ibuprofeno pode ser uma opção. Por outro lado, o paracetamol também pode ser tomado para aliviar a dor da artrite, mas não trata a inflamação. Portanto, antes de tomar analgésicos, é preciso se ajustar a qual é o gatilho. [[Artigo relacionado]]

Como escolher?

Esses dois tipos de medicamentos não devem ser tomados juntos. Se um tipo de medicamento não ajudar, não há problema em mudar para outro tipo, mas é necessário aguardar a próxima dose. Não é recomendado tomar os dois ao mesmo tempo. Além disso, mulheres grávidas também não são aconselhadas a tomar ibuprofeno. Em vez disso, escolha paracetamol se sentir dor que precisa ser aliviada com medicamentos. No entanto, a dose também precisa ser limitada. Um estudo da Universidade de Edimburgo, na Escócia, mostrou que tomar paracetamol e ibuprofeno pode prejudicar a fertilidade do embrião. Na verdade, essas drogas podem afetar o DNA para a saúde do bebê a longo prazo. Pessoas que sofrem das seguintes doenças também devem evitar tomar ibuprofeno, a saber:
  • Asma
  • Problemas renais
  • Problemas de fígado
  • Lúpus
  • Doença de cron
  • Pressão alta
  • Estreitamento dos vasos sanguíneos
  • História de doença cardíaca
  • História de acidente vascular cerebral
Ao se deparar com essas duas opções de alívio da dor, preste atenção ao que está causando a dor. Além disso, considere seu histórico médico e outras recomendações. Ambos os tipos de medicamentos podem ser tomados a cada 4 horas. Analgésico geralmente apenas alivia os sintomas por um curto período. A melhor maneira de lidar com a dor é dormir o suficiente e com qualidade à noite. O descanso é o melhor remédio para a dor. Há algum efeito colateral? Embora o paracetamol e o ibuprofeno possam ser tomados sem receita médica, ainda existem efeitos colaterais que podem surgir se consumidos em excesso. Portanto, as pessoas que tomam este medicamento devem saber coisas muito importantes como a dosagem, como tomá-lo e o que fazer se não houver alteração. Como o paracetamol e o ibuprofeno atuam de maneira diferente, tome-os de acordo com sua reclamação. Se estiver tomando comprimidos de ibuprofeno, recomenda-se tomar a menor dose pelo menor período de tempo. Especialmente se sentir dores, como dor de dente ou menstrual, só deve consumir por 1-2 dias. Não é recomendado levar mais de 10 dias, a menos que tenha sido recomendado por um médico. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Se a queixa médica apresentada exigir tratamento com ibuprofeno por mais de 6 meses, o médico prescreverá um medicamento para proteger o estômago de seus efeitos colaterais. Quanto ao paracetamol, não tome mais de 8 comprimidos em um período de 24 horas. Se você quiser saber mais sobre como escolher o analgésico certo, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.