Linfócitos altos após exame de sangue, o que isso significa?

Linfócitos altos indicam que o sistema imunológico do corpo está lutando contra uma infecção ou doença. A condição de linfócitos elevados, também conhecida como linfocitose, pode durar algum tempo ou em longo prazo. Se o nível de linfócitos no sangue não voltar ao normal por um longo tempo, pode haver um problema sério em seu corpo.

Linfócitos altos, o que isso significa?

Os linfócitos são parte dos glóbulos brancos que são um componente importante do sistema imunológico. Os linfócitos e outros glóbulos brancos são produzidos pelo corpo na medula óssea e circulam no sangue e no tecido linfático. As condições de linfócitos elevados podem ser causadas por muitas coisas, incluindo:
  • Infecção viral ou bacteriana
  • Câncer de sangue e linfa
  • Doença autoimune que causa inflamação no corpo
Algumas das condições médicas acima podem causar linfócitos elevados. Mesmo assim, existem muitas doenças específicas que podem ser a "raiz" de linfócitos elevados, tais como:
  • Leucemia linfocítica aguda ou crônica
  • Infecção por citomegalovírus (CMV)
  • Hepatite A, B e C
  • HIV / AIDS
  • Hipotireoidismo
  • Linfoma
  • Mononucleose
  • Sífilis
  • Tuberculose (TB)
  • Coqueluche
  • infecção viral
Terrível, diz-se que a condição de linfócitos elevados não apresenta sintomas. Os próprios sintomas vêm da doença ou condição médica que os causa.

Sintomas de linfócitos elevados

Como já mencionado, os linfócitos elevados não apresentam sintomas. No entanto, algumas condições médicas ou doenças que os causam, é claro que apresentam sintomas. Para que você esteja mais ciente dos linfócitos elevados, primeiro identifique os sintomas de várias doenças que causam linfócitos elevados:
  • Febre que surge como uma reação do sistema imunológico contra a infecção
  • Dor que aparece na área infectada
  • Fácil formação de hematomas, perda de peso e suores noturnos devido a leucemia ou outros tipos de câncer
  • Erupção cutânea e coceira na pele devido a uma reação alérgica
  • Problemas respiratórios e respiração ofegante devido a reações alérgicas nos pulmões
Relatório da página da American Cancer Society, os linfócitos elevados fazem parte da leucocitose (excesso de leucócitos). A leucocitose abrange várias outras condições, nomeadamente monocitose (monócitos elevados), neutrofilia (neutrófilos elevados), basofilia (basófilos elevados), eosinofilia (eosinófilos elevados) e aquela que estamos a discutir; linfocitose também conhecida como linfócitos elevados. Cada parte da leucocitose acima tem sua própria causa específica. Claro, os sintomas também variam, dependendo da causa típica. Enquanto isso, as causas típicas de linfocitose são infecções virais e câncer no sangue ou leucemia.

Tipos e funções dos linfócitos

Os linfócitos são divididos em 2 tipos, a saber, linfócitos B e linfócitos T. Os linfócitos B têm a função de produzir anticorpos que podem atacar bactérias, vírus e toxinas. Enquanto os linfócitos T atuam atacando as células do corpo que foram expostas a vírus ou células cancerosas. Cada tipo de linfócito desempenha um papel diferente no sistema imunológico. Existem linfócitos que atuam como células efetoras, existem também linfócitos que atuam como células de memória. As células efetoras estarão ativas se houver uma causa de infecção e ao mesmo tempo combaterão a infecção. As células de memória também desempenham um papel importante para lembrar a causa de uma infecção anterior. Isso ajudará o corpo a responder melhor quando ocorrer uma infecção e permitirá que o corpo reaja mais rapidamente.

Quão comum é a linfocitose?

Exames de sangue, a única maneira de saber os níveis de linfócitos A linfocitose ou altos níveis de linfócitos podem afetar qualquer pessoa. A linfocitose também é considerada muito comum, especialmente em pessoas com estas condições médicas:
  • Acabei de pegar uma infecção viral
  • Condições médicas que causam inflamação prolongada no corpo, como artrite
  • Reação ao novo tratamento
  • Doença médica grave, como trauma
  • Remoção do baço
  • Pacientes com leucemia e linfoma
Se você acha que tem as condições acima, visite um médico imediatamente para confirmar seus níveis de linfócitos.

Como tratar a linfocitose?

Os médicos tratam a linfocitose tratando a doença ou condição médica que a causou. Para algumas pessoas, os níveis de linfócitos voltam ao normal quando a doença desencadeadora é curada. Por exemplo, para linfócitos elevados causados ​​por uma infecção viral, o médico tentará se concentrar no tratamento dos sintomas. Se os linfócitos elevados forem causados ​​por uma infecção bacteriana, como tuberculose, o médico prescreverá antibióticos ou medicamentos anti-tuberculose (TB) para tratá-la. Se for leucemia ou câncer de sangue que causa altos níveis de linfócitos, existem vários tipos de tratamento, como quimioterapia, radioterapia, transplante de células-tronco ou cirurgia.

Como verificar os níveis de linfócitos no sangue

Exame de sangue para determinar os níveis de linfócitos Os níveis de linfócitos no sangue não podem ser conhecidos, sem a realização de um hemograma completo. Os médicos geralmente recomendam um teste de sangue diferencial e um perfil de linfócitos para determinar especificamente o nível de linfócitos circulando no sangue. Assim como em um hemograma completo em geral, o médico coleta uma pequena amostra de sangue com uma seringa, que é inserida em uma veia. Em seguida, a amostra de sangue será levada para um laboratório, onde basta aguardar os resultados. Normalmente, você não precisa jejuar antes de fazer um hemograma completo. No entanto, se a amostra de sangue for usada para testes adicionais, geralmente será solicitado que você jejue. O médico dará mais instruções antes da realização do teste. [[Artigo relacionado]]

Níveis normais de linfócitos

Depois que os resultados do exame de sangue completo forem divulgados, é claro que você deve estar se perguntando: qual é o nível normal de linfócitos? Antes de saber os níveis normais de linfócitos, saiba que raça, sexo, local de residência e estilo de vida podem afetar seus níveis de linfócitos. O nível normal de linfócitos em adultos é de 18-45% do total de glóbulos brancos. Se de fato seus níveis de linfócitos excederem esse número, é uma boa ideia consultar um médico e discutir a melhor solução para sua saúde.