Benefícios das algas, uma fonte rica em minerais de antioxidantes

Uma colher de sopa de algas verdes ou azuis contém proteínas e minerais importantes como cálcio, ferro, magnésio e potássio. Portanto, os benefícios das algas são muito bons para o corpo. Além da combinação de todas as vitaminas e minerais nele contidos, fornece energia para o corpo. Os benefícios de consumir algas também fazem com que o metabolismo do corpo seja mais eficiente. Como bônus, o sistema imunológico também está protegido contra doenças.

Saiba o que é alga

Algas do tipo chlorella Se quando você ouve a alga que vem à mente é uma planta esverdeada que está no fundo ou na superfície da água, é verdade. Porém, o tipo de alga que será mais explorado desta vez são as algas comestíveis. Exemplos são espirulina, chlorella e até algas marinhas que são comumente servidas na culinária japonesa. Lembre-se de que também existem tipos dessa planta que são venenosos. Além disso, também é necessário saber a diferença entre algas verdes e azuis. Em algas azuis ou algas verdes, Este é um grupo de bactérias que pode fotossintetizar. Não tem nele cloroplasto. Enquanto as algas verdes são um tipo que se encontra na água. Ele contém clorofila, beta-caroteno e cloroplasto. No entanto, esse tipo de alga não consegue acompanhar a atmosfera de nitrogênio. [[Artigo relacionado]]

Conteúdo nutricional de algas

Não é demais colocar um rótulo superalimento no tipo de algas chlorella. Algas Esta cor verde possui um conteúdo nutricional extraordinário. Geralmente, os benefícios podem ser obtidos consumindo-o na forma de suplementos. A razão é porque contém enzimas que não podem ser digeridas por humanos. Conteúdo nutricional incrível de clorela é:
  • Proteína: 50-60% (contém todos os 9 aminoácidos essenciais)
  • Vitamina b12
  • Ferro: 6-40% RDA
  • Vitamina C, que ajuda na absorção de ferro
  • Antioxidante
  • Vitaminas e minerais (magnésio, zinco, cobre, potássio, cálcio, ácido fólico e outras vitaminas B)
  • Fibra
Além disso, as algas também contêm ácidos graxos ômega-3. Em 3 gramas clorela sozinhos, existem 100 mg de ômega 3. Quanto às algas azuis ou espirulina, 1 colher de sopa (7 gramas) contém nutrientes como:
  • Proteína: 4 gramas
  • Vitamina B1: 11% RDA
  • Vitamina B2: 15% RDA
  • Vitamina B3: 4% RDA
  • Cobre: ​​21% RDA
  • Ferro: 11% RDA

Benefícios das algas para a saúde

Seus nutrientes fazem com que as algas forneçam uma variedade de benefícios à saúde, incluindo:

1. Ajude a se livrar das toxinas do corpo

Clorela tão popular devido à sua capacidade de ajudar a remover toxinas do corpo. Em testes de laboratório em animais, esta alga pode se ligar a metais nocivos, como cádmio que tem o potencial de envenenar o corpo se excessivo. A exposição a metais perigosos pode resultar da poluição ou de ambientes de trabalho como a mineração. Não apenas isso, clorela também pode reduzir os níveis de substâncias nocivas, como dioxinas, nos alimentos. Isso pode ajudar na capacidade natural do corpo de se livrar das toxinas. No entanto, este benefício não foi comprovado com o consumo de suplementos de algas azuis ou espirulina.

2. Alivia os sintomas da rinite alérgica

Os benefícios das algas azuis, que ainda não existem nas verdes, são o alívio dos sintomas da rinite alérgica. É por isso que, espirulina é um medicamento alternativo popular para tratar a inflamação da cavidade olfatória. Em um estudo com 127 pessoas com rinite alérgica, tomando 2 gramas de espirulina cada dia alivia dramaticamente os sintomas que freqüentemente aparecem. Algumas causas comuns são espirros, nariz entupido, coriza e coceira.

3. Fonte de antioxidantes

As algas verdes contêm componentes que incluem antioxidantes como clorofila, vitamina C, beta-caroteno, licopeno e luteína. Esses antioxidantes podem ajudar a superar várias doenças crônicas, como diabetes. Além disso, algas azuis ou espirulina Também é uma fonte incrível de antioxidantes. Contém ficocianina, antioxidantes que lhe conferem a cor azul esverdeada. Esta substância pode afastar os radicais livres, ao mesmo tempo que inibe a produção de moléculas que causam inflamação.

4. Pode melhorar os níveis de colesterol

Consumir 5-10 gramas clorela todos os dias podem diminuir os níveis de colesterol LDL em pessoas com pressão alta. Ele contém niacina, fibra, caroteno e antioxidantes que podem prevenir a oxidação do colesterol LDL. Além disso, em um estudo com participantes com colesterol alto, o consumo de 1 grama de espirulina por dia pode reduzir os níveis de colesterol triglicerídeos até 16,3%. Os níveis de colesterol LDL também diminuíram em 10,1%.

5. Controle a pressão arterial

Suplementos de algas podem melhorar a saúde do coração e dos rins. A saúde desses dois órgãos é importante para que a pressão arterial de uma pessoa possa ser controlada. Em um estudo, pessoas com pressão alta consumiram 4 gramas de um tipo de alga clorela por 12 semanas. No final do período, seus níveis de pressão arterial diminuíram. O motivo é o conteúdo nutricional clorela como potássio, arginina, cálcio e ômega 3 podem reduzir o risco de artérias obstruídas. Os mesmos benefícios vêm de espirulina. O consumo de 4,5 gramas por dia pode reduzir a pressão arterial. O motivo, a produção de óxido nítrico aumenta, de modo que os vasos sanguíneos se dilatam e relaxam.

6. Aumente a resistência

Embora haja apenas um estudo mostrando um efeito benéfico clorela no sistema imunológico, os resultados são bastante promissores. Os participantes foram convidados a consumir 6 gramas de algas verdes por um mês. No final do período, o nível de saturação de oxigênio aumenta dramaticamente. Enquanto isso, ao tomar suplementos de algas azuis, a força e a resistência musculares podem aumentar. Evidentemente, existem 2 estudos que mostram espirulina pode fazer com que as pessoas não se sintam cansadas rapidamente.

7. Potencial para controlar os níveis de açúcar no sangue

Quando combinados com a terapia, os benefícios das algas podem ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Em um estudo, foi comprovado que consumir clorela por 12 semanas pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em jejum em indivíduos que correm o risco de sofrer de doenças relacionadas ao estilo de vida. Outro estudo mostrou que o consumo de algas verdes pode controlar os níveis de açúcar no sangue e melhorar a sensibilidade à insulina em pacientes com fígado gorduroso não alcoólico. Os mesmos benefícios vêm de espirulina que pode reduzir significativamente os níveis de açúcar no sangue. Em alguns casos, é ainda mais eficaz do que medicamentos para diabetes populares, como a metformina. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Tomar suplementos pode ter um impacto positivo na saúde. Lembre-se de que os suplementos podem interagir com outras drogas que estão sendo consumidas. Para descobrir se é seguro tomar suplementos diários de algas, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.