Não entre em pânico, isso causa manchas de sangue durante a gravidez

Para vocês que estão grávidas, é claro que o aparecimento de manchas de sangue pode causar preocupação para o bebê que está carregando e para sua própria segurança. No entanto, nem todas as manchas de sangue indicam aborto ou problemas de gravidez. Existem várias coisas que podem causar manchas de sangue durante a gravidez. [[Artigo relacionado]]

Manchar sangue durante a gravidez é perigoso?

Manchas de sangue durante a gravidez nem sempre são perigosas e cerca de 50% das mulheres grávidas que as apresentam acabam dando à luz bebês saudáveis. No entanto, isso não significa que você não deve se preocupar. Geralmente, as manchas de sangue aparecem no primeiro trimestre da gravidez. No entanto, se isso ocorrer no segundo ou terceiro trimestre. Consulte imediatamente um médico porque teme-se que haja algum problema com o seu útero.

Causas de manchas de sangue durante a gravidez

Manchas de sangue durante a gravidez costumam estar associadas à possibilidade de aborto espontâneo, mas você não precisa entrar em pânico imediatamente, porque existem outras causas de manchas que não são fatais.
  • Sangramento devido à fertilização

Uma causa comum de manchas de sangue durante a gravidez é devido à fixação do óvulo fertilizado na parede uterina. Essas manchas de sangue duram várias horas ou dias e aparecem de seis a 12 dias após a concepção. Este evento é frequentemente chamado Sinal de Hartman.
  • Mudanças no útero

Quando você está grávida, seu corpo distribui sangue adicional para o útero. Às vezes, fazendo sexo ou passando por Esfregaço de PAP pode causar manchas de sangue durante a gravidez. Esta não é uma condição séria.
  • Infecção

Infecções no útero, vagina ou infecções devido a doenças sexualmente transmissíveis podem ser a causa de manchas de sangue durante a gravidez durante o primeiro trimestre. Mesmo que ocorra no primeiro trimestre, é uma condição comum vivenciada pelas mulheres, como uma etapa para que não haja mais complicações você precisa consultar um médico.
  • Pólipos no útero

Pólipos ou tumores benignos podem aparecer no útero durante o segundo trimestre e desencadear manchas de sangue durante a gravidez. Normalmente, os pólipos aparecem devido a altos níveis de estrogênio ou aumento dos vasos sanguíneos no tecido uterino.
  • Gravidez ectópica

Uma gravidez ectópica é uma condição médica que precisa ser tratada imediatamente e é causada pela implantação de um óvulo fertilizado fora do útero. As mulheres grávidas que têm uma gravidez ectópica podem sentir tonturas, fraqueza ou desmaio, pressão no reto e dor aguda ou surda no abdômen ou nos quadris.
  • Vinho grávido

Embora raro, mas a condição de uvas grávidas ou crescimento anormal de tecido no útero pode desencadear manchas de sangue durante a gravidez. Em vez de carregar um bebê, você tem um tumor que pode se transformar em câncer. Algumas outras indicações dessa condição são o rápido aumento do útero, náuseas e vômitos.
  • Placenta prévia

A placenta prévia é uma condição que requer atenção médica e ocorre quando a placenta fica muito baixa no útero ou bloqueia o acesso do bebê a ela. Este raro distúrbio pode desencadear um corrimento vaginal indolor.
  • Útero rasgado

Se você fez uma cesariana, as manchas de sangue que aparecem durante a gravidez podem indicar uma lágrima de uma cesariana anterior. Esta condição é muito perigosa e é caracterizada por dor e sensibilidade no abdômen. No entanto, as mulheres grávidas não precisam entrar em pânico imediatamente porque o rompimento do útero também é um evento raro.
  • A placenta está descolada

O descolamento da placenta do útero pode resultar no acúmulo de sangue entre a placenta e o útero. Esta condição é muito perigosa para você e seu bebê. Além de manchas de sangue, você pode sentir dor no abdômen e nas costas, caroços saindo da vagina e útero dolorido.
  • Aborto espontâneo

Em certos casos, manchas de sangue durante a gravidez podem indicar um aborto espontâneo, especialmente durante o início da 12ª semana de gravidez. Durante um aborto espontâneo, você pode sentir perda de peso, secreção rosa-esbranquiçada da vagina, sangramento vaginal intenso, dor nas costas, contrações ou cólicas abdominais, não sentir o feto se mover e pedaços de tecido saindo dos órgãos genitais.
  • Nascimento precoce

Não se engane, manchas de sangue durante a gravidez nem sempre são um sinal de aborto, porque às vezes as manchas de sangue na verdade indicam que seu filho vai nascer em breve, especialmente se a gestante estiver na 37ª semana de gravidez. Esse evento geralmente ocorre alguns dias ou semanas antes do parto, causado pela liberação do tampão mucoso na abertura do útero por onde o bebê está saindo.
  • Outras causas

Além das causas acima, existem outros fatores desencadeadores de manchas sanguíneas durante a gravidez, como alterações hormonais e exercícios físicos em excesso. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Quando há manchas de sangue na vagina, você precisa se acalmar primeiro, porque as manchas de sangue durante a gravidez não são necessariamente perigosas. Depois disso, procure um médico para fazer um exame e um tratamento adequado.