Orelhas de bebê fedorentas, reconheça a causa e como superá-la

Quando você sentir o cheiro da orelha de um bebê fedorento, não ignore. O cheiro nos ouvidos do bebê geralmente vem de cera. A cera serve para proteger o ouvido de objetos estranhos que queiram entrar. Porém, se a cera do bebê for excessiva ou mesmo acompanhada de secreção, certamente você deve ter cuidado. Pode ser que os ouvidos do bebê cheirem mal devido à falta de higiene ou indique uma infecção no ouvido de que seu filho esteja sofrendo.

Causas de orelhas de bebê malcheirosas

Aqui estão várias causas de orelhas de bebê fedorentas, das quais você deve estar ciente.

1. Má higiene do ouvido

As orelhas do bebê cheiram mal, mas não lacrimejam, pode ocorrer devido à falta de higiene. Se você não limpar os ouvidos do seu bebê com frequência, a cera pode acumular. Esse acúmulo de sujeira pode causar odores e bloqueios, fazendo com que os ouvidos do bebê doam e fiquem difíceis de ouvir.

2. Infecção do ouvido médio

As infecções de ouvido podem fazer com que os bebês chorem constantemente. O cheiro das orelhas do bebê também pode ser causado por infecções do ouvido médio. Essa condição ocorre quando há um acúmulo de líquido atrás do tímpano do bebê. Esse líquido acumulado pode desencadear o crescimento de bactérias ou vírus, resultando em infecção. À medida que a infecção piora, a inflamação atrás do tímpano também piora. Além do cheiro, essa condição também pode ser caracterizada por corrimento amarelo ou branco das orelhas do bebê, agitado, chorando constantemente, muitas vezes puxando as orelhas, febre e relutância em amamentar.

3. Ingestão de água

Ao dar banho ou nadar em seu bebê, tenha cuidado, pois a água pode entrar em contato com os ouvidos do seu filho. A água que fica no ouvido pode desencadear uma infecção, causando mau cheiro nos ouvidos do bebê. Essa condição também pode causar desconforto, coceira no canal auditivo, vermelhidão na parte interna da orelha, pus, febre e problemas auditivos.

4. A entrada de objetos estranhos

A próxima causa possível de orelhas de bebê fedorentas é a entrada de objetos estranhos nas orelhas de seu filho. Insetos, contas ou qualquer resíduo que entre no ouvido pode causar cheiro de cera. A entrada de objetos estranhos também pode fazer o bebê sentir dor no ouvido. Essa condição pode ser caracterizada pelo fato de o bebê coçar as orelhas, fazer barulho ou chorar constantemente para confundir os pais. Você deve descobrir imediatamente a causa das orelhas fedorentas do seu filho. Não deixe a condição piorar a ponto de atrapalhar sua audição. [[Artigo relacionado]]

Como lidar com orelhas de bebê fedorentas

Há várias coisas que você pode fazer para lidar com o problema das orelhas de bebê com mau cheiro. De limpar seus ouvidos a levá-lo ao médico, aqui estão algumas etapas que você pode seguir

1. Limpar as orelhas do bebê

Se as orelhas malcheirosas de seu bebê forem causadas por falta de higiene, tente limpar suas orelhas. Use uma toalha macia levemente umedecida com água morna. Em seguida, esfregue suavemente as costas e a parte externa da orelha do bebê até que a cera seja removida.

2. Usando gotas para os ouvidos

Gotas para os ouvidos para ajudar a remover o acúmulo de cera Você também pode usar gotas para os ouvidos prescritos pelo médico para remover o acúmulo de cera de bebê que causa odor. Veja como usar os colírios que você pode fazer.
  • Deite o bebê deitado de lado, a orelha onde a cera se acumulou deve estar voltada para cima.
  • Abandone o medicamento de acordo com as recomendações do médico e deixe repousar por 10 minutos.
  • Retorne o bebê à posição de forma que a orelha tratada fique voltada para baixo.
  • Deixe as gotas de ouvido que foram misturadas com a cera para fora das orelhas do bebê.

3. Tratamento de infecções de ouvido

As orelhas de bebês com mau cheiro, causadas por infecção, desaparecem por conta própria em 2 a 3 dias. No entanto, se essa condição não desaparecer, você pode tratá-la com antibióticos prescritos por um médico. Os antibióticos são geralmente recomendados para bebês de 6 meses de idade ou menos com infecção por otite média, bebês de 6 meses ou mais que apresentam sintomas graves e bebês de 6 a 24 meses de idade com otite média em ambas as orelhas. Os médicos também podem prescrever medicamentos para reduzir a febre, se seu filho tiver. Além disso, você ainda precisa atender às necessidades de fluidos do bebê, dando-lhe leite materno ou fórmula para ajudar a acalmá-lo. Além disso, compressas quentes podem ser usadas para reduzir a dor causada pela infecção. No entanto, certifique-se de que a água não está quente, pois teme-se que possa ferir a pele do seu filho. Se você quiser perguntar mais sobre orelhas de bebê fedorentas, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play .