A falta de ar pode ser causada por muitas coisas, incluindo Covid-19

Sentir falta de ar ou falta de ar pode ser uma experiência assustadora, especialmente porque é um dos sintomas da infecção por Covid-19. No entanto, você não deve pensar negativamente primeiro, porque essa condição pode ser categorizada como normal em algumas situações. Falta de ar, ou no mundo da medicina conhecida como dispneia, é uma condição em que o peito parece estar se contraindo. Você não apenas sente falta de ar, mas também tem dificuldade para respirar, dor no peito e uma sensação de sufocamento. A falta de ar normal é sentida por pessoas que acabaram de fazer exercícios intensos, experimentaram mudanças drásticas de temperatura, estão em grandes altitudes ou são obesas. Se você costuma sentir dispnéia sem as condições mencionadas acima, consulte imediatamente um médico.

A falta de ar pode ocorrer como resultado desta condição grave

A falta de ar pode ocorrer devido a alergias. Em muitos casos, a falta de ar é causada pelo surgimento de ataques de pânico ou ansiedade devido a certas situações ou devido a doenças crônicas. Os ataques de pânico costumam ser confundidos com um ataque cardíaco, tornando a pessoa ainda mais em pânico. Se você tem certeza de que não está sentindo ansiedade ou pânico, pode ser que a falta de ar seja causada por certos problemas de saúde, como:
  • Alergia

    Essa condição ocorre quando você entra em contato com ou inala alérgenos, que variam da poeira ao ar frio (alergias ao frio). A falta de ar pode ser um sinal de uma reação alérgica perigosa (anafilaxia) que deve ser tratada imediatamente.
  • Asma

    A falta de ar também é um dos sintomas comuns dos asmáticos.
  • Doença cardíaca

    Esta doença pode assumir várias formas, como insuficiência cardíaca congestiva, ataque cardíaco ou anomalias do ritmo cardíaco (arritmias), bem como outras doenças dos órgãos do coração.
  • Doença pulmonar

    As formas de doença pulmonar que geralmente causam falta de ar são tuberculose (TB), pneumonia, edema pulmonar, embolia pulmonar e outras.
  • Sarcoidose

    Esta é uma condição rara quando o corpo apresenta inflamação em vários pontos, como pulmões, baço, olhos e pele.
  • Covid-19

    Conforme mencionado acima, a falta de ar ou falta de ar é um dos sintomas de Covid-19, além de febre e tosse. Essa condição pode se tornar grave em pouco tempo.
Em pessoas com sobrepeso ou obesas, a falta de ar também pode ocorrer repetidamente. Da mesma forma, pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e disfunção cardíaca. Se a falta de ar persistir, a ponto de causar dores insuportáveis, não demore a consultar um médico, para que a causa seja encontrada imediatamente e você receba o tratamento adequado. [[Artigo relacionado]]

Primeiros socorros para superar a falta de ar

O tratamento para a falta de ar dependerá da causa. Como primeiros socorros, existem etapas simples que você pode seguir, como:

1. Respiração labial contraída

Esta é a técnica mais simples para aliviar a falta de ar ou falta de ar. Tudo o que você precisa fazer é relaxar o pescoço e os ombros, inspirar pelo nariz e, em seguida, expirar lentamente pela boca em uma posição de lábios assobiando. Respiração labial contraída pode ajudar a expelir o ar preso nos pulmões. Essa técnica também é segura para uso entre atividades extenuantes, como curvar-se, levantar objetos pesados ​​ou subir escadas.

2. Sentado curvado

Se você estiver sentado, tente inclinar-se para a frente sobre os cotovelos e respirar normalmente. Se houver uma mesa à sua frente, coloque a cabeça na mesa apoiada no braço ou no travesseiro.

3. Durma em uma posição relaxada

Dormir de lado pode aliviar a falta de ar. Você pode fazer uma posição relaxada para reduzir a falta de ar, deitando-se de lado. Posicione o travesseiro mais alto, de modo que a cabeça fique elevada. Além disso, coloque um travesseiro entre as pernas. Como alternativa, você pode deitar-se de costas com um travesseiro de apoio.

4. Respire usando o diafragma

Esta técnica de respiração é realizada na posição sentada. Certifique-se de que seus ombros, cabeça e pescoço estão relaxados. Coloque as palmas das mãos sobre o estômago, inspire lentamente pelo nariz e sinta o movimento do estômago ao inspirar. Em seguida, expire com a boca como se estivesse assobiando, mas também sinta que seu estômago está vazio. Faça esta técnica por pelo menos 5 minutos.

A importância das mudanças no estilo de vida para superar a falta de ar

Se houver falta de ar devido à obesidade, você também deve fazer mudanças no estilo de vida para eliminar essa condição. Se uma alergia causar falta de ar, identifique o alérgeno tanto quanto possível e evite-o. O resto, o tratamento da falta de ar vai depender da doença que a causa. Para pessoas com doenças pulmonares ou cardíacas, por exemplo, evite fumar e a possibilidade de se tornarem fumantes passivos. Se necessário, consulte seu estado de saúde com um especialista. Para saber mais sobre a causa da falta de ar, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.