O primeiro amor é difícil de esquecer? Esta é a explicação científica

Muitas pessoas podem achar difícil esquecer seu primeiro amor. Não importa quantos relacionamentos amorosos você tenha com outras pessoas, talvez você até tenha um novo parceiro ou tenha uma família, o primeiro amor não pode simplesmente ser esquecido. Então, você é uma daquelas pessoas que ainda tem dificuldade em esquecer o primeiro amor? Na verdade, o que faz o primeiro amor ficar tão marcado no coração? Confira a descrição no artigo a seguir.

A razão pela qual o primeiro amor é difícil de esquecer

Embora pareça clichê, não são poucas as pessoas que têm dificuldade em esquecer o primeiro amor que tricotam há anos. Apaixonar-se pela primeira vez pode mudar sua vida e as emoções que você sente são muito fortes. Na verdade, há vários motivos pelos quais é difícil esquecer o primeiro amor.

1. Hormônios e conexões cerebrais

O primeiro amor é difícil de esquecer porque a conexão emocional é tão intensa Uma das razões pelas quais é difícil esquecer o primeiro amor é porque os hormônios e as conexões cerebrais desempenham um grande papel nele. O primeiro amor costuma ser uma conexão emocional muito forte. Em alguns casos, o primeiro amor ocorre antes que a parte lógica do cérebro esteja totalmente desenvolvida. Especialmente nessa época, você ainda pode ser um adolescente e os hormônios do corpo estão altos. O vínculo emocional é tão forte por causa da liberação do hormônio oxitocina, o mesmo hormônio que fortalece o vínculo entre a mãe e o bebê. A oxitocina é conhecida como o hormônio do amor que ajuda duas pessoas a se relacionarem e ajuda você a se tornar mais aberto, confortável e confiante em relação aos outros, neste caso, seu primeiro amor. As coisas simples que você faz, como dar as mãos, abraçar e beijar no primeiro amor, são muito íntimas e poderosas. Quando é feito com alguém pela primeira vez, é natural que você ache difícil esquecer.

2. Como funciona o cérebro

O primeiro amor é difícil de esquecer também pode estar relacionado ao funcionamento do cérebro. Quando você se apaixona, vários hormônios, como dopamina, oxitocina e serotonina, inundam o cérebro pela primeira vez. Esses hormônios fazem você se sentir eufórico e com intensas sensações de prazer. Principalmente quando acompanhado de toque físico, como dar as mãos, abraçar e beijar. A maioria das pessoas se apaixona pela primeira vez na adolescência, quando o cérebro se torna sensível a uma experiência satisfatória e prazerosa, como se apaixonar. Isso é o que torna a experiência do primeiro amor difícil de esquecer, porque está embutida no cérebro de uma forma muito clara e memorável.

3. Primeira experiência

A razão pela qual o primeiro amor é difícil de esquecer é porque é a sua primeira experiência. Sim, o que distingue o primeiro amor dos outros amores é o efeito da sensação da "primeira experiência". Porque, naquele momento, você está experimentando o amor verdadeiro pela primeira vez. Como resultado, tudo o que você faz pela primeira vez com o Ele é a primeira coisa que acontece em sua vida para que continue a ficar gravado em seu coração e em sua memória. O primeiro amor é o momento em que você dá as mãos pela primeira vez. Por exemplo, você pode se lembrar da primeira vez que deu as mãos, abraçou e beijou seu primeiro amor. Bem, o efeito dessa "primeira experiência" é o que torna as memórias do primeiro amor tão memoráveis ​​e torna difícil para você esquecê-las.

4. Memória gravada

Memórias relacionadas ao seu primeiro amor podem voltar de vez em quando no presente. Por exemplo, quando você vê um objeto, ouve uma música ou cheira um perfume que pode parecer familiar para ele. De acordo com um estudo publicado na revista Neuron, isso ocorre porque todas as memórias registradas quando você se apaixonou são armazenadas nas áreas sensoriais do cérebro. Além disso, os nervos olfatório e auditivo estão localizados muito próximos à amígdala. A amígdala é um pequeno órgão do cérebro com a forma de um feijão. Esse órgão é capaz de regular memórias e experiências relacionadas às emoções, sejam elas sensações de prazer, tristeza e medo. Além disso, o nervo olfatório também está muito próximo ao hipocampo. O hipocampo é uma área do cérebro responsável por respostas comportamentais e emocionais ao relembrar memórias explícitas (conscientes) ou espaciais (relações entre locais e outros objetos de referência específicos).

O primeiro amor pode ser uma lição

Embora seja difícil esquecer, o primeiro amor não é necessariamente o melhor. Você pode ser capaz de amar mais o segundo, o terceiro ou o último amor. No entanto, o primeiro amor ainda afeta sua vida amorosa depois. Por exemplo, você aprenderá sobre o que deseja e como realizar os desejos de seu parceiro. Você também aprende como deseja que seu parceiro o trate. Ao encerrar um relacionamento com seu primeiro amor, você também aprenderá como é ter um coração partido. Existem muitos momentos de aprendizagem que você pode encontrar ao se apaixonar pela primeira vez. Porém, com o passar do tempo com outros amores, certamente você aprenderá coisas novas.

Como passar rapidamente do primeiro amor

Se você sentir que deseja sair da armadilha de sua primeira história de amor imediatamente e seguir em frente, aqui estão algumas maneiras rápidas de seguir em frente que você pode tentar.
  • Permita-se sentir e expressar toda a dor e memórias de seu primeiro amor. Na verdade, o fim de uma história de amor é bastante doloroso, especialmente na primeira história de amor. No entanto, permitir-se sentir isso pode tornar mais fácil para você aceitá-lo e acelerar a cura de um coração partido.
  • Crie uma distância da pessoa em questão, mesmo que pareça pesado. No entanto, isso é muito importante no processo de seguir em frente e esquecer.
  • Jogue fora as memórias de seu ex. Itens como ingressos de cinema, fotos memoráveis, cartas de amor e outros itens podem fazer com que seja difícil esquecê-los. Portanto, você deve simplesmente jogá-lo fora ou dá-lo a outra pessoa.
  • Escreva uma mensagem de seus sentimentos reprimidos por seu ex. Mesmo que você não tenha o desejo ou a coragem de enviá-lo, escrever uma mensagem que contenha seus sentimentos mais profundos por ele pode ajudá-lo a seguir em frente rapidamente e a aceitar a separação.
  • Concentre-se em construir-se para ser melhor. Você pode se distrair fazendo atividades positivas que o fazem se sentir melhor, como começar um novo hobby ou tentar novas atividades positivas.
  • Aprender a perdoar o passado é muito importante no processo de seguir em frente. Quando você continua cheio de culpa por causa do rompimento, ou ainda guarda rancor porque acha que o rompimento foi sua culpa, você pode segurar o tempo para seguir em frente. Portanto, aprenda a aceitar e perdoar o que aconteceu.
[[artigo relacionado]] O primeiro amor parece mais íntimo e intenso, o que faz muitas pessoas acreditarem que amam o primeiro mais do que os outros. Isso é o que torna difícil para eles, incluindo você, esquecer o primeiro amor. Mas só porque o seu primeiro amor é difícil de esquecer, não significa que é o seu único amor verdadeiro. Para algumas pessoas, o primeiro amor pode ser o amor verdadeiro, mas para outras é apenas uma lição.