Como ler um eletrocardiograma, realmente só pode ser feito por um médico?

Quando há problemas ou distúrbios no órgão cardíaco, o médico geralmente sugere a realização de vários exames. Um eletrocardiograma ou EKG é um dos testes mais comumente recomendados para verificar se há problemas com o coração. Ler um ECG não é tão fácil quanto os padrões que aparecem na tela, pois cada padrão tem seu significado. Você deve consultar um médico para saber como ler o eletrocardiograma corretamente.

Como ler um ECG?

Os resultados do teste de ECG formam um padrão de linhas na tela do computador. A leitura de um ECG só pode ser feita por um médico. Um eletrocardiograma ou EKG funciona lendo os sinais elétricos naturais do coração durante um período de tempo. Este sinal elétrico para o coração é responsável por mover o músculo cardíaco para se contrair e bombear o sangue para todas as partes do corpo. Os músculos do coração em contração criam um batimento cardíaco. Normalmente, em um minuto, o coração bate de 60 a 100 vezes.

Como ler um ECG com resultados anormais

A leitura de um eletrocardiograma certamente requer uma análise médica, mas a leitura de um eletrocardiograma não pode ser feita isoladamente e requer a análise de um médico que relacionará as queixas do paciente aos resultados do exame físico encontrado. Os resultados anormais do teste de ECG são geralmente causados ​​por certas doenças ou distúrbios. Normalmente, um EKG anormal terá um padrão de batimento cardíaco irregular ou um ritmo irregular. Quando o coração é perturbado, as ondas na tela do computador formam um padrão irregular ou diferente do normal.

Indicações para um teste de EKG

Você será aconselhado a se submeter a um teste de EKG quando houver vários sintomas de problemas físicos com o coração, tais como:
  • Dor no peito
  • Batimento cardíaco anormal
  • Pulso rápido
  • Fadiga ou diminuição da capacidade de realizar atividades
  • Tontura ou confusão
  • Difícil de respirar
Se você não tiver esses sintomas, não será necessário fazer um teste de EKG. No entanto, o médico irá sugerir um teste de ECG como precaução se houver histórico de doença cardíaca na sua família. Os testes de ECG são geralmente realizados para detectar a presença ou ausência de distúrbios no órgão cardíaco ou como um exame do desenvolvimento da saúde cardíaca, como:
  • Distúrbios do ritmo cardíaco
  • Problemas com a estrutura do coração
  • Saber quão eficaz tem sido o tratamento para doenças cardíacas
  • Bloqueio ou estreitamento dos vasos sanguíneos do coração que pode desencadear um ataque cardíaco ou dor no peito
  • Diagnosticar um ataque cardíaco
  • Detecta se há anormalidades eletrolíticas, como alto teor de potássio e cálcio.

Preparativos a fazer antes de se submeter a um teste de EKG

Durante o teste de ECG, seu corpo será conectado a eletrodos que registram a atividade elétrica do coração.Antes de se submeter a um exame de ECG, você não precisa saber como ler um ECG. Basicamente, o médico sabe ler melhor um EKG e verificará os padrões das ondas na tela do computador. No entanto, há várias coisas que precisam ser preparadas antes de fazer um exame de EKG, como:
  • Use roupas e calças que sejam fáceis de remover, pois o médico colocará eletrodos na pele do tórax e das pernas
  • Evite usar loção ou creme gorduroso e pegajoso no dia do exame de ECG porque loção ou cremes pegajosos podem dificultar a aderência dos eletrodos à pele
  • Os homens devem raspar os pelos do peito para que os eletrodos possam aderir à pele e captar melhor os sinais elétricos

Como é feito o procedimento de teste de ECG?

O procedimento de exame de ECG começará com você deitado no espaço fornecido. Depois disso, serão colocados 10 eletrodos na pele dos braços, tórax e pernas. Por meio desses eletrodos, sinais elétricos em 12 partes do seu coração serão capturados e exibidos na tela de um computador na forma de padrões de onda. Todo o procedimento de ECG levará aproximadamente 10 minutos. O aparecimento do padrão de onda na tela do computador leva apenas alguns segundos. Quando os padrões de onda aparecerem na tela, o médico que sabe ler um EKG analisará os distúrbios que ocorrem em seu órgão cardíaco. Às vezes, o médico também verifica a condição do coração com outros tipos de ECG, como monitores Holter, testes de estresse e assim por diante. Se você tiver certos distúrbios ou problemas cardíacos, como dor no peito, falta de ar e assim por diante, consulte um médico para fazer um exame e obter uma maneira mais detalhada e precisa de ler um ECG.