Diferentes graus de queimaduras precisam de diferentes tratamentos

As queimaduras são lesões na pele que podem ser experimentadas por qualquer pessoa. No entanto, de acordo com o relatório da OMS, mulheres e crianças são os dois grupos mais vulneráveis ​​a esse tipo de lesão. Se você ou alguém próximo a você tiver uma queimadura, é importante saber o grau da queimadura para que seja tratada de forma adequada e otimizada. A razão é que as queimaduras se dividem em três graus, com características e tratamentos diferentes.

O que causa queimaduras?

Uma das causas das queimaduras é a exposição ao sol. As queimaduras podem ocorrer por vários motivos. A causa mais comum é a exposição a chamas abertas, como chamas de velas, fogões, churrasqueiras, incensos e outros. Ser atingido pelo escapamento de uma motocicleta e ficar exposto ao frio e ao sol por muito tempo também pode causar queimaduras. Não apenas as causas são diferentes, o grau das queimaduras pode ser diferente para cada lesão.

Conheça o grau da queimadura para que seja tratada adequadamente

Quanto mais alto o grau da queimadura, mais grave é a condição. Com base nos danos à pele ocorridos, o grau da queimadura é dividido em três níveis, a saber, o primeiro, o segundo e o terceiro grau. Cada um possui características e formas de manuseio diferentes. Aqui está a explicação completa:

Primeiro grau de queima (queimadura de primeiro grau)

As queimaduras de primeiro grau afetam apenas a camada mais externa da pele. A pele ficará vermelha, dolorida, inchada, mas sem bolhas. Um exemplo de queimadura de primeiro grau é a pele queimada pela exposição ao sol. Normalmente, a ferida cicatriza em 7 a 10 dias com atendimento domiciliar. No entanto, você ainda deve consultar um médico se o tamanho da queimadura for maior que 7 cm e ocorrer na face, joelhos, pernas, coluna e ombros. Como queimaduras de primeiros socorros, os tratamentos caseiros que você pode realizar incluem:
  • Mergulhe a ferida em água fria por cinco minutos. Mas não use água gelada porque pode agravar ainda mais a condição da pele.
  • Consumo paracetamol ou ibuprofeno para o alívio da dor.
  • Aplicar pomada lidocaína que contém aloe vera para superar o desconforto na pele.

Segundo grau de queima (queimadura de segundo grau)

Nas queimaduras de segundo grau, os danos à pele ocorrem nas camadas mais profundas da pele. A pele pode formar bolhas, ficar muito vermelha e dolorida. No grau 2, bolhas ou bolhas cheias de água geralmente aparecem e essas bolhas às vezes podem estourar. As queimaduras de segundo grau geralmente cicatrizam em 2 a 3 semanas. É só isso, o pigmento da pele vai mudar. Se as bolhas forem graves o suficiente, demorará mais para cicatrizar. Você pode aplicar os seguintes métodos para acelerar a cicatrização de queimaduras de segundo grau:
  • Correr água fria por 15 minutos na pele queimada
  • Tome analgésicos, como paracetamol ou ibuprofeno
  • Aplique um creme antibiótico para acalmar a pele com bolhas
Se ocorrer no rosto, mãos, nádegas, virilha e pés, a queimadura não deve ser tratada em casa. Consulte imediatamente um médico para que seu ferimento possa ser tratado adequadamente.

Terceiro grau de queima (queimadura de terceiro grau)

Este é o grau mais grave de queimadura devido a extensos danos à pele. Nesse tipo de queimadura, a cor da pele pode ser branca, marrom e preta. Mas a pele geralmente não forma bolhas. As queimaduras de terceiro grau podem não causar nenhuma dor. O motivo é que uma ferida muito larga pode destruir os nervos de modo que a pele fica dormente. Você deve ir ao pronto-socorro imediatamente se tiver uma queimadura de terceiro grau. Enquanto espera por ajuda médica ou durante uma viagem, você pode elevar o membro ferido a um nível mais alto do que o coração. Os médicos geralmente recomendam cirurgia para queimaduras de terceiro grau.

Outra maneira de medir o grau de queima

Além do grau de queimadura acima, a gravidade das queimaduras em adultos pode ser calculada pela fórmula da Regra dos Nove. Aqui está a explicação:
  • Área da cabeça: 9 por cento
  • Peito: 9 por cento
  • Estômago: 9 por cento
  • Costas e nádegas: 18 por cento
  • Cada braço: 9 por cento
  • Cada perna: 18 por cento
  • Sexo: 1 por cento
Por exemplo, pessoas com queimaduras no peito, abdômen e genitais apresentam uma área queimada de 19%. A partir dessa porcentagem, os médicos podem fornecer o tratamento adequado. Enquanto isso, se a porcentagem de queimaduras for superior a 20 por cento, o paciente corre o risco de sentir falta de fluidos e entrar em choque e colocar a vida em perigo. [[artigo relacionado]] Esteja ciente de que o grau de sua queimadura pode mudar com o tempo. Por exemplo, se você tiver uma lesão mais profunda. Portanto, você precisa tratar as queimaduras de maneira adequada e ficar alerta. Observe as mudanças em sua queima. É importante obter ajuda médica imediata e adequada, especialmente em queimaduras graves de segundo grau e queimaduras de terceiro grau. Da mesma forma, se ocorrerem queimaduras no rosto, mãos, pés, coxas e nádegas. Não atrase sua intenção de consultar um médico porque as queimaduras podem levar a muitas complicações. Um deles é a infecção.