Tipos de exames de DHF realizados para confirmar o diagnóstico

Embora ocorra com frequência, a dengue continua sendo uma das doenças que precisam ser vigiadas. O tratamento desta doença deve ser iniciado o mais rápido possível, antes que leve à morte. Antes do início do tratamento, exames de sangue e os resultados de outros exames de DHF serão realizados. Isso é para garantir que os sintomas experimentados sejam de fato dengue e não outra doença. Isso porque muitos dos sintomas da dengue são semelhantes aos sintomas de outras doenças, como a febre tifóide, por exemplo. Na verdade, o manuseio dos dois é bem diferente.

Quando um teste de DHF deve ser feito?

Testes de DHF precisam ser feitos quando sintomas como manchas vermelhas começam a aparecer. Pessoas infectadas com dengue geralmente se queixam de vários sintomas, como dores nas articulações, náuseas e tonturas. No entanto, essa condição é um sintoma comum de muitas doenças, não apenas da dengue. Normalmente, o médico examinará algumas características clínicas típicas antes de decidir que você precisa fazer um exame de sangue ou outro exame de dengue. Verificações adicionais serão realizadas, quando as seguintes condições começarem a aparecer:
  • Febre alta repentina sem motivo aparente
  • A febre não desaparece em 2 a 7 dias
  • Existem manchas vermelhas na pele
  • Sangramento nasal ou sangramento nas gengivas aparecem por conta própria
  • Vomitando sangue
  • Ampliação do coração
  • Os sintomas de choque aparecem, ou seja, o pulso é sentido rápido, mas fraco, a pressão arterial cai, pés e mãos frios, pele úmida e inquietação

Tipos de exame de DHF

O exame de sangue é um dos procedimentos de verificação da dengue. Se o médico decidir que você precisa fazer exames adicionais para a dengue, geralmente serão realizados os procedimentos a seguir.

1. Teste de sangue completo

Em um hemograma completo, todos os componentes do sangue serão contados. Os resultados desse teste mostrarão o número de hemocomponentes necessários para o diagnóstico, como plaquetas, plasma e hematócrito. Seu teste será positivo para dengue se:
  • Contagem de plaquetas 100.000 / µl
  • O valor do hematócrito aumentou até 20% do valor normal
  • O valor do hematócrito diminuiu para 20% do valor normal após receber terapia com fluidos

2. Teste NS1 Tes

NS1 é um tipo de proteína presente no vírus da dengue. Quando ocorre a infecção, o vírus libera essa proteína para entrar no sangue. Portanto, se você for positivo para DHF, essa proteína será lida em seu sangue. O teste NS1 é mais eficaz nos estágios iniciais da infecção, ou seja, dias 0-7 desde o primeiro aparecimento dos sintomas. Após passar no sétimo dia, esse teste não é mais recomendado.

3. Teste de sorologia IgG / IgM.

A Imunoglobulina G (IgG) ou Imunoglobulina M (IgM) é um tipo de anticorpo que se forma quando o corpo sofre uma infecção por dengue. Portanto, se houver um dos dois anticorpos no corpo, você pode ter certeza de que é positivo para dengue. Esses anticorpos não são formados imediatamente quando ocorre a infecção. Assim, ao contrário do teste NS1, os testes de IgG e IgM são geralmente realizados no quinto dia após o aparecimento dos sintomas.

Os resultados do laboratório de dengue são positivos, é o que precisa ser feito

Se você for positivo para dengue, precisará ser hospitalizado no hospital. Depois que o médico diagnosticar que você é positivo para dengue, o tratamento pode ser realizado imediatamente. Para superar esse vírus, não há realmente nenhum tratamento especial a ser feito. Os médicos geralmente irão instruí-lo a beber muita água para evitar a desidratação e dar-lhe medicamentos para reduzir a frequência dos vômitos e diminuir a febre. Mesmo assim, durante o período de recuperação, você ainda é aconselhado a permanecer no hospital para que o médico controle a ingestão de líquidos e os níveis de plaquetas, bem como o desenvolvimento dos sintomas de forma intensa. O tratamento também deve ser administrado imediatamente se, durante o período de cicatrização, ocorrer desidratação. Os sintomas de desidratação incluem:
  • Diminuição do volume e frequência de micção
  • As lágrimas não vão sair
  • Lábios e boca secos
  • Fraco e atordoado
  • Pés e mãos estão frios
Os médicos também podem dar medicamentos para reduzir a febre ou analgésicos adequados para as condições da dengue. Durante o tratamento, você será colocado em um IV para garantir a ingestão adequada de líquidos. Em casos graves de dengue, tratamentos como transfusões de sangue também podem ser realizados.

Notas de SehatQ

O exame de DHF é realizado como parte do processo de exame para obter um diagnóstico definitivo. Porque os sintomas da dengue costumam ser semelhantes aos de outras doenças, como a febre tifóide. Os testes adicionais exigidos consistem em hemograma completo, teste NS1 e teste IgG / IgM. Todos os três não são realizados ao mesmo tempo, mas gradualmente de acordo com as necessidades e condições. Quanto mais cedo o exame de DHF for realizado, mais cedo o tratamento começará. Assim, o risco de complicações da dengue que podem ocorrer pode diminuir.