Como tratar feridas purulentas em casa

Quando a ferida expele pus branco-amarelado, isso indica uma infecção. Como tratar feridas purulentas não deve ser descuidado, começando por aplicar uma compressa quente em casa ou atendimento domiciliar. Especialmente se uma ferida purulenta aparecer após a cirurgia, isso significa que ocorreram complicações. Isso requer tratamento médico imediato da ferida. Os médicos geralmente prescrevem antibióticos para tratar a infecção.

Causas do aparecimento de pus

O pus é uma consequência natural que surge quando o corpo combate infecções. Geralmente, essa infecção ocorre devido à infecção por bactérias ou fungos. A cor pode ser amarelada, esverdeada, castanha, emitindo por vezes um aroma desagradável. Um tipo de leucócito, nomeadamente os neutrófilos, desempenha um papel no combate a agentes patogénicos, sejam infecções fúngicas ou bacterianas. Quando substâncias estranhas são detectadas, outros leucócitos na forma de macrófagos irão ativar o alarme e produzir moléculas de proteínas de citocinas.. A presença dessas citocinas então dá um sinal aos neutrófilos, que então ativa a defesa do corpo contra patógenos na área infectada. O acúmulo de neutrófilos causa pus rapidamente.

Como tratar uma ferida purulenta

Como tratar uma ferida purulenta realmente depende do gatilho. Algumas das maneiras são:

1. Automedicação em casa

Se aparecer pus na superfície da pele e for facilmente acessível, não há necessidade de intervenção médica. O tratamento de feridas purulentas pode ser feito em casa. Uma delas é aplicar uma compressa quente na área purulenta por cerca de 5 minutos. Este método pode aliviar o inchaço e também abrir um abcesso na pele. Assim, o processo de cicatrização pode ser mais rápido.

2. Faça uma compressa quente

A maneira de tratar feridas purulentas em casa é aplicar uma compressa quente. O truque é comprimir feridas cheias de pus com um pano macio ou uma toalha umedecida com água morna. Você pode fazer isso por cinco minutos e repetir esta etapa várias vezes ao dia para fazer a ferida secar mais rápido. Se a ferida de pus que você apresentar for profunda o suficiente e tiver uma infecção grave, você deve consultar um médico imediatamente para um tratamento imediato. O médico pode realizar pequenas ações para drenar o pus. Além disso, o médico também pode prescrever antibióticos para prevenir o aparecimento de uma infecção mais grave.

3. Não descasque as crostas enegrecidas

Uma maneira de prevenir uma crosta inflamada é não descascá-la. Claro, a aparência de uma crosta pode causar uma sensação de coceira que faz você querer coçar ou até descascar, mas você não deve fazer isso. A razão é que descamar as cicatrizes só abrirá feridas que não cicatrizaram e retardará o processo de recuperação. Como resultado, a área da pele ficará vermelha novamente, até mesmo sangrando ou saindo pus.

4. Mantenha a área da ferida úmida

Manter a área da ferida úmida também é uma maneira de evitar a ocorrência de crostas purulentas. Além de acelerar o processo de recuperação, esta etapa também pode prevenir a coceira que faz você querer descascar as crostas. A American Academy of Dermatology recomenda o uso devaselina como um remédio para crostas para hidratar a área da ferida e prevenir a formação de uma cicatriz maior. Você também pode usar outros hidratantes, como óleo de coco, loção ou pomada.

5. Mantenha a ferida limpa

A maneira de evitar o aparecimento de crostas purulentas é manter a ferida limpa. Embora uma crosta seja um sinal de que a ferida está começando a cicatrizar, as áreas úmidas da ferida também estão sujeitas a infecções bacterianas. As infecções podem dificultar o processo de cicatrização de feridas e podem até piorar feridas existentes. Se as feridas e cicatrizes estiverem abertas ou expostas à sujeira, limpe imediatamente com água morna e sabão neutro. Use um pano macio ou toalha para secar a pele. Evite esfregar a toalha na área da pele ferida, pois ela pode descascar crostas purulentas.

6. Cubra a área da pele onde há feridas purulentas, se necessário

A maneira de evitar crostas purulentas é cobrir a ferida com uma bandagem esterilizada e gaze. Com isso, você também não sente "coceira" para descascar a ferida purulenta.

7. Administração de antibióticos

Se aparecer pus após a cirurgia, significa que há uma complicação que requer atenção médica imediata. O médico prescreverá antibióticos ou medicamentos tópicos para tratar a infecção. A administração deste medicamento irá acelerar o processo de cicatrização e prevenir complicações futuras. Enquanto isso, se houver um abscesso, o médico irá considerar se é necessário drenar o pus. O procedimento consiste em fazer uma incisão na área da ferida e receber tratamento médico especial. Tanto quanto possível, mantenha a área da ferida ou abscesso limpa. Não tente resolver sozinho, pois isso pode levar a complicações. Quando ocorre uma infecção na pele, a área ao redor do abscesso fica quente ao toque e pode ficar vermelha. Além disso, outros sintomas podem aparecer, como febre, calafrios e fraqueza. [[Artigo relacionado]]

Por que as feridas purulentas pós-operatórias são perigosas?

Qualquer incisão ou ferida aberta feita em um procedimento cirúrgico pode causar infecção, chamada infecção do sítio cirúrgico. Supuração pós-operatória é um sinal de infecção e deve ser tratada imediatamente. Feridas purulentas podem aparecer em 1-3% dos casos pós-operatórios. Além disso, outros fatores de risco são:
  • Sofrendo de diabetes
  • Fumaça
  • Obesidade
  • Procedimentos cirúrgicos que duram mais de 2 horas
  • Condições autoimunes
  • Submetendo-se a tratamento médico que enfraquece o sistema imunológico, como quimioterapia
O aparecimento de uma infecção purulenta da ferida após a cirurgia pode ocorrer devido a equipamentos contaminados, gotas, ou bactérias que estiveram na pele antes da operação. Pessoas que têm uma infecção após a cirurgia podem sentir outros sintomas, como vermelhidão na área operada, calor ao toque e febre.

Previna feridas purulentas

Um abscesso onde há uma ferida purulenta pode se formar na superfície da pele ou no corpo. No entanto, existem algumas áreas do corpo que são mais suscetíveis à exposição a bactérias, como o trato urinário, boca, pele e olhos. Algumas infecções não podem ser evitadas, mas o risco pode ser reduzido por:
  • Mantenha as feridas abertas secas e limpas
  • Não compartilhe um barbeador com outras pessoas
  • Não suprime acne ou feridas
Além disso, se alguém tiver um abscesso ou ferida purulenta, é melhor não compartilhar toalhas e roupa de cama com outras pessoas. Lembre-se sempre de lavar as mãos toda vez que tocar no abscesso. [[artigos relacionados]] Também é altamente recomendado para pessoas com feridas purulentas que não usem instalações públicas compartilhadas, como piscinas ou piscinas. Academia para evitar que a infecção piore.