Estes são os tipos de fluidos intravenosos e suas funções que você precisa saber

A infusão é um tratamento médico realizado através da administração de fluidos e medicamentos diretamente pela veia. O tipo de fluido intravenoso administrado pode servir como fluido de manutenção ou fluido de ressuscitação quando o paciente está em estado crítico. Geralmente, os fluidos intravenosos são administrados pela equipe do hospital a pacientes que perderam fluidos e nutrientes no corpo. Esse tratamento médico é feito fluindo o corpo através de um tubo e uma agulha intravenosa em uma veia.

Objetivo dos fluidos intravenosos

Os fluidos intravenosos para tratamento médico geralmente consistem em água contendo eletrólitos, açúcar ou certos medicamentos, dependendo da condição do paciente. Existem várias condições que fazem uma pessoa precisar de fluidos intravenosos, incluindo:
  • Sentindo falta de fluidos corporais (desidratação) devido a doença ou atividade excessiva.
  • Tratamento causado por infecção com antibióticos
  • Controle da dor usando certos tipos de drogas
  • Tratamento quimioterápico

Vários tipos de fluidos de infusão e seus benefícios

Existem vários tipos de fluidos intravenosos que podem ser usados ​​pelos pacientes ao receberem tratamento médico em um hospital. A quantidade e o tipo de fluidos intravenosos administrados dependerão da condição do paciente, da disponibilidade de fluidos, da finalidade da administração de fluidos intravenosos, do tamanho do corpo e da idade. Os fluidos de infusão comumente usados ​​são divididos em dois tipos, a saber, fluidos de infusão cristalóides e colóides.

1. Fluido de infusão de cristalóide

Cristaloides são o tipo mais comum de fluido de infusão usado no tratamento médico. Os fluidos de infusão de cristalóide contêm cloreto de sódio, gluconato de sódio, acetato de sódio e cloreto de magnésio. Os fluidos de infusão de cristalóide têm pequenas partículas que se movem facilmente da corrente sanguínea para as células e tecidos do corpo. Esse tipo de fluido de infusão costuma ser usado para restaurar o equilíbrio eletrolítico, equilibrar o pH, hidratar o corpo que está desidratado, para ser usado como fluido de reanimação para salvar vidas. Existem vários tipos de fluidos de infusão de cristalóides, incluindo:
  • Fluido de infusão salina

O fluido salino é um tipo de fluido de infusão de cristalóide mais amplamente usado no tratamento médico. Existem soluções salinas que contêm 0,9 por cento de cloreto de sódio e 0,45 por cento de cloreto de sódio, que são solúveis em água. O tipo de solução salina com cloreto de sódio 0,9% tem como objetivo repor os fluidos corporais perdidos por vômitos, diarreia, sangramento, acidose metabólica e choque. Além disso, os fluidos de infusão de solução salina também funcionam para restaurar o equilíbrio eletrolítico e funcionam como fluidos de reanimação. Para pacientes com problemas cardíacos e doenças renais, não é recomendado o uso de infusão de solução salina a 0,9% por cento. A razão é que o teor de sódio nele pode causar retenção de líquidos ou volume excessivo de líquidos. Enquanto isso, solução salina de cloreto de sódio a 0,45% é administrada a pacientes com hipernatremia (distúrbios eletrolíticos) e cetoacidose diabética. A solução salina a 0,45 por cento de cloreto de sódio pode causar excesso de líquido nos pulmões (edema pulmonar) e diminuição dos níveis de eletrólitos.
  • Fluido de infusão campainha lactato
Ringer Lactato é um tipo de fluido de infusão de cristalóide que contém cloreto de sódio, cloreto de magnésio, cloreto de cálcio, lactato de sódio e água. Além de ter como objetivo restaurar o equilíbrio eletrolítico, a infusão campainha O lactato também é administrado para repor os fluidos corporais perdidos em uma lesão, lesão ou outra condição que faça com que você perca sangue rapidamente. Fluido de infusãocampainha O lactato não é recomendado para pessoas com pH corporal superior a 7,5, doença hepática que não consegue metabolizar o lactato e condições de acidose láctica.
  • Dextrose
A dextrose é um tipo de fluido intravenoso que contém apenas açúcar. Normalmente, a dextrose é administrada por via intravenosa junto com outros tipos de medicamentos para aumentar os níveis de açúcar no sangue em alguém que tem hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue). Os fluidos para infusão de dextrose também podem ser administrados a pessoas com hipercalemia ou condições em que os níveis de potássio no corpo são elevados. A dextrose não pode ser administrada a pessoas com certas condições médicas. Isso ocorre porque a dextrose pode aumentar os níveis de açúcar no sangue e o acúmulo de líquidos nos pulmões.

2. Fluido de infusão coloidal

Além dos cristaloides, outros tipos de fluidos intravenosos são coloides. Os fluidos de infusão coloidal têm moléculas mais pesadas, por isso permanecem nos vasos sanguíneos por um longo tempo antes de se espalharem para outras áreas do corpo. Os fluidos de infusão coloidal são administrados a pacientes criticamente enfermos, pacientes submetidos a cirurgia, pacientes que necessitam de transfusão de sangue e pacientes em terapia para doenças renais, usando ou não uma máquina de diálise. Os coloides possuem três outros tipos de fluidos de infusão, a saber:
  • Albumina
Os fluidos de albumina IV geralmente são administrados a pacientes que perderam muito sangue devido a acidentes, queimaduras graves e outras condições. A albumina também é administrada a pacientes que apresentam níveis baixos de albumina devido à cirurgia e diálise ou têm infecções estomacais, insuficiência renal, pancreatite ou cirurgia. desviar coração e distúrbios dos ovários causados ​​por medicamentos para a fertilidade.
  • Dextran
Dextran é um tipo de líquido coloidal que contém um polímero de glicose. Dextran pode ser usado para reverter a perda de sangue pós-operatória e os sintomas de hipovolemia devido à desidratação e para prevenir o tromboembolismo pós-operatório.
  • Gelatina
A gelatina é um tipo de fluido de infusão colóide que contém proteína animal. Esse tipo de líquido é administrado se o paciente perder muito sangue até que os sintomas de hipovolemia melhorem gradualmente.

Sinais de que você está recebendo muito ou pouco fluido IV

Ao receber um tratamento que exija uma injeção intravenosa, há uma série de coisas importantes a reconhecer, como os sinais que aparecem quando você está com pouco fluido intravenoso para obter fluidos em excesso. Estes sinais ou sintomas o ajudarão a monitorar e saber o tratamento que está sendo realizado, bem como a evitar que coisas indesejadas aconteçam. Citado de Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados, aqui estão os sinais que você deve reconhecer. Sinais que podem significar que você está desidratado
  • Sentindo sede.
  • Você não urina muito, e sua urina é de cor escura e tem um cheiro forte.
  • Boca seca ou pegajosa, língua revestida ('cabeluda'), lábios rachados.
  • Sensação de tontura, especialmente quando em pé.
Sinais que podem significar que você está com excesso de fluidos
  • Urinar muito.
  • Ofegante, especialmente quando você está deitado.
  • Inchaço, especialmente ao redor do rosto e tornozelos. Isso pode ser sério, portanto, se você acha que há um problema, informe o seu médico ou enfermeiro imediatamente.
Sintomas se você tiver o equilíbrio de fluidos errado
  • Sensação de cansaço ou sono.
  • Dor de cabeça.
  • convulsões.

Efeitos colaterais de fluidos intravenosos

Todos os fluidos intravenosos administrados podem certamente causar efeitos colaterais. Ligue para o seu médico ou procure ajuda médica se você encontrar algum efeito colateral que o incomode ou não desapareça devido ao uso de fluidos intravenosos, como os seguintes:
  • Irritação no ponto de injeção
  • Inchaço no ponto de injeção
  • Dor no local da injeção
[[artigos relacionados]] Os fluidos intravenosos não devem ser administrados aleatoriamente. Seu uso também deve ser feito sob a supervisão de um médico. Portanto, a seleção do tipo de fluido de infusão precisa ser ajustada às condições do paciente e às considerações do seu médico.