Estágio completo de crescimento dos dentes da criança e como cuidar dele

Esperar que os dentes de leite do bebê cresçam pela primeira vez é emocionante e estressante para os pais. O motivo é que não são poucos os pais que consideram o crescimento dos dentes dos filhos uma das referências para o crescimento e o desenvolvimento do filho. No entanto, há uma coisa que os pais não devem esquecer. O crescimento dos dentes de cada criança pode ser diferente um do outro. É por isso que a ordem de crescimento dos dentes de leite do bebê geralmente é dada na forma de uma faixa etária e não apenas de uma idade específica. Portanto, os pais não precisam se preocupar muito se os dentes de seus filhos crescerem um pouco mais devagar do que outras crianças da mesma idade. Contanto que você entenda mais sobre a dentição de seu filho, poderá ajudá-lo a ter dentes saudáveis.

O crescimento dos dentes de uma criança começa no útero

Na verdade, muitas pessoas não sabem se o crescimento dos dentes das crianças realmente começou desde que o bebê ainda estava no útero. Esse é um dos motivos pelos quais as mães precisam comer alimentos nutritivos durante a gravidez. A ingestão para a mãe, com cálcio, fósforo, vitamina C e vitamina D suficientes, ajudará no crescimento de células de dentes de bebê saudáveis ​​durante o útero. As gestantes também precisam evitar o uso de certos medicamentos, como os antibióticos tetraciclinas, para evitar que os dentes fiquem castanhos ou até pretos, mais tarde nas crianças. O crescimento dos dentes durante o útero não faz necessariamente com que o feto tenha dentes que saem das gengivas. O crescimento referido aqui é o estágio inicial de crescimento, quando os minerais, células e outras substâncias começam a se preparar para formar os germes dentários. Este processo começa quando o útero tem 6 semanas. Então, quando a idade gestacional entra no terceiro e quarto mês, o tecido duro que mais tarde se tornará a camada externa do dente, começa a se formar. Ao nascer, os bebês têm dez dentes de leite sob a gengiva. Mais tarde, quando o bebê estiver com cerca de 6 meses de idade, os dentes de leite surgirão da gengiva, pela primeira vez. Então, quantos dentes de criança?

Ordem de crescimento dos dentes de leite

O número de dentes em crianças difere dos adultos. Em adultos, o número de dentes completos em uma cavidade oral é 32. Já nas crianças, o número total de dentes de leite é menor. O número de dentes em crianças é de 20 dentes de leite, cujo crescimento ocorre gradualmente. O número de dentes nesta criança consiste em dez dentes na mandíbula superior e inferior. Em vez de esperar na ignorância e esperar que aqueles 20 dentes cresçam, seria muito mais tranquilo se, como pai, você já soubesse a ordem em que os dentes de leite crescem desde o início. A seguir está a ordem de acordo com a idade dos dentes do bebê.
  1. Os incisivos médios inferiores: cresce na idade de 6 a 10 meses
  2. Incisivos médios superiores: cresce na idade de 8-12 meses
  3. Incisivos laterais superiores: crescer na idade de 9-13 meses
  4. Incisivos inferiores: crescer na idade de 10-16 meses
  5. Primeiros molares superiores: crescer na idade de 13-19 meses
  6. Primeiros molares inferiores: crescer na idade de 14-18 meses
  7. Dentes caninos superiores: crescer na idade de 16-22 meses
  8. Caninos inferiores: crescer na idade de 17-23 meses
  9. Segundos molares inferiores: crescer na idade de 23-31 meses
  10. Segundos molares superiores: crescer na idade de 25-33 meses
Depois que os dentes de leite crescerem, a criança usará até os 6 anos de idade. Então, depois disso, os dentes de leite cairão e começarão a ser substituídos por dentes permanentes. A seguir está a ordem de perda dos dentes de leite, com base na idade da criança.
  • Idade 6 a 7 anos: incisivos médios superiores e inferiores
  • Idade 7 a 8 anos: incisivos superiores e inferiores
  • De 9 a 11 anos: primeiros molares superiores e inferiores
  • Idades 9-12 anos: dentes caninos inferiores
  • 10-12 anos: caninos superiores, segundos molares superiores e inferiores.
Às vezes, depois que os dentes de leite de uma criança caem, os dentes permanentes não crescem imediatamente. Essa condição geralmente é causada por não haver espaço suficiente para os dentes crescerem. Isso ocorre porque os dentes permanentes são maiores do que os dentes de leite. Além disso, a causa do envelhecimento dos dentes de uma criança também pode ocorrer porque os dentes estão voltados para a direção errada, os dentes estão presos na gengiva (implicações nos dentes), a criança está desnutrida ou tem certas condições médicas.

Como manter os dentes do seu filho saudáveis

Depois de saber a sequência de crescimento e a quantidade de dentes das crianças, você também precisa entender como manter a saúde dos dentes das crianças. A saúde bucal das crianças pode ser cuidada desde cedo, mesmo que os dentes de leite ainda não tenham crescido. Quando os dentes do bebê não cresceram, as gengivas também precisam ser limpas para remover as bactérias nocivas. Para limpar a gengiva do seu filho, você pode usar um pano macio umedecido com água. Passe suavemente sobre as gengivas. Faça isso todos os dias. Você também pode fazer isso, junto com a hora do banho do bebê. Além disso, existem várias outras maneiras de manter os dentes de leite de seu bebê saudáveis, como as seguintes.
  • Limpe os dentes do seu filho escovando-os com uma escova de dentes especial para crianças e um pouco de pasta de dente, duas vezes ao dia. Dê pasta de dente apenas do tamanho de um grão de arroz para crianças de 0 a 3 anos. Para crianças com mais de 3 anos, dê uma quantidade do tamanho de uma ervilha de pasta de dente.
  • Use creme dental que contenha flúor, para prevenir cáries.
  • Quando os dentes da criança começarem a crescer muito e a se tocarem, crie o hábito de começar a limpar entre os dentes com fio dental lentamente.
  • Não se acostume com a criança adormecer enquanto bebe leite, pois as bactérias deixadas durante o sono podem causar cáries nos dentes das crianças, principalmente nos dentes da frente.
  • Quando seu filho tiver 2 anos, comece a ensiná-lo a cuspir ou cuspir pasta de dente ao escovar. Nessa idade, as crianças não devem receber água para enxaguar, pois há risco de engolir.
  • Limite o consumo de alimentos açucarados e pegajosos, pois ambos podem danificar os dentes.
  • Comece a levar seu filho ao dentista assim que seus dentes de leite começarem a crescer pela primeira vez, e antes que ele complete 1 ano de idade.

Usando a pasta de dente certa para crianças

Além das coisas acima, manter a saúde dos dentes de seu filho também pode ser feito com o creme dental adequado. Escolher o creme dental certo para crianças não apenas manterá os dentes saudáveis ​​e evitará cáries, mas também manterá a saúde bucal, como o creme dental infantil PUREKIDS O creme dental infantil PUREKIDS é um creme dental infantil com uma fórmula sem SLS e grau alimentício, então está tudo bem se engolido acidentalmente. a pasta de dentes contém xilitol da árvore de faia finlandesa que ajuda a prevenir cáries nos dentes e também cria um sabor doce natural que seu filho vai adorar quando escovar os dentes. Além disso, o creme dental infantil PUREKIDS também não contém detergente SLS. Ingredientes que também são freqüentemente encontrados em pastas de dente podem causar irritação na boca, diminuir a solubilidade da saliva para diminuir a sensibilidade ao sabor se usados ​​excessivamente. Graças à sua fórmula segura (sem conteúdo SLS) e ao sabor menos doce, a pasta de dentes PUREKIDS é perfeita para crianças que não conseguem ou estão aprendendo a enxaguar a boca. Isso é o que torna o creme dental Pure Kids a solução certa para manter os dentes do seu filho saudáveis. [[artigo relacionado]] Os pais precisam se lembrar de que os dentes de leite também estão sob risco de vários distúrbios, como cáries e gengivas inchadas. Na verdade, as cáries podem aparecer assim que os dentes do bebê crescem, se as bactérias que as causam não forem limpas regularmente. Dê um bom exemplo para o seu filho, escovando os dentes com ele, depois do café da manhã e antes de ir para a cama. Construir hábitos saudáveis ​​desde tenra idade não ajudará apenas a crescer os dentes do seu filho, mas também o seu crescimento geral.