O interior da vagina e seu papel na reprodução feminina

A vagina é um órgão genital feminino de compreensão bastante complexa. Conhecer e compreender a anatomia da vagina pode ajudá-la a antecipar vários problemas sexuais que podem ocorrer. Além de reconhecer o exterior da vagina, compreender o interior desse órgão íntimo não é menos importante. Quais são as partes da vagina e seu papel no sistema reprodutor feminino?

O interior da vagina

Antes de discutir o interior da vagina, você precisa saber que a vagina é um órgão genital feminino na forma de um canal elástico com um revestimento macio e flexível. Este canal conecta o colo do útero (colo do útero) com a parte externa do corpo (vulva). A vagina em si tem uma forma complexa e partes consistindo em uma vagina externa e uma interna. Todos eles têm seus respectivos papéis na vida sexual e no processo reprodutivo. A parte externa da vagina consiste na vulva, monte púbico, lábios, clitóris, uretra e períneo. Enquanto isso, o formato do interior da vagina não é menos complexo, consistindo de ovários, trompas de falópio, útero, colo do útero, fórnice e hímen. Os ovários são parte da vagina

1. Ovários

Cada mulher tem um par de ovários localizados à direita e à esquerda da pelve ou em ambos os lados do útero. Os ovários, também conhecidos como ovários, estão conectados ao útero através das trompas de falópio. O ovário tem forma oval, com comprimento de 3 cm, largura de 2 cm, espessura de 1 cm e peso de cerca de 12-15 kg. Esse tamanho pode variar durante o ciclo menstrual e durante a gravidez. Os ovários funcionam para produzir óvulos ou óvulos pelo menos todos os meses para o processo de fertilização. No entanto, se a fertilização não ocorrer, essas células se transformarão em menstruação ou menstruação. Outra função dos ovários é a produção de hormonas sexuais, nomeadamente o estrogénio e a progesterona, importantes no ciclo menstrual e na gravidez.

2. Trompa de Falópio

A trompa de Falópio é a parte em forma de tubo da vagina localizada na cavidade abdominal. Este canal conecta o ovário direito com o útero e o ovário esquerdo com o útero. A função da trompa de Falópio é ajudar o óvulo a viajar do ovário até o útero. Após a liberação pelo ovário ou comumente chamada de ovulação, o óvulo se moverá em direção à trompa de Falópio e permanecerá temporariamente por cerca de 24 horas, aguardando a fertilização do esperma. Depois de encontrar o esperma, o óvulo fertilizado ficará por 3-4 dias na trompa de Falópio antes de finalmente ir para o útero. Mas se a fertilização não ocorrer, o óvulo se moverá em direção ao útero e se desprenderá junto com as células da parede uterina. Este evento é conhecido como menstruação ou menstruação.

3. Útero

Útero, ou comumente chamado de útero, é um órgão reprodutor feminino que tem a forma de uma pequena pêra quando não está grávida. O útero está localizado na parte inferior do abdômen, entre a bexiga e o reto. No processo de gravidez, o tamanho do útero continuará a se expandir para acomodar o feto. O útero também pode se contrair, empurrando o bebê para baixo através do colo do útero e para dentro da vagina durante o trabalho de parto.

4. Colo do útero

O colo uterino ou colo uterino é cilíndrico ou semelhante a um donut com uma pequena abertura no meio. Este orifício serve para expelir o sangue durante a menstruação e a entrada do esperma. O colo do útero é o que conecta a vagina ao útero. O colo do útero pode ser totalmente aberto para permitir que o bebê passe pela vagina durante o parto.

5. Forniks

O fórnice é o interior da vagina que ainda faz parte do colo do útero e é uma cavidade na extremidade superior da vagina. Esta parte da vagina consiste em quatro partes, a saber, a anterior, a posterior e duas partes laterais que circundam o colo do útero.

6. Hímen

Hímen ou hímen é uma membrana de tecido que cobre parcialmente a abertura vaginal. Existem muitas variações da forma do hímen. Mas os mais comuns são geralmente em forma de lua crescente. É possível que esse hímen se perca após uma relação sexual, masturbação, exame pélvico, doença ou como resultado de lesão e exercício físico excessivo. [[Artigo relacionado]]

A importância de compreender o interior da vagina

Cuidado com os distúrbios do interior da vagina A vagina com suas partes é uma parte complexa da genitália feminina e desempenha um papel importante no processo reprodutivo. Ao compreender o interior da vagina e sua função, você pode reconhecer e ficar alerta para alterações ou sintomas que podem indicar uma doença. Não se esqueça de manter sempre a limpeza e saúde da vagina, e consulte regularmente o seu médico. Se você tiver dúvidas sobre o interior de sua vagina ou outros problemas de saúde, você pode consulte um médico diretamente através do aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe o aplicativo em App Store e Google Play agora!