Reconheça os sintomas do câncer de pele que podem atacar o rosto

Um dos tipos mais comuns de câncer é o câncer de pele. É por isso que é importante conhecer os primeiros sintomas do câncer de pele facial. Quanto mais cedo for detectado, maior será a probabilidade de cura. Existem regras do ABCDE que podem ser utilizadas para detectar sintomas de câncer de pele facial, que vão desde "Assimetria", "Borda", "Cor", "Diâmetro" e "Evolução". Quando houver uma formação estranha na pele e causar dor, não demore a consultar um especialista. [[Artigo relacionado]]

Sintomas de câncer de pele facial

O câncer de pele ocorre quando há um crescimento anormal de células da pele. A principal causa é principalmente a exposição ao sol. De acordo com a Fundação do Câncer de Pele, alguns dos sintomas do câncer de pele facial são:
  • O crescimento de manchas ou áreas que parecem feridas
  • Áreas da pele com cores diferentes, como marcas de nascença existentes, ficam maiores
  • Um caroço côncavo no meio, vasos sanguíneos visíveis se espalhando ao seu redor
  • Feridas que não cicatrizam ou causam coceira e pus
  • Gânglios linfáticos inchados
  • Ferida áspera e vermelha que sangra facilmente
É por isso que uma pessoa deve verificar toda a sua pele, do topo da cabeça aos dedos dos pés, regularmente. Além disso, não é apenas o câncer de pele facial que pode ser detectado facilmente. É possível que o câncer de pele também cresça em outras áreas que não são visíveis.

Regra ABCDE detecta câncer de pele

De acordo com a American Cancer Society, existe uma regra "ABCDE" para detectar câncer de pele, incluindo câncer de pele facial. Antes de ir ao médico, a detecção precoce também pode ser feita isoladamente, pelo menos uma vez por mês. Com o auxílio de um copo, tente detectar a presença ou ausência de câncer de pele com a fórmula “ABCDE”, a saber:
  • A - Assimetria (assimétrica)

    A forma de caroços ou pele mais escura com formato irregular

  • B - Borda

    As bordas são irregulares, tendem a não ter limites claros, com uma textura áspera

  • C - Cor (cor)

    Normalmente, o câncer de pele tem uma cor que nem sempre é a mesma. Existem tons de marrom ou preto. Às vezes, lesões rosa, vermelhas, brancas ou azuladas também podem aparecer.

  • D - Diâmetro

    Embora os melanomas possam ser menores, às vezes o diâmetro que pode ser um sintoma de câncer de pele é maior do que uma polegada ou 0,6 centímetros.

  • E - em evolução

    Esses caroços crescentes podem mudar em termos de tamanho, forma ou cor

Câncer em áreas expostas ao sol

Os sintomas do câncer de pele, especialmente o câncer de pele facial, serão observados em áreas expostas ao sol, como rosto, lábios, orelhas, pescoço, mãos, couro cabeludo e pés. Alguns tipos de câncer de pele incluem:
  • Carcinoma de células escamosas

Normalmente, esse tipo de câncer de pele também ocorre em áreas expostas ao sol, como rosto, orelhas e mãos. Squamous está localizado sob a pele mais externa dos humanos. Pessoas com tons de pele mais escuros geralmente desenvolvem carcinoma de células escamosas em áreas que nem mesmo estão expostas ao sol. Suas características são protuberâncias ou glândulas vermelhas a lesões planas com uma textura irregular.
  • Carcinoma basocelular

Geralmente ocorre em áreas expostas ao sol, como rosto e pescoço. As células basais estão abaixo das células escamosas. Sua função é produzir novas células da pele. Assim como os sintomas do câncer de pele mencionados acima, a marca registrada do carcinoma basocelular é um caroço ou ferida marrom. Além disso, feridas que não cicatrizam e sangram com facilidade também são um sinal.
  • Melanoma

Ao contrário dos dois tipos anteriores de câncer de pele, o melanoma pode ocorrer em qualquer lugar. Nos homens, o melanoma geralmente aparece na face. Enquanto isso, para as mulheres, o melanoma costuma ser encontrado nas pernas. Até o melanoma pode ocorrer em áreas não expostas ao sol. Em pessoas com pele escura, o melanoma geralmente aparece nas palmas das mãos, solas dos pés ou sob os dedos. A cor tende a ser mais escura e marrom. Além disso, as lesões podem mudar de cor, tamanho ou sangramento. Freqüentemente, outro sintoma são lesões doloridas e coceira.

Quão perigosa é a luz ultravioleta?

Lendo alguns dos sintomas e descrições do câncer de pele facial acima, um dos fatores de risco frequentemente mencionados é a exposição ao sol. Naturalmente, surge a pergunta: a luz ultravioleta é tão perigosa? Pessoas que passam muito tempo ao sol correm o risco de desenvolver câncer de pele facial, especialmente se não protegerem a pele com filtro solar ou roupas adequadas. Além disso, as pessoas que vivem em países com climas tropicais também estão expostas a mais luz solar do que aquelas que vivem em climas mais frios. Isso significa que a exposição à radiação ultravioleta é maior. Então, como antecipar isso? Aqui estão algumas dicas:
  • Evite luz solar direta

Se você tiver que trabalhar ao sol, use proteção como protetor solar e roupas de proteção e chapéus. Lembre-se, o sol está muito quente pode causar queimaduras solares. Quando isso acontece, a pele pode ser danificada e aumentar o risco de desenvolver câncer de pele. A exposição solar acumulada também deve ser evitada.
  • Use protetor solar

Na verdade, o filtro solar não pode proteger uma pessoa da radiação ultravioleta como um todo, especialmente da radiação que causa o melanoma, ou seja, do ultravioleta A. No entanto, ainda é importante usar filtro solar. Use um protetor solar com FPS de no mínimo 30 e reaplique a cada 2 horas. Certifique-se de que toda a pele exposta ao sol está protegida com filtro solar.
  • Roupas de proteção

Além de protetor solar, quem faz muitas atividades ao sol também precisa de roupas que protejam dos raios ultravioleta. Além disso, certifique-se de usar roupas que protejam suas mãos, pés e um chapéu para proteger a área da cabeça. Não é menos importante, é verificar regularmente o estado da pele. Fique atento para novas lesões ou caroços, ou alterações em lesões pré-existentes, como marcas de nascença.