Você já sentiu suas pernas ficarem fracas de repente? Você não deve subestimá-lo porque essa condição pode indicar certos problemas de saúde. Não raro, você também tem dificuldade para ficar de pé ou andar porque suas pernas parecem fracas. Pernas fracas nem sempre são causadas pela força ou pela frequência com que você usa os pés em atividades. Embora às vezes possa ter um efeito, existem várias outras causas de pernas fracas das quais você deve estar ciente.
Causas de pernas fracas
As causas de pernas fracas podem variar, desde problemas menores, como dores musculares, até condições que precisam ser vigiadas, como sintomas de um derrame.
1. Dor muscular de início retardado (DOMS)
A DMIT pode causar pernas fracas. A DMIT é uma dor muscular que geralmente ocorre cerca de 1-2 dias após o início de uma nova rotina de exercícios, alterando sua rotina normal de exercícios ou aumentando a duração ou intensidade do exercício. Além da dor, essa condição também pode causar fraqueza temporária nas pernas.
2. Sintomas de um derrame
Um derrame ocorre quando o suprimento de sangue ao cérebro é interrompido, causando o rompimento de um vaso sanguíneo no cérebro. O cérebro eventualmente começa a perder oxigênio e nutrientes, causando perda de células e funções cerebrais. Essa condição pode fazer com que o rosto, os braços ou as pernas fiquem flácidos repentinamente. Você também pode perder o equilíbrio e ter dificuldade para ficar em pé ou andar. Outros sintomas de derrame que você pode sentir incluem forte dor de cabeça, dificuldade para falar, confusão repentina e queda de um lado do rosto.
3. Esclerose múltipla (EM)
A próxima causa de pernas fracas é a esclerose múltipla (EM). Esta é uma doença autoimune do sistema nervoso central que pode causar vários sintomas, incluindo fraqueza ou dormência nas pernas, dificuldade para andar, tremores, dor aguda e crônica e distúrbios visuais. Os sintomas da EM podem reaparecer a qualquer momento ou até piorar.
4. Ciática
A ciática pode se irradiar para as pernas A ciática é uma dor na região lombar que pode irradiar para os quadris, nádegas e pernas. Essa condição geralmente afeta um lado do corpo como resultado de um nervo comprimido na parte inferior das costas. A dor varia de maçante a aguda. Além disso, também pode piorar quando você fica sentado por muito tempo ou espirra. A ciática também pode fazer com que as pernas fiquem repentinamente fracas ou dormentes.
5. Neuropatia periférica
Neuropatia periférica é uma lesão nervosa do sistema nervoso periférico. Essa condição pode resultar de lesão, infecção e uma série de outras condições, incluindo diabetes e hipotireoidismo. Os sintomas da neuropatia periférica geralmente começam com dormência ou formigamento nas pernas e se espalham para outras partes do corpo. Além disso, você também pode sentir fraqueza nas pernas, dor que piora à noite, sensação de queimação ou congelamento, dor como sendo eletrocutado e dificuldade para andar.
6. Trauma no pé
Lesões traumáticas nas pernas ou na área pélvica podem causar danos aos músculos, nervos ou articulações, deixando as pernas fracas e impotentes. Essa condição pode ser causada por um impacto muito forte. Se você tiver uma lesão grave na perna ou no quadril, geralmente sentirá dor. No entanto, se sua coluna ou medula espinhal estiverem gravemente danificadas, você pode não sentir dor normalmente.
7. Esclerose Lateral Amiotrófica (ALS)
Uma das causas mais raras de pernas moles é:
esclerose lateral amiotrófica (ALS). ALS é uma condição na qual os neurônios motores que controlam o movimento muscular voluntário são danificados e param de funcionar, causando vários problemas. Os sintomas aparecem gradualmente e podem variar, incluindo fraqueza nos músculos da perna ou do braço, rigidez muscular, espasmos musculares, dificuldade para falar ou engolir e tropeçar ou cair de objetos com frequência.
8. Síndrome de Guillain Barré.
A síndrome de Guillain Barre é uma condição neurológica rara que ocorre quando o sistema imunológico ataca parte do sistema nervoso do corpo. O principal sintoma dessa síndrome é a fraqueza em ambos os lados do corpo, como pernas ou braços. Você também pode sentir dor ou formigamento nas pernas, pressão arterial ou batimento cardíaco anormais, dificuldade para andar e dificuldade para falar ou mastigar. Os sintomas podem durar horas, dias ou semanas. [[Artigo relacionado]]
Como lidar com pernas fracas
Se você sentir as pernas fracas, consulte imediatamente um médico para obter o tratamento adequado. Seu médico fará testes para determinar a causa subjacente de sua condição. O tratamento será baseado na causa. Por exemplo, se suas pernas fracas são causadas por DOMS, então você deve descansar o suficiente, aplicar gelo nos pés ou tomar analgésicos de venda livre. Enquanto isso, se a causa da fraqueza nas pernas for desencadeada por ciática, você pode se submeter a vários tratamentos, como fisioterapia, antiinflamatórios ou drogas injetáveis na área afetada. Se sua condição não melhorar ou piorar, consulte um médico imediatamente. Quer discutir mais sobre pernas fracas?
pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em
App Store e Google Play .