A maneira correta de cortar as unhas deve ser feita para evitar várias infecções, como infecções fúngicas e unhas encravadas. Especialistas em saúde dizem que as unhas são ideais e bem cuidadas se parecerem limpas ou sem sujeira visível. Quanto mais compridas as unhas, maior a probabilidade de abrigar poeira ou bactérias e espalhar certas doenças, como vermes.
Como cortar as unhas corretamente para mantê-las limpas
Cortar as unhas pode ser uma atividade trivial e geralmente feito de forma descuidada. Na verdade, a maneira correta de cortar as unhas deve ser feita com cuidado para não causar problemas, como o formato ruim das unhas até que apareça uma infecção.
agora Para que essa condição não ocorra, veja como fazer o corte adequado das unhas de acordo com as recomendações da American Academy of Dermatology.
1. Suavizar as unhas
Amoleça suas unhas mergulhando-as em uma tigela de água morna. Uma das melhores maneiras de aparar as unhas é amaciá-las primeiro. As unhas secas ou não amolecidas tendem a ser mais fortes e podem causar feridas após serem cortadas. Portanto, você pode aproveitar ao máximo para aparar as unhas após o banho, para que elas fiquem macias. Se não fizer isso depois do banho, você pode mergulhar as unhas em uma bacia ou recipiente com água morna por alguns minutos para deixá-las macias ao aparar. Unhas amolecedoras também precisam ser usadas para aquelas com unhas grossas, para que sejam mais fáceis de cortar.
2. Use as ferramentas certas
O corte adequado das unhas também requer atenção ao uso de ferramentas, ou, neste caso, do cortador de unhas utilizado. Certifique-se de cortar as unhas com um cortador de unhas, não uma lâmina, faca ou outra ferramenta inadequadamente afiada. Para garantir a limpeza do cortador de unhas que deseja usar, é melhor limpá-lo ou mergulhá-lo em álcool isopropílico 70-90 por cento. Em seguida, esfregue a área do cortador de unhas usando uma escova cortadora de unhas ou uma escova de dentes não utilizada. Após o uso, enxágue o cortador de unhas com água quente e seque com uma toalha limpa antes de colocá-lo de volta no lugar.
3. Corte reto
Cortar as unhas na direção certa pode prevenir a infecção das unhas. A maneira recomendada de cortar as unhas é cortá-las na direção certa. Assim, a forma do corte na ponta da unha ficará quadrada, não oval ou curva. Cortar as unhas em linha reta pode prevenir infecções nas unhas. Além disso, esta forma correta de cortar as unhas pode evitar a formação de arcos muito profundos nas pontas das unhas, que são mais propensos a desencadear as unhas encravadas. Isso também se aplica ao aparar as unhas dos pés. Como cortar as unhas dos pés deve ser em uma direção direta para evitar a possibilidade de unhas encravadas.
4. Suavize-o com uma lima
Após a maneira correta de cortar as unhas, você pode continuar com esta etapa de tratar as unhas com uma lima para que as pontas das unhas fiquem mais macias. Faça a lima de unha com um movimento unidirecional (não para frente e para trás), ou seja, da base da unha até a ponta em uma direção para que as unhas não se tornem quebradiças. Lixar as unhas em uma direção e não aplicar muita pressão pode evitar o desbaste e descamação das unhas.
5. Não corte suas cutículas
A cutícula é uma camada fina e branca de pele morta que envolve as laterais das unhas dos pés e dos pés. Se você faz manicure e pedicure em um salão de beleza, alguns terapeutas podem cortar as cutículas das unhas para deixá-las mais limpas, bonitas e mais longas. No entanto, vários dermatologistas concordam que as cutículas das unhas não precisam ser cortadas ou removido. O motivo é que cortar a cutícula da unha pode realmente aumentar o risco de problemas de saúde, infecções bacterianas que levam ao aparecimento de unhas encravadas em fungos nas unhas. Além disso, a remoção da cutícula da unha tornará a unha mais suscetível a infecções, pois serve como uma proteção para a unha de germes ou bactérias que penetram na pele. Cortar as cutículas também pode inibir o crescimento das unhas, causando rugas e manchas ou linhas brancas nas unhas.
6. Use um hidratante
Se você fez a maneira correta de aparar as unhas e a superfície delas parece seca e rachada, aplique hidratante a seguir.
Leia também: Como cuidar das unhas para mantê-las limpas e bonitas Se, durante o método de aparar as unhas, você acidentalmente ferir a pele ao redor e sangrar, pressione imediatamente a área com um cotonete limpo até que o sangramento pare. Em seguida, limpe a área da pele ao redor da unha ferida com sabão e água corrente. Em seguida, cubra a área com gaze esterilizada. No entanto, não cubra a área completamente com gaze esterilizada, pois isso pode diminuir o fluxo sanguíneo para o dedo e causar lesões
O perigo que ocorre quando se usa a maneira errada de cortar as unhas
Se for feito o corte correto das unhas, a limpeza e a aparência das unhas serão mantidas. Porém, se a maneira de cortar as unhas for feita de maneira descuidada, podem ocorrer várias doenças ungueais, tais como:
1. Nódulos de unha (unha)
Os nós das unhas são a pele ao redor das unhas que parece rasgada ou descolada. Problemas nas unhas geralmente ocorrem nos dedos, mas não descarta a possibilidade de aparecerem na área das unhas. Embora não seja um problema comum de unha,
unha pode se tornar uma infecção quando exposto a bactérias ou fungos. Os nódulos ungueais com infecção tardia são caracterizados pelo aparecimento de inchaço, vermelhidão e dor. Essa condição geralmente desaparece por conta própria em uma semana. No entanto, se não houver alterações depois disso, você deve verificar sua condição com um dermatologista.
2. Unhas encravadas (unha encravada)
Unhas encravadas podem ocorrer quando a maneira de aparar as unhas é feita de maneira incorreta. Essa condição geralmente ocorre no dedão do pé e é caracterizada por uma unha encravada e dor ao redor da própria unha. Quando
unha encravada Uma vez infectada, a área afetada da unha também pode ficar inchada, vermelha, com secreção de pus e causar arrepios. A maneira de lidar com isso de forma independente em casa é mergulhar as unhas em uma bacia ou recipiente com água morna. Se necessário, você pode consultar imediatamente um dermatologista para que a unha torta seja removida e obter a receita de uma pomada antibiótica. [[artigos relacionados]] Como cortar as unhas corretamente pode realmente ser feito de forma independente em casa. Ao aplicar a maneira correta de cortar as unhas acima, você definitivamente evitará vários problemas com as unhas. Se você tiver alguns problemas com as unhas depois de aplicar como cortá-las, consulte imediatamente o dermatologista mais próximo. Você também pode
consulte um médico por meio do aplicativo de saúde da família SehatQ para saber mais sobre problemas com as unhas e como cortar as unhas dos pés e das mãos corretamente. Baixe agora o aplicativo via
App Store e Google Play .