Causas de caroços nas gengivas e como tratá-los

Nódulos nas gengivas podem aparecer devido a vários fatores desencadeantes, que vão desde mucoceles, abcessos, cistos e sintomas de câncer oral. Dependendo da causa, o caroço pode ou não ser doloroso. Portanto, a forma de tratar será diferente.

Protuberância nas gengivas, mas não dói, é por isso

O aparecimento de um caroço na gengiva, mas não doloroso, não é necessariamente um sinal de que você está bem. Embora algumas das condições que a causam não sejam perigosas, algumas delas podem ser um sinal de distúrbios na cavidade oral que devem ser tratados imediatamente.

1. Mucocele

As mucoceles são um tipo de cisto que pode crescer em várias partes da cavidade oral, incluindo as gengivas. Nódulos nas gengivas causados ​​por mucoceles são indolores, sensíveis e se movem ao toque. A cor do caroço é geralmente a mesma do tecido gengival circundante. Esta condição não é perigosa e surge devido a um bloqueio nas glândulas salivares.

Como tratar mucoceles:

Nódulos nas gengivas causados ​​por mucoceles podem cicatrizar por conta própria, sem tratamento. No entanto, essa condição pode se repetir e aparecer em um tamanho maior. Quando isso acontecer, o dentista fará uma pequena cirurgia para removê-lo.

2. Granuloma piogênico

Os granulomas piogênicos são caroços nas gengivas que são de cor vermelho-púrpura e não causam dor. Embora a causa da emergência ainda não esteja clara, as colisões e traumas físicos são suspeitos de serem os principais desencadeadores. No entanto, algumas mulheres também relatam experimentá-lo durante a gravidez. Portanto, também é possível que o aparecimento desses caroços esteja relacionado a alterações hormonais.

Como tratar o granuloma piogênico:

Não existem medidas especiais a serem tomadas pelo médico para tratar esta condição. Se o nódulo começar a incomodar por ser grande o suficiente, o dentista pode realizar a remoção cirúrgica do granuloma. Leia também: Conheça os tipos de doenças da língua que são raramente conhecidas

3. Fibromas

Fibromas são caroços nas gengivas que aparecem devido ao crescimento de tecido gengival excessivo. Essa condição geralmente ocorre quando as gengivas atingem ou sofrem um ferimento ou atrito. Normalmente, os fibromas aparecem em pessoas que usam dentaduras, mas não se encaixam corretamente. Esses caroços também podem aparecer quando você acidentalmente atinge as gengivas com a parte dura da escova de dentes. Além das gengivas, os fibromas também podem aparecer na parte interna das bochechas, na lateral da língua e na parte interna dos lábios. Este caroço na gengiva é indolor.

Como tratar fibromas:

Se o fibroma ocorre devido ao uso de próteses que não se encaixam bem, o médico irá reparar as próteses para que não lesem mais os tecidos da cavidade oral. Se o fibroma que aparece for grande o suficiente, o médico também pode realizar a remoção cirúrgica.

4. Toro

Nódulos nas gengivas que não são dolorosos também podem ser causados ​​pelo toro. Um toro é um crescimento excessivo de osso que geralmente ocorre no céu da boca ou no assoalho da boca. Às vezes, o toro também pode aparecer na parte frontal das gengivas. Esses caroços são inofensivos e indolores. No entanto, em alguns casos, o toro fica tão grande que se torna protuberante e interfere na pronúncia.

Como tratar o toro:

Na verdade, o toro não é uma condição que precise ser tratada. No entanto, se a sua presença o incomodar, um dentista especializado em cirurgia oral pode realizar a cirurgia para retirar o toro. Leia também: A maneira errada de escovar os dentes pode desencadear doenças, esta é a maneira certa

Nódulos dolorosos na gengiva

Alguns caroços nas gengivas também podem ser doloridos, a ponto de interferir nas atividades diárias. Aqui estão as causas e como corrigi-las que você precisa saber.

1. Abscesso

Um abscesso é um caroço na gengiva causado por uma infecção bacteriana. Geralmente, os abcessos aparecem quando há cavidades graves que não são tratadas imediatamente ou quando a higiene oral é muito deficiente, com aumento de tártaro. Nódulo devido a um abscesso, tem consistência macia e é quente ao toque. O abcesso dentário e o abscesso gengival podem causar caroços nas gengivas e latejar muito. Em abscessos muito grandes, o inchaço pode se estender para as bochechas e mandíbula. A dor que aparece também corre o risco de se espalhar para as orelhas e pescoço.

Como tratar um abscesso:

Para tratar um abscesso, o médico realizará um procedimento denominado drenagem. A drenagem desse abscesso visa remover o pus ou pus que está no nódulo para que a infecção e a dor sentida possam ser perdidas. Após a drenagem, o dentista continuará o tratamento conforme necessário. Alguns dos tratamentos de acompanhamento que podem ser realizados incluem limpeza de tártaro, tratamento de canal radicular e extração de dente.

2. Cisto

Cistos nos dentes podem se formar quando o tecido mole dos dentes ou os nervos dos dentes morrem. Esses caroços parecem bolsas cheias de líquido e geralmente são firmes e doloridos ao toque. Se não forem tratados, os cistos nos dentes podem aumentar e danificar os ossos que sustentam os dentes, conhecidos como osso alveolar. Assim, com o tempo, os dentes podem cair por conta própria.

Como tratar cistos nos dentes e gengivas:

Para tratar cistos, existem vários métodos que podem ser realizados pelo dentista, nomeadamente tratamento de canal, cirurgia ou extração dentária.

3. Sintomas de câncer da cavidade oral

Um caroço na gengiva, que é um sinal de câncer oral, geralmente tem um formato diferente dos outros caroços. Esses caroços são geralmente de forma irregular e duros, e de cor avermelhada. Além disso, sua aparência costuma ser acompanhada por dormência ao redor da boca, dor de garganta e mudanças na voz para rouca.

Como tratar caroços nas gengivas que são um sintoma de câncer:

Antes de iniciar o tratamento, o dentista examinará primeiro os sintomas potenciais de câncer no caroço. O exame é feito pelo método de biópsia e se o resultado forem células cancerosas o tratamento será feito imediatamente. O tratamento do câncer da cavidade oral não é diferente do câncer em outras partes do corpo, como quimioterapia, radioterapia ou cirurgia. [[Artigo relacionado]]

Quando os caroços nas gengivas devem ser examinados pelo dentista?

Embora nem todos os caroços nas gengivas sejam perigosos, você ainda precisa estar ciente se surgirem sintomas de outros distúrbios. Consulte imediatamente um dentista se esta condição for acompanhada por sintomas como:
  • Febre
  • Dor latejante
  • A língua se sente mal para comer
  • O hálito cheira mal
  • Saliências que não desaparecem após duas semanas e ficam piores
  • Manchas brancas ou vermelhas na cavidade oral
  • Nódulos com sangramento e dor
Para discutir mais sobre o caroço na gengiva que você está sentindo, pergunte ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora na App Store e Google Play.